quinta-feira, 5 de maio de 2016

Suzane von Richthofen deixa prisão para o Dia das Mães

Suzane von Richthofen deixa prisão para o Dia das Mães
Foto: Reprodução/Record
Condenada a 39 anos por matar os pais, Suzane von Richthofen deixou na manhã desta quarta-feira (4) a Penitenciária Santa Maria, em Tremembé (SP), graças à saída temporária do Dia das Mães. De acordo com a Rede TV, a jovem conseguiu adiantar em um dia a sua saída. O defensor de Suzane, Rui Freire, explicou que a antecipação ocorreu por questões de segurança, já que a cliente é alvo de assédio. As outras detentas que têm direito ao benefício só deixarão a prisão na quinta-feira (5), a partir das 8h. Tanto elas quanto Suzane devem voltar na próxima terça-feira (10). A saída temporária especial está garantida na Lei de Execução Penal e visa a ressocialização de presos que cumprem pena em regime semiaberto ou que possuem trabalhos externos. Suzane está presa desde 2002, depois de confessar que participou do assassinato dos pais – mortos a marretadas enquanto dormiam. Esta é a segunda vez que ela deixa a unidade: na primeira, ela aproveitou a saída de Páscoa

STF analisa, nesta quinta, afastamento de Cunha da presidência da Câmara

STF analisa, nesta quinta, afastamento de Cunha da presidência da Câmara
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) informa que deve analisar nesta quinta-feira (5) o pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), do posto. O pedido foi feito à Corte pelo partido Rede (veja aqui). O argumento apresentado pelo partido na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é o de que Cunha, por ser réu em processo no STF, não pode estar na linha sucessória da Presidência da República.Caso Michel Temer (PMDB) assuma a cadeira de Dilma Rousseff, o que pode acontecer na próxima semana, Cunha se torna o primeiro na linha sucessória.

segunda-feira, 2 de maio de 2016



Paulo Machado Em Itiúba: Nossa Homenagem Especial  a Um Ilustre Visitante

A feira de Itiúba era o ponto de Paulo onde ele era visto constantemente e em especial em uma barra de comida de feira comenda sempre uma buchada de bode.

A marcante passagem de Machado em Itiúba foi a um evento político quando a câmara de Vereadores de Itiúba a época ameaçou caçar o mandato de prefeita da perfeita Cecilia e um grande ato foi organizado e Paulo participou juntamente com o povo.
Impressionante é que o mesmo não subiu ao palanque e disse  em meu ouvido, já que era eu o coordenador das falas. ‘’Vou fica aqui e falar daqui mesmo, pois é aqui que está o povo’’.

 Confesso que nuca tinha visto tamanha simplicidade. Em quanto ele discursava uma senhora conhecida como Sandra o protegia do sol escaldante com um guarda-sol, outros tiravam fotos e uma menino encantado, ao seu lado parecia que estava contando suas palavras ,o menor fitava os olhos no mestre da oratória .

Por Juju Mangabeira













BRASIL: DILMA ANUNCIA REAJUSTE DE 9% DO BOLSA FAMÍLIA E CORREÇÃO DE 5% DO IR


A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (1º), em ato promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o reajuste de 9% para os beneficiários do Programa Bolsa Família - o aumento entrará em vigor ainda em 2016. Dilma Rousseff anunciou também correção de 5% da tabela do Imposto de Renda para o próximo ano; a contratação de, no mínimo, 25 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida e a extensão da licença-paternidade de cinco para 20 dias aos funcionários públicos federais.

Bolsa Família

O governo adiou no início da tarde a entrevista coletiva de imprensa da ministra Tereza Campello para dar detalhes sobre a correção dos valores do Bolsa Família. Segundo nota do Palácio do Planalto, a entrevista será remarcada para data ainda não definida. Não foi divulgado motivo oficial para o adiamento. No entanto, segundo fonte do Palácio do Planalto, é estudada a edição de um decreto para só depois ocorrer o detalhamento do reajuste.

Para este ano, o Bolsa Família tem R$ 28,11 bilhões. O montante é superior aos R$ 26,41 bilhões gastos em 2015. Durante as discussões do Orçamento deste ano, a Comissão Mista de Orçamento tentou cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família, alegando que o atendimento aos atuais beneficiários não seria prejudicado, mas o governo negociou para reverter a proposta.

