segunda-feira, 27 de junho de 2022

 Feira Da Agricultura Familiar Em Senhor do Bonfim: Tomara Que Venha Logo O Outro São João Pois Já Estou com Saudade De Tudo

Os festejos juninos como todos sabem vêm de muito longe, como dizia minha vovó: "Dos tempos velhos". O fato é que antes mesmo da era cristã, os povos antigos já festavam (festa pagã) as colheitas e as farturas vindas do campo com o advento das chuvas, terra e sementes, claro com as mãos dos homens e das mulheres camponesas. Depois é que cristianismo católico introduziu as figuras dos santos, tendo como principal a de São João Batista, querendo assim aproximar as pessoas do contexto do cristianismo.

Porém, um fato inusitado que se espalhou pelo festejos no Brasil foi a figura do caipira, assim descrito por Monteiro Lobato, em seu acervo (Urupés), onde o camponês desprezado pelo poder público é tornado no estereótipo Jeca Tatu...Dentes podres, maltrapilho, morando em casebre, analfabeto e por vezes até arruaceiro depois de uns goles nas quadrilhas juninas.

O renomado escritor brasileiro teve sua obra sendo invertida literamente no todo do São João de Bonfim, em especial na 14° Feira da Agricultura Familiar promovida pelo SINTRAF, composta por gente do campo, emponderados e felizes, de sorrisos autênticos e defensores de seus espaços camponeses com suas culturas e raízes.

A Feira certamente não tem só o intuito empreendedor (importante), mas também mostrar para os turistas a qualidade de vida e suas conquistas de políticas públicas adquiridas pelas lutas coletivas.

 Artesamento, comida, frutas, mel, legumes, licor, músicas e muita competência foram encontrados no evento. Tomara que já venha o outro São João para vermos muito mais coisas, de certo o meu escritor Monteiro Lobato lá do céu juntamente com o nosso bonfinense Tito Rocha, que se despediu de nós, devem estar felizes pela qualidade de vida do nosso povo bonfinense.

Viva a Agricultura, viva Tito Rocha, Viva Monteiro lobato.

Por Juju Mangabeira























segunda-feira, 20 de junho de 2022

Em Senhor do Bonfim, Jerônimo afirma que vai combater a fome junto com Lula: “É a volta da esperança e do trabalho”.

"Eu e Lula vamos governar a Bahia e o Brasil a partir de 2023, e nós teremos uma missão: não podemos mais ver ninguém passando fome em nosso país”, afirmou Jerônimo Rodrigues, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, durante plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), na cidade de Senhor do Bonfim, neste domingo (19). O petista manifestou sua indignação e tristeza com o desgoverno do atual presidente da República.

“Eles destruíram tudo. A volta de Lula é a volta da esperança e do trabalho, é a volta do emprego, da renda”, assegurou Jerônimo, que convocou a população do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru para um “mutirão pela vida”, garantindo em outubro a vitória de Lula.

“A fome não combina com dignidade. Só quem passou por isso sabe o que eu estou falando”, disse emocionado o pré-postulante, que tem o apoio do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner. “Nós teremos essa missão especial de cuidar das nossas famílias”, disse Jerônimo sobre o time que transforma a Bahia há 16 anos.

Ao lado do pré-candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB), Jerônimo garantiu que vai trabalhar junto com Lula para retirar mais uma vez o Brasil do mapa da fome e afirmou que “o emprego tem que pautar a nossa agenda, tem que determinar nossas prioridades”.

A plenária deste domingo foi a 17ª realizada pelo time de Lula na Bahia e também foi marcada pela entrega do título de cidadão bonfinense concedido pela Câmara Municipal a Jerônimo. Para ele, a Caravana Mais Bahia proporciona uma escuta qualificada sobre as demandas da população em todo o estado.

Para a região, ele assumiu o compromisso de levar ao próximo presidente da República a demanda da duplicação da BR-324 até Capim Grosso e da BR-407 até Senhor do Bonfim, encurtando distâncias e garantindo o transporte de mercadorias.

Jerônimo também afirmou que continuará trabalhando para universalizar o acesso à água na região. “Garantiremos água tratada para a zona rural, para as barragens e vamos chamar Lula para concluir o Canal do Sertão”, disse o pré-candidato, que foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural e de Educação na gestão Rui Costa.

Em seu discurso, ele voltou a afirmar seu compromisso com a requalificação de mais rodovias estaduais e, em parceria com os consórcios municipais de infraestrutura, ampliar a pavimentação das estradas vicinais.

O movimento político ainda serviu para rearticular os município no entorno do projeto de LULA e assim a democracia se fortalece , pois muitas lideranças em vários município deixaram suas diferenças localizada para marcharem junto com LULA E JERONIMO, um exemplo clássico foi o município de Antonio Gonçalves.

Texto divulgação com adaptação e fotos Juju Mangabeira.