segunda-feira, 4 de julho de 2016

Professora do Colégio Projeção de Conceição do Coité é assassinada em Riachão do Jacuípe (Atualizada)

Ela foi encontrada parcialmente despida e usava apenas uma camiseta. A policia disse que não tem sinais de arrombamento e não foi levado pertences da mesma.

morte da professora
Residência da vítima possui cerca elétrica e portão eletrônico mostrando que ela se preocupava com a segurança | Foto: Raimundo Mascarenhas
Foi encontrado no inicio da tarde deste domingo, 03, o corpo da professora Ienata Pedreira Rios, 35 anos, no interior da casa onde morava na Rua Antônio José de Oliveira, Loteamento São José, Bairro Vale do Rio, em Riachão do Jacuípe, vítima de golpes de faca. Segundo a Polícia Civil, a vítima estava caída debruço na cozinha com cerca de 20 perfurações e uma faca cravada no pescoço, despida e vestida apenas com uma camiseta e uma toalha.
Delegado disse que já tem como iniciar as investigações | Foto: Raimundo Mascarenhas
Delegado disse que já tem como iniciar as investigações | Foto: Raimundo Mascarenhas
Segundo Sérgio Araújo Vasconcelos, delegado titular da Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe, que vai trabalhar nas investigações, ao chegar encontrou a vítima sem os sinais vitais e vestígios de sangue em vários pontos da casa, levando a crê que houve luta corporal. O delegado disse também ao Calila Noticias que já tem uma linha de investigação para tentar identificar o autor do homicídio.
Não foi levado nada de casa e não teve arrombamento
Não foi levado nada de casa e não teve arrombamento
O escrivão de Policia Civil e coordenador do cartório José Rodrigues também esteve no local e disse ao CN que a Policia Militar foi avisada por uma vizinha que teria visto o portão da casa entreaberto e ao se aproximar percebeu manchas de sangue e em seguida a PM acionou a Delegacia para acompanhar o caso, ao chegar realizou os procedimentos de praxe e acionou a equipe de peritos.
Corpo só foi removido no inicio da noite e conduzido para o Departamento de Polícia Técnica - DPT de Feira de Santana| Foto: Raimundo Mascarenhas
Corpo só foi removido no inicio da noite e conduzido para o Departamento de Polícia Técnica – DPT de Feira de Santana| Foto: Raimundo Mascarenhas
Informações do escrivão dão conta que a professora era natural de Pé de Serra, distante cerca de 25 km do local onde morreu e morava sozinha. Deixa um filho adolescente que mora com os pais dela, em Pé de Serra. Ensinava Inglês no Colégio João Campos, em Riachão, Colégio Projeção em Conceição do Coité, Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, em Pé de Serra, além de outros cursinhos pré-vestibulares e que diante dessa vida agitada tinha uma espécie de segurança particular  que ela ligava para lhe acompanhar na chegada de casa, pois morava em local com pouco movimento, só que na noite de sábado,2, como de costume, não teria acionado a pessoa.
Estava noiva há três anos
Ienata era noiva há 3 anos de Cássio Patrício, morador da cidade de Dias D’ávila ,que disse ter recebido a notícia e de imediato se deslocou para Riachão do Jacuípe. Ele afirmou que seu último contato com Ienata foi às 18h30 de sábado,2, através de mensagens via WhatsApp que estava bem.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas

ELEIÇÕES 2016: SENHOR DO BONFIM TEM MAIS DE 45 MIL ELEITORES APTOS A VOTAR EM OUTUBRO


Os números oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do mês de maio de 2016, indicam que o município de Senhor do Bonfim possui o total de 45.038 eleitores aptos a votar nas eleições do próximo dia 02 de outubro. Isso representa 0,427% do total da Bahia, que ultrapassou a marca de 10 milhões de eleitores. São exatos 10.552.917 votantes.