AB

ESPORTE: VITÓRIA VENCE O BAHIA POR 2 A 0 E TEM VANTAGEM NA FINAL DO BAIANÃO


O primeiro clássico Ba-Vi que definirá o campeão baiano de 2016 aconteceu neste domingo (1), no Barradão. O Vitória recebeu o Bahia, que tinha a vantagem de empatar os dois jogos que conseguiria o título. No entanto, quem se saiu melhor foi o Leão. Com um primeiro tempo fulminante, o Vitória venceu por 2 a 0.
O time comandado pelo técnico Vagner Mancini tinha mais posse de bola na etapa inicial, mas foi o Bahia que criou mais chances de gol. No entanto, em pênalti duvidoso marcado após lance envolvendo Vander e Tinga, Diego Renan cobrou e fez o primeiro do jogo. Após o golpe, o Tricolor sentiu o baque e tentou reagir. Mas foi o Leão que ampliou a vantagem. Vander tocou para Amaral, que mandou de primeira de fora da área para o gol, num chute indefensável.

Com o placar favorável, o Vitória administrou o resultado no segundo tempo. O Bahia arriscou algumas chances com Hernane e Thiago Ribeiro, mas o placar ficou inalterado. Com o resultado, o Vitória pode empatar ou perder por 1 a 0 que leva o título do Baianão na Fonte Nova. Já o Bahia, um placar de 2 a 0 já garante o troféu, já que o Esquadrão tem vantagem por ter melhor desempenho na primeira fase do estadual.

Metro1

‘Não é impossível tornar Wagner secretário de Rui’, afirma Josias, após especulações

por Alexandre Galvão
‘Não é impossível tornar Wagner secretário de Rui’, afirma Josias, após especulações
Foto: Reprodução / Agravo
O secretário de Relações Institucionais da Bahia (Serin), Josias Gomes, afirmou que “não é impossível” que o ex-governador Jaques Wagner assuma uma pasta no governo do seu sucessor, Rui Costa. “Eu desconheço essas negociações, mas Wagner já deu provas da sua liderança. Ele é um homem que agrega, que faz bem em qualquer situação. Não é impossível ter ele no governo de Rui”, afirmou. Ainda segundo Gomes, a decisão de abrigar Wagner em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff caberá ao governador e ao ainda ministro. “Eles dois [Wagner e Rui] são amigos da época do sindicato. A discussão sobre isso não aconteceu ainda, mas, se acontecer, tenho certeza que vai ter toda aceitação”, pontuou. Neste domingo (1º), o colunista de O Globo, Lauro Jardim, afirmou que Jaques Wagner assumiria uma pasta estadual para garantir foro privilegiado (veja aqui). Caso Wagner seja investigado pela Operação Lava Jato, o julgamento caberia ao Tribunal de Justiça da Bahia e não à Justiça Federal do Paraná, com o juiz Sergio Moro.

sábado, 30 de abril de 2016

LUTO: BONFIM PERDE PAULO BATISTA MACHADO


Chega ao fim a luta física de um mestre, amigo, educador, doutor, ex-prefeito, ex-padre, PAULO MACHADO, que desde o início do mês em curso vinha lutando pela vida, internado no Hospital Bahia em Salvador, em decorrência de complicações de saúde.

É com muita tristeza que a cidade de Senhor do Bonfim, cidade na qual ele escolheu dentre tantas outras para dedicar-se da melhor forma possível, recebe a notícia de sua morte.

Começam a chegar mensagens de solidariedade de diversos amigos da Bahia, mensagens essas que postaremos posteriormente.


Paulo Batista Machado

Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Campus VII – Senhor do Bonfim – Bahia

Doutor em Educação (Ph.D)
Université du Québec à Montréal (UQAM)

Montréal – Canadá

Pos-Doutor em Educação pela UFBA


Nasci em um sábado, 12 de fevereiro, às onze horas da manhã, filho do então vaqueiro Oldon Machado e da dona de Casa Altanisia Batista Machado (dona Noca). Não me pergunte onde, porque não sei. Fui registrado na cidade de Itapé, Bahia, como tendo nascido às margens do Rio Colônia. 

Minha identidade marca que nasci em Itabuna, Bahia. Meus pais me diziam que eu tinha nascido em uma fazenda entre essas duas cidades. Mas de coração mesmo eu sou é bonfinense. Se fosse escolher, teria escolhido para nascer em Senhor do Bonfim, cidade de porte médio da Bahia.

Nasci no mesmo dia que Abraão Lincoln (1809), Michel de Saint-Pierre, romancista francês (1916) e Charles Darwin (1809).

No ano em que nasci (1949) os russos mostraram-se possuidores da bomba atômica. Foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O americano Eniac inventou a primeira calculadora eletrônica, a África do Sul iniciou o apartheid, os ingleses deixaram a índia e Georges Orwell publicou o seu famoso ''1984''.

Sou de aquário, da mesma forma que Mozart, Farrah Fawcett, Julio Verne e Ronald Reagan.
Meu planeta é Urano, meu metal é o chumbo, minha pedra é a ametista e minha flor é a mandrágora. O número 5 simboliza minha maneira de ser.

Sou indiferente a mim mesmo, altruísta e adoro dar uma mãozinha às pessoas. Sou muito curioso intelectualmente e sempre me volto ao coletivo e ao universal. Anticonvencional, sou mais chegado a uma criação ou inovação. Sentimental, tenho uma forte tendência a fazer amizades. Tenho um desejo imperioso de liberdade, nunca estou satisfeito mas me adapto com facilidade às novas situações, tanto no plano emocional como profissional. Os hábitos e as rotinas me matam. Uma tendência à dispersão, não posso negar.

ECCE HOMO!

Quanto a estudos e trabalho, já andei meio mundo: Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes (Senhor do Bonfim - Bahia), Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho (Amargosa - Bahia), Seminário Central da Bahia (Salvador) e fiz Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira, Rio de Janeiro. Estes estudos me permitiram ser ordenado sacerdote católico apostólico romano aos 16 de julho de 1972, na Catedral de Senhor do Bonfim, Bahia. Após trabalhar como padre na Paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Judas Tadeu, em Anchieta, Rio de Janeiro, ajudando o então vigário Pe. Daniel Reyero Diez (grande alma, grande espanhol...) fiz a seguinte trajetória: Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, abrangendo os municípios de Saúde, Caldeirão Grande e Mirangaba, na Bahia; Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, Rio de Janeiro; Vigário de Senhor do Bonfim. Em 1981 conheci uma morena encantadora e... olha eu casado! Salve, Dione Gonçalves, agora também Machado, minha cara metade.

Concluí meu curso de Filosofia na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, Minas Gerais. Fiz licenciatura de História na Universidade Católica de Salvador. Cursei mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia e me doutorei em Educação na Universidade do Quebec em Montreal (UQAM).

Como professor, fui Diretor do Colégio Osvaldo Pereira, em Saúde, Bahia; do Ginásio Diocesano de Senhor do Bonfim, Bahia; da Universidade Católica de Salvador, da Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim, FESB, pertencente à Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Tendo lecionado em colégios de primeiro e segundo grau, mantendo inclusive um contrato sem vencimentos como professor federal de segundo grau, dedico-me ultimamente ao ensino superior.
Sou casado com uma bela morena chamada Dione, e Deus nos deu seis filhos: Wel­lington, Wilma, Camila, Carolina, Felipe e Paulo Segundo.
Poeta, historiador e cronista nas horas vagas, à par de vários artigos em revistas, já publiquei: “Maricá meu Amor”, “Viagem” (em co-autoria com Wanderley F. Mendes), “Re-vivências”, “Cartilha histórica sobre as orígens de Senhor do Bonfim”, “Dom Antônio Monteiro: um santo vela sobre nós”, “Senhor do Bonfim: minha rua, minha história”, “Notícias e saudades da Vila Nova da Rainha”, “Três longas poesias e alguns poemas curtos”, “Tijuaçu: uma resistência negra no semi-árido baiano”, “Introdução Teórico-Metodológica à Teoria das Representações Sociais”. .

Presidente Fundador e membro da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB), pertenço à Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (ACLERJ), ao Instituto Histórico de Niterói e ao Ateneu Angrense de Letras e Artes, de Angra dos Reis.
Vice-Prefeito de Senhor do Bonfim, fui também Secretário de Educação, Cultura e Esporte do município e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia. Fui eleito prefeito de Senhor do Bonfim, Bahia, pelo Partido dos Trabalhadores, em coligação com o PC do B, PV, PSB, PMN, PSDB, PHS, PSL, PRB, para o quadriênio 2009-2012

por BLOG DO PAULO MACHADO