terça-feira, 5 de setembro de 2017

PF acha malas de dinheiro em suposto apartamento de Geddel 













 

A Polícia Federal encontrou na manhã desta terça-feira (5) um apartamento em Salvador (BA) com milhares de notas de R$ 50 e R$ 100 armazenadas em malas e caixas de papelão. A PF classificou o local como suposto "bunker" de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro de Michel Temer, para guardar dinheiro em espécie (veja mais imagens da apreensão).
A descoberta foi feita durante a Operação Tesouro Perdido, decorrente da Operação Cui Bono, deflagrada na manhã de hoje para cumprir mandados de busca e apreensão emitidos pela 10ª Vara Federal de Brasília.
Segundo a PF, após investigações decorrentes das últimas fases da Cui Bono, os agentes chegaram "a um endereço em Salvador (BA) que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como 'bunker' para armazenar dinheiro em espécie".
"Durante as buscas foi encontrada grande quantia de dinheiro em espécie. Os valores apreendidos serão transportados a um banco onde será contabilizado e depositado em conta judicial", esclareceu a PF em nota.
No despacho do juiz Vallisney de Souza Oliveira, assinado em 30 de agosto, ele informa que o imóvel não pertence a Geddel, mas a pessoas próximas dele, que autorizava o uso.
"Há fundadas razões de que no supracitado imóvel existam elementos probatórios da prática dos crimes relacionados na manipulação de créditos e recursos realizadas na Caixa Econômica Federal, considerando que GEDDEL QUADROS VIEIRA LIMA é um dos envolvidos no referido esquema ilícito e estava fazendo uso velado do aludido apartamento, que não lhe pertence, mas a terceiros, para guardar objetos/documentos (fumus boni iuris), o que, em face das circunstâncias que envolvem os fatos investigados (vultosos valores, delitos de lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa e participação de agentes públicos influentes e poderosos), precisa ser apurado, com urgência, sob pena de tais elementos permanecerem desconhecidos/escondidos e/ou serem retirados/destruídos (periculum in mora), caso, realmente, digam respeito aos crimes mencionados acima".
Investigação
Geddel Vieira Lima foi ministro da Secretaria de Governo de Temer até ser acusado, pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de pressioná-lo para liberar um empreendimento imobiliário na Bahia, onde Geddel tem um imóvel e que havia sido barrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), subordinado ao Ministério da Cultura. A área onde está o imóvel é tombada. Após o caso ser revelado, Geddel pediu demissão, ainda em novembro do ano passado.
Poucas semanas depois, Geddel se tornou um dos investigados na Operação Cui Bono, deflagrada no dia 13 de janeiro, que apura irregularidades cometidas na vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, durante o período em que foi comandada pelo político baiano.
A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O teor das mensagens indicam que Cunha e Geddel atuavam para garantir a liberação de recursos por vários setores da Caixa Econômica a empresas que, após o recebimento, pagavam vantagens indevidas aos dois e a outros integrantes do esquema, entre eles Fábio Cleto.
Cleto, que ocupou por indicação de Eduardo Cunha a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias, foi quem forneceu as primeiras informações aos investigadores. Em meados do ano passado, ele fechou acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República.
Em 4 de julho, Geddel foi preso sob acusação do MPF (Ministério Público Federal) de estar tentando obstruir as investigações. Nove dias depois, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) decretou prisão domiciliar a Geddel, mesmo sem a tornozeleira elotrônica
Além de Geddel, há outros quatro presos preventivos no âmbito das investigações da Operação Sépsis Cui Bono. Já estão detidos os ex-presidentes da Câmara, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o doleiro Lúcