sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Saiba o que pode e o que não é permitido fazer durante a campanha eleitoral.




A eleição 2016 vai ser diferente. Com regras novas, não apenas partidos e candidatos, mas também o cidadão deve ficar atento para não ferir as normas. A grande mudança é que, pela primeira vez, pessoa jurídica (quem tem CNPJ) não poderá fazer doações. E o motivo é claro: romper compromissos de candidatos com empresas. Como elas sempre foram as grandes financiadoras, a novidade forçará uma campanha mais barata. Por causa disso, o período destinado à propaganda caiu pela metade. A campanha começa no dia 16 de agosto. As manifestações nas ruas, promovidas pelos partidos ou pelos cidadãos, também são afetadas pelas novas regras. O objetivo é combater uma prática que sempre foi proibida: a compra do voto. Confira os principais tópicos que envolvem o cidadão:



Placa

Aquela velha imagem de placa de candidato nos quintais das casas não existirá mais. Este tipo de apoio foi banido da campanha. 

– Havia grande multiplicação de placas e isto custava caro. Um dos objetivos da reforma política aprovada em 2015, além de reduzir os gastos de campanha, é buscar a igualdade entre os candidatos. As placas beneficiam quem tem mais poder econômico. Outro objetivo é evitar propostas de locação de espaço, o que é irregular. 

Bandeira

As bandeiras são permitidas, mas não podem ser fixadas em lugar algum. Devem estar sempre com uma pessoa, seguindo a mesma lógica de evitar locação de espaço. A tradição do bandeiraço nos semáforos não tem problema. Só não vale fixar a bandeira em carro, moto ou bicicleta e sair passeando com ela pela cidade. 

Adesivo

Os adesivos ficaram pequenos. Para carros, a legislação estipulou o tamanho máximo de 40 cm x 50 cm. Tentar colocar vários adesivos próximos uns dos outros para aumentar a visibilidade da propaganda não vai passar. A regra estabelece que só um adesivo pode ser visto quando se olha de uma única vez. Nas casas, tanto papel quanto adesivo devem medir até meio metro quadrado e podem ser colocados em janela, muro ou parede. É vedado colar em placas.

Carro

Não é mais permitido envelopar os carros. É possível apenas cobrir o vidro traseiro com plástico perfurado, que mantém a visibilidade externa para quem está no interior do veículo e exibe a propaganda para quem está vendo do lado de fora.

Trabalho na campanha

Previsto em outras eleições, o trabalho do cidadão em campanha só pode acontecer mediante contrato firmado com o candidato. Este documento é específico para eleição, não gera vínculo empregatício ou arrecadação previdenciária. E os ganhos devem seguir as práticas de mercado, proporcionais ao número de horas trabalhadas. O contrato é obrigatório também para quem vai ajudar de forma voluntária. Neste ano, o teto de gastos é estipulado pela Justiça Eleitoral e não mais pelos partidos. Tudo deve caber ali dentro e não ultrapassar o valor máximo, inclusive o montante que seria pago pela atividade que estará sendo realizada de graça por simpatizantes. O candidato vai emitir recibo eleitoral e incluir esta parte também na prestação de contas. Nas cidades onde haverá um turno apenas, o teto de gastos é de 70% do maior valor gasto na campanha de 2012 por município. Onde haverá dois turnos, o percentual é de 50% no primeiro turno e 30% no segundo turno.

Doações

Até a eleição passada, pessoas jurídicas (quem tem CNPJ) podiam fazer doação no limite máximo de 2%do faturamento bruto do ano anterior. Agora, só pessoa física pode e no valor máximo de 10% dos ganhos declarados no Imposto de Renda de 2015.

– Os candidatos devem ter dois problemas para arrecadar fundos. Um é a proibição da participação de pessoas jurídicas. Nas eleições passadas, 80% dos gastos eram oriundos de pessoa jurídica. O segundo é a falta de estímulo do cidadão em realizar doações pela desconfiança em relação à classe política. O fundo partidário, que é repassado ao partido nacional e redistribuído internamente, mal cobre as despesas operacionais. 

Manifestação de preferência por candidato

O cidadão pode manifestar, em caráter público ou privado, a preferência eleitoral a qualquer tempo. O mesmo não vale para os que têm interesse em concorrer. O período das convenções começa em 20 de julho e se estende até 5 de agosto.  Antes do registro das candidaturas, os prováveis candidatos só podem se apresentar como pré-candidatos e estão impedidos de pedir votos, mas podem exaltar suas qualidades. Esta é uma mudança para este ano, a instituição da fase de pré-campanha, já que o período oficial foi reduzido de 90 para 45 dias. Muitos não perceberam e não aproveitaram esta fase como poderiam. A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 16 de agosto.

Propaganda eleitoral

Como o período da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão caiu de 45 para 35 dias, o formato também mudou. O conteúdo ficou mais diluído na programação. Antes, eram dois blocos de 30 minutos, duas vezes ao dia. Agora, serão dois blocos de apenas dez minutos. Por outro lado, o tempo de inserções por dia aumentou de 30 minutos para 70 minutos. Esse ano o grande meio de comunicação eleitoral serão mesmo as redes sociais. A campanha eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto. Mas não vale tudo:

– As redes tanto poderão difundir o candidato para o bem quanto para o mal, e a corrente do mal corre mais rapidamente do que a do bem. A propaganda caluniosa vai ser muito bem punida pela Justiça Eleitoral e pela Justiça comum. O cidadão vai ser responsabilizado desde a origem até o último compartilhamento por fatos não verídicos. A lei não isenta a pessoa que só compartilha. Acredito que os próprios candidatos vão monitorar.

No dia da eleição

Segundo a Lei Eleitoral, no dia 2 de outubro é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato. A manifestação poderá ocorrer pelo uso de bandeiras, broches e adesivos. No dia do pleito, até o horário de votação, é vedada a aglomeração de pessoas portando roupas padronizadas e instrumentos de propaganda, caracterizando manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos. 


terça-feira, 2 de agosto de 2016

ITIÚBA REVIRAVOLTA NA POLITICA: EDINHO DOS CORREIOS DESISTE DE CANDIDATURA PARA APOIAR DRª CECILIA PETRINA

Em Itiúba região do sisal, uma noticia pegou muitos de surpresa, a informação bombástica que Edinho dos Correios, que até poucos dias se declarava pré-candidato a prefeito acabou desistindo de concorrer para apoiar a pré candidata e ex prefeita por 2 mandatos Drª Cecilia Petrina de Carvalho.
Em nota na sua página do Facebook o radialista Edmilson Alves, que é irmão de Edinho fez um desabafo relatando o motivo da desistência de seu irmão .
"Muitos que diziam que votariam nele preferiram ficar as escondidas, de longe, nunca chegaram pra perto pra saber o que se passava, alguns até se lambuzou com o poder do dinheiro do município. Edinho dos Correios tá saindo da política sim, de cabeça erguida, de alma lavada, assistindo de camarote alguns que queriam seu mal se destruírem com as próprias mão"
Diante desse novo quadro politico de Itiúba, até o momento apenas uma pré candidatura está definida: Drª Cecilia Prefeita e vice o atual vice prefeito Zé do Rádio, candidatura que conta com o apoio de muitos comerciantes e de 8 dos 13 vereadores.

Baseado em informações do blog Espaço Aberto

BONFIM: POPULARES QUESTIONAM OSSADAS DE JUMENTOS ENCONTRADAS NA ZONA RURAL DE BONFIM

Imagem ilustrativa

Populares das localidades de Socotozinho e Cascalheira, na zona rural de Senhor do Bonfim querem saber qual foi a destinação das carnes de jegue, uma vez que foram encontradas apenas as ossadas de pelo menos 4 animais adultos e um filhote, às margens da estrada vicinal entre os dois povoados de Bonfim.

Nossa reportagem recebeu um questionamento de uma leitora que fala: “você sabia que eu, você e outras pessoas podemos estar comendo carne de jumento, por que desovaram quatro jegues na Cascalheira?”, disse a leitora.

Ainda não se sabe qual o destino dado às carnes desses animais, isso é o que tem preocupado algumas pessoas de Bonfim.

Lembrando que o abate desses animais não e permitido para consumo humano, recentemente houve abates de pelo menos 300 animais na cidade de Miguel Calmon, com acompanhamento de técnicos da Vigilância Sanitária e veterinários, porém o objetivo do abate foi de exportar o couro dos animais, já sobre as carnes foram doadas para Zoológicos de Salvador, para alimentar grandes animais.

Maravilha Notícias
Rui Costa o Home Que Não Conhece Itiuba

A população de Itiúba tem muita decepção com o chefe maior do nosso Estado (Bahia), pelo simples fato de nuca ter feito um gesto de reconhecimento a está terra. Rui foi muito bem votado ,tendo a maioria absoluta de votos, dados pelos seus seguidores capitaneados pelo até prefeito Banga, mas a retribuição vendo esquecimento.

Como já afirmamos ele foi votado, aqui sem a população ter a felicidade de lhes receber, mas os boatos eram muitos ,de que na primeira oportunidade ele viria a está terras. Pasmem os senhores e as senhoras; no dia 22 de Janeiro de 2016, uma forte chuva arrasou parte de nosso município, destruindo, parte do povoado de Picos e arrastando completamente um ponte no trecho conhecido com Várzea Formos, na BA 381 , que liga as Cidade de Filadélfia a Itiúba ,ai todos acreditavam que seria a hora do Governador vir a Itiúba. Engano se quer sobrevoou de Helicóptero como fez em outras Cidades.

Como se não bastasse a BA 381, completamente esburacada e sem condições nenhuma de trafego de veiculo ,levando os moradores a realizarem vários protestos de fechamento da estradas,onde infelizmente já são contabilizados vários acidentes e varias vidas ceifadas em decorrência deste descalabro abandono ,mas tudo em vão.

O Presente de grego ao povo de Itiúba contribuiu, para o seu partidário e prefeito Banga ,não ter condições de ser candidato, jogando a toalha e se esquivando envergonhado do abandono que o que o chefe maios deu a Itiúba.

Por Juju Mangabeira DRT-6341

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Neusa Cadore do PT é homologada candidata a prefeita de Pintadas

Neusa que está no terceiro mandato de deputada estadual, vai tentar seu terceiro mandato de prefeita, tendo como vice o ex-vereador Marinor
PT de Pintadas é juntamente com Vitória da Conquista tem a maior sequência de vitória para prefeito da Bahia. Cinco consecutivas
PT de Pintadas é juntamente com Vitória da Conquista tem a maior sequência de vitória para prefeito da Bahia. Cinco consecutivas | Foto: Raimundo Mascarenhas
A onda vermelha tomou conta de Pintadas neste domingo (31). A convenção do Partido do Trabalhadores, em conjunto com o PCdoB, PP, PTN, PDT, PRB e PSD, foi considerada pela militância como a maior já realizada no município. Uma multidão formada por jovens, adolescentes, mulheres e representantes dos vários segmentos da sociedade civil lotou a quadra e a parte externa da Escola Zilda Dias da Silva para oficializar a candidatura de Neusa e Marinor, prefeita e vice-prefeito, além do ‘time’ de vereadores e vereadoras.
Militância enfrentou chuva no momento da convenção, mesmo assim marcou presença | Foto: Raimundo Mascarenhas
Militância enfrentou chuva no momento da convenção, mesmo assim marcou presença | Foto: Raimundo Mascarenhas
A convenção foi marcada pela emoção em diversas vezes. Logo no início, um grupo de jovens fez uma apresentação sobre a história de luta e as conquistas de Pintadas nos últimos anos, arrancando aplausos e lágrimas dos presentes. Depois foi a vez das crianças apresentarem a música “Vamos Construir”, que se tornou uma hino da militância, pois remete ao início da história política de Neusa, eleita prefeita em 1996 e reeleita no ano 2000.
PT de Pintadas em busca do Hexa que começou com Neusa em 1996/2000, Valcyr Rios 2004/2008 e Curujão 2012 | Foto: Raimundo Mascarenhas
PT de Pintadas em busca do Hexa que começou com Neusa em 1996 se reelegeu em 2000; Valcyr Rios eleito 2004 e reeleito em 2008 e Curujão eleito 2012 | Foto: Raimundo Mascarenhas
“Foi um evento muito especial, não tenho dúvida de que esse time vai ganhar a eleição porque Neusa é o melhor para Pintadas”, afirmou o jovem Jean Pedro de Souza que mora na sede do município.
“Com Neusa sabemos que temos condições de melhorar a nossa cidade e lutar por mais conquistas, projetos e mais educação”, afirmou o jovem Matheus Siqueira, 17 anos.
O casal Derval Nepomuceno Souza e Jurleide Barbosa vieram do Caldeirão Coberto para prestigiar a atividade e disseram que depositam muita esperança nessa candidatura. “Neusa é guerreira, tem história de luta e é a pessoa que mais fez por Pintadas. Hoje saímos daqui com mais energia para entrar na campanha”, avaliaram.
Neusa disse que a população sabe que todo progresso de Pintadas foi através do PT
Neusa disse que a população sabe que todo progresso de Pintadas foi através do PT
Oficialização – A deputada estadual Neusa Cadore, oficializada candidata à prefeita pelo Partido dos Trabalhadores, expressou sua imensa da alegria de voltar a Pintadas e disse que as pessoas não entendem o seu retorno é porque também desconhecem a história do município.
Candidata disse que a  primeira eleição foi mais difícil, pois não tinha o que mostrar, "contrário de hoje" | Foto: Raimundo Mascarenhas
Candidata disse que a primeira eleição foi mais difícil, pois não tinha o que mostrar, “contrário de hoje” | Foto: Raimundo Mascarenhas
“Neusa e Marinor governarão Pintadas sim, porque nós temos uma história extraordinária com a marca das comunidades, das mulheres, da juventude, das associações. São mais de 20 anos de conquistas com a participação das pessoas que estão nas secretarias, nos cargos da administração e nas organizações. Quando a gente anda o município percebe as mudanças e as transformações, com energia, saúde, educação, acesso à transporte”, disse a candidata.
Neusa lembrou ainda que Pintadas hoje é uma referência no Território da Bacia do Jacuípe pelos diversos projetos que sedia, a exemplo do Consórcio Público, da Rede Pintadas e dos seus empreendimentos coletivos de sucesso, a exemplo do Sicoob Sertão e do Restaurante das Mulheres.
Marinor disse que foi assediado pelos opositores para sair candidato a vice e disse que sua bandeira é esta onde está | Foto: Raimundo Mascarenhas
Marinor disse que foi assediado pelos opositores para sair candidato a vice e disse que sua bandeira é esta onde está | Foto: Raimundo Mascarenhas
Marinor, ex-vereador de Pintadas, candidato a vice-prefeito falou da honra de poder compor a chapa majoritária com Neusa, pois ela é a melhor opção para continuar o desenvolvimento de Pintadas. Marinor se dirigiu aos mais jovens por diversas vezes e lembrou do sofrimento e da opressão que as pessoas eram submetidas na época do atraso. “Hoje, onde a gente chega tem a marca desse governo. Mas enquanto os outros só pensam em ganhar, a gente pensa em buscar as parcerias para garantir um futuro melhor para esse município”, ressaltou.
O evento contou com a presença do ex-secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, do prefeito de Baixa Grande, Pedro Lima, prefeito Curujão, ex-prefeito Valcyr Rios, além de diversas lideranças que aderiram ao projeto político representado pela Coligação Juntos, Pra Fazer Mais.
Ainda no evento foram confirmadas as candidaturas para a Câmara Municipal de Derlindo, Gedivan, Gerônimo, Juscelino, Luciano, Neia, Raimundo Fominha, Valberto, Valdirene e Rene.
Redação CN / Colaborou Lourivânia Soares

ELEIÇÕES 2016: FINAL DE SEMANA MOVIMENTA ELEIÇÕES EM BONFIM

Carlos Brasileiro e José Antonio firmam chapa pelo PT em Bonfim


Na manhã deste domingo dia 31 de Julho, na Sociedade Cultural e Recreativa 25 de Janeiro, foi realizada a Convenção Municipal do Partido dos Trabalhadores em Senhor do Bonfim, quando foi confirmado o nome do ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-secretário estadual de combate a pobreza, Carlos Alberto Lopes Brasileiro como candidato a Prefeito de Senhor do Bonfim pelo PT, onde no encontro o nome indicado para compor chapa como vice foi do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal José Antonio Souza de Oliveira.

Alcidão e Eliseu formarão a chapa dos Jacus em Bonfim


Em reunião realizada na tarde deste sábado dia 30, ficou formalizada a chapa do grupo Jacu, liderado pelos democratas, para a disputa das eleições de 02 de Outubro, Alcidão fará dobradinha com o empresario Eliseu Rios, do PSC, que a principio era pré candidato a prefeito, abriu mão para concorrer no grupo dos "jacus" como vice-prefeito.

Blog do Cleber Vieira

Convenção oficializa os nomes de Roberto Carlos e Genialda

11convençãopmdbptb
Roberto, Dra Irene e Maria Genialda
Aconteceu neste domingo 31 de agosto com a presença do advogado Jaime Vieira Lima,  e  simpatizantes, convenção para oficializar  o nome de Roberto Carlos (PMDB) como pré candidato a prefeito e Maria Genialda (PTB) como pré candidata a vice, pela coligação formada pelos seguintes partidos, PMDB, PCdoB, PSB, PR, PT, PDT, PTB, PRB, PTN e PSR. 18 pré-candidatos a vereadores declaram apoio a chapa.
Durante a convenção o Dr Jayme Vieira Lima advogado especialista na área de direito eleitoral, falou que Roberto pode ser candidato e que não á impedimentos” hoje eu tô aqui para garantir pra vocês, não há problema, não há impedimento para Roberto, Quando Orlindo Carvalho retirou sua candidatura e colocou dona Irene, é porque sabia que sua candidatura não seria registrada, hoje é diferente, Roberto Carlos é pré-candidato. Eu tenho certeza disso, garanto a vocês na parte jurídica nada impede” finalizou.