Veja os números dos municípios que compõem a macrorregião:

Andorinha: 11.259;
Antônio Gonçalves: 8.278;
Caém: 8.617;
Caldeirão Grande: 9.185;
Campo Formoso: 51.305;
Capim Grosso: 22.459;
Filadélfia: 13.904;
Itiúba: 29.154;
Jaguarari: 22.023;
Pindobaçu: 14.855;
Queimadas: 20.031;
Saúde: 8.680;
Senhor do Bonfim: 45.038.

Para consultar os números referentes ao seu município, clique aqui

Pesquisa: Josimar Ferreira/Portal Ponto Novo

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Dilma afirma que Lula 'vai se apresentar na próxima eleição'

Dilma afirma que Lula 'vai se apresentar na próxima eleição'
Foto: José Cruz / Agência Brasil
A presidente afastada Dilma Rousseff declarou, em entrevista à revista semanal francesa L’Express divulgada nesta quarta-feira (29), que o ex-presidente Lula será candidato à Presidência em 2018. A informação foi destacada na capa da publicação. "É a razão principal do golpe de Estado: prevenir que o Lula se apresente à Presidência. Hoje em dia, apesar de todas as tentativas de destruir a sua imagem, Lula continua entre as pessoas mais amadas. Eu posso te dizer que ele vai se apresentar na próxima eleição", disse a petista. Ela também se defendeu das acusações que motivaram seu pedido de impeachment e que resultaram em seu afastamento, Dilma se disse “injustiçada” e que não cometeu crime de responsabilidade. "Não sou o primeiro presidente a agir assim. O Fernando Henrique Cardoso aprovou 23 decretos similares. Na verdade, [a acusação] é apenas um pretexto", defendeu. Dilma também voltou a criticar as conversas gravadas divulgadas pelo juiz federal Sérgio Moro, nas quais ela também foi interceptada. "Não importa o país do mundo, divulgar o registro de uma conversa do chefe de Estado seria um crime."

Mulher mata filho de dez meses para se vingar do companheiro

228337A dona de casa Aline Alves de Jesus, 28 anos, foi detida na manhã desta quinta-feira, 30, suspeita de matar o próprio filho, um bebê de apenas 10 meses, durante uma discussão com o marido, durante a madrugada. O crime ocorreu na casa do casal, na Rua São Francisco, na Lama Preta, em Camaçari (Grande Salvador). Na delegacia, ela contou que arremeçou o pequeno Messias de Jesus Leite ao chão, para se vingar do companheiro, um homem identificado apenas como Leite. “Fui eu mesma. Foi só uma brincadeira, queria dar um susto nele, queria me vingar. Quando fiz que ia jogar o menino no chão, ele escorregou e bateu a cabeça”, lembrou a mulher, afirmando que não tinha a intenção de matar o filho. Desnorteada e gritando muito, ela afirmou que brigas entre ela e o companheiro eram constantes. “Ele gasta o dinheiro da minha pensão todo com cachaça. Tenho que pagar R$ 400 no bar, não sobra nada para comprar as coisas para dentro de casa”, revelou a mulher, chorando. Ela afirmou ter problemas psicológicos e tomar remédios controlado. De acordo com a delegada Taís Siqueira, titular da 18ª Delegacia de Camaçari, uma vizinha do casal afirmou que Aline já vinha ameaçando matar a criança. ” A vizinha disse que ouviu ela dizer que ia matá-lo. Essa não foi a primeira vez que ela agrediu o bebê. Conseguimos prendê-la, mas infelizmente, a criança morreu”, lamentou a delegada.

Jean Wyllys chama vereadores de Feira de “fundamentalistas” após gafe


Por Redação Bocão News | Fotos: Vagner Souza/Bocão News
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) não poupou críticas aos vereadores de Feira de Santana, após saber da moção apresentada pelos parlamentares contra um falso projeto do psolista. Os edis feirenses usaram a tribuna para detonar uma proposta de Jean que não existe.
De acordo com o site da Câmara Municipal, pelo menos seis vereadores se pronunciaram contra um suposto projeto de lei de Jean que visava retirar da Bíblia textos considerados homofóbicos. O boato circula há tempos na internet, mas talvez seja a primeira vez que tenha "conquistado" uma tribuna.
Em postagem na rede social, o deputado psolista chamou os vereadores de “fundamentalistas”. “A Câmara Municipal vai debater uma moção de repúdio contra mim por esse "projeto" fictício, boato de internet. Como se fosse para esse tipo de palhaçadas que os vereadores recebem dinheiro público!”, rebateu, ironizando que a sessão a qual aprovou a moção é mais engraçada que vídeo do Porta dos Fundos. “Mas, ao mesmo tempo, é triste. Eu, como baiano, morro de vergonha desses patetas!”, acrescentou.
Jean Wyllys fez questão de ressaltar que o vereador Tonhe Branco, do PHS, foi o único a não se envolver na gafe.

EDUCAÇÃO: IF BAIANO ABRE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Período de inscrições: 1 a 20 de julho


De 1o a 20 de julho, o Instituto Federal Baiano estará com inscrições abertas para selecionar e contratarbolsistas da Educação a Distância. São ofertadas 38 vagas (mais cadastro reserva - CR) nas funções de coordenador de polo (27 e CR), tutor (presencial e à distância) (CR) e professor formador para as disciplinas do curso de Secretaria Escolar do Programa Profuncionário (11 e CR).

Os interessados devem enviar barema específico do cargo pretendido (preenchido, assinado e escaneado) para o e-mail processoseletivo@ead.ifbaiano.edu.br, constando no campo assunto o seu nome completo e o cargo pretendido e números de telefone para contato.

Para a vaga coordenador de polo, o candidato deve ser docente da rede pública (graduado e magistériomínimo de três anos na educação básica ou superior) e residir na cidade do polo (ou até 50km de distância do polo de apoio presencial). Para professor formador, graduado (letras, comunicação, direito, administração, matemática, pedagogia, secretariado, estatística, ciências contábeis, engenharias, entre outras) e um ano no mínimo de magistério. Para tutor (presencial e a distância), nível médio e experiência mínima de um ano no magistério, além disso morar na cidade do polo (ou até 50km de distância do polo de apoio presencial) (caso do tutor presencial) e morar em Salvador (ou até 50km de distância da capital) (caso do tutor a distância). O valor da bolsa varia de R$ 765 a R$1.100.

Polos: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Campo Formoso, Catu, Conceição da Feira, Governador Mangabeira, Guanambi, Ibipitanga, Itacaré, Itapetinga, Itororó, Jaguarari, Miguel Calmon, Mucuri, Mundo Novo, Nazaré, Pintadas, Remanso, Senhor do Bonfim, Serrinha, Santa Inês, Santa Terezinha, Salvador, Santo Estevão,Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença.

Edital - http://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/06/edital-ead.pdf

Mais informações:
ead.ifbaiano.edu.br

ASCOM

Coité – Mulher que “faleceu” em São Paulo, procura advogado para tentar receber pensão vitalícia

Luzia da Silva Santos foi ao INSS para dar entrada no benefício e ouviu um funcionário dizer que ela estava morta. Depois de mais de dois anos de batalha judicial chegou a certidão de óbito

atestando de óbito de luzia.3
Dona de casa disse que pensava que morreria de verdade e não passava por uma dessa | Foto: Raimundo Mascarenhas
Uma história bastante inusitada está acontecendo em  Conceição do Coité-BA, tendo como principal personagem a dona de casa Luzia da Silva Santos, 62 anos, residente na Rua Leovegildo Martins da Silva. A mesma é atestada como morta no estado de São Paulo e por esse motivo lhe foi negado à pensão vitalícia, pois a mesma é viúva e desde 2013 vem tentando receber o benefício.
O Calila Noticias esteve na manhã desta quinta-feira, 30, no escritório do advogado Leonardo Guimarães e a encontrou Luzia na companhia de três, dos cinco filhos conversando com o advogado para tentar encontrar uma solução para o seu problema, pois, segundo ela, ficou viúva em setembro de 2012 e de lá pra cá vem tentado a pensão e nada vem dando certo, por último foi comunicada pelo setor competente, no caso o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, que ela é uma pessoa que já morreu, cujo atestado de óbito indica que seu falecimento ocorreu em 2003.
atestando de óbito de luzia.2
Certidão de óbito está quase tudo com informações de Luzia, mas foge a realidade com os números do RG, quantidade e nomes dos filhos | Foto: Raimundo Mascarenhas
“A primeira vez que fui no INSS, ao chegar disseram que no meu CPF constava como se eu estivesse morta, fui no banco e ouvi a mesma coisa, ai foi quando eu procurei o advogado. Como estou morta se tem mais de três anos, eu correndo atrás de meu benefício em Coité e Feira de Santana ?” Questiona a dona de casa.
O advogado Leonardo Guimarães ainda é bastante jovem e segundo ele poderia contar uma história dessas talvez lá no fim de carreira. Ele lamenta o que chama de amostra da fragilidade do sistema no Brasil, que ainda deve muito em informatização e segurança para o cidadão brasileiro em geral.
atestando de óbito de luzia
Durante muito tempo Luzia foi informada que era uma pessoa morta, e a “comprovação” chegou há dez dias | Foto: Raimundo Mascarenhas
De acordo com Guimarães, usando linguagem mais técnica, Luzia procurou o INSS porque o então companheiro dela Miguel Bispo dos Santos que já era aposentado morreu, “ sabendo que na condição de esposa ela teria o direito a pensão, procurou sozinha o INSS que aliás o atendimento é padrão, a pessoa pode ir sem advogado, mas lá chegando não conseguiu, a partir daquele momento ela nos procurou dizendo que para o INSS ela era uma pessoa morta. Nós ajuizamos a ação junto a justiça federal em Feira de Santana e no dia da audiência em 08 de abril de 2014, o INSS por meio de sua procuradoria, nos parece que entendeu o equivoco e ofereceu acordo para conceder e implantar o benefício dela e pagar os atrasados desde quando ela deu entrada. O problema é que depois de formalizado o acordo e homologado por um juiz federal, a novela recomeçou, ou seja, o INSS que parecia ter admitido o erro e voltou a bater no ponto de que ela está morta e não poderia implantar o benefício por conta disso”, relatou o advogado que disse ter ficado surpreso quando foi enviado a certidão de óbito de Luzia da Silva Santos.
atestando de óbito de luzia.4
Advogado Leonardo Guimarães disse que vai apresentar novas provas para mostrar que sua cliente está mais viva que nunca | Foto: Raimundo Mascarenhas
Doutor Leonardo  como é conhecido, disse que a certidão de óbito chegou há dez dias, ou seja, no último dia 20 de junho, lavrada na cidade de Atibaia no interior de São Paulo, que para o advogado se caracteriza como fraude porque conseguiram copiar todos os dados dela, ou seja, CPF, registro de nascimento com dados do livro e folha, o nome dela e dos seus pais aparecem de forma verdadeira, “a única coisa que pra felicidade de dona Luzia e infelicidade de quem fraudou, foi na hora de colocar a relação com os nomes dos filhos dela, que são cinco e no atestado de óbito enviado de São Paulo constam 11 filhos e não acertou nenhum nome deles”, afirma o jurista.
Leonardo Guimarães disse que vai continuar em busca da solução para esse grave problema, juntando a certidão de quitação eleitoral provando que ela votou nas eleições de 2003 para cá, mostrando que o titulo de eleitor continua regular, documentos de identificação dos filhos que realmente ela tem, pra contrariar as informações que constam na certidão de óbito, pedir que a justiça federal  oficie a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, para que traga os autos, as informações digitais da pessoa registrada com esse RG que aparece na certidão de óbito, único documento cuja numeração difere do registro geral de Luzia.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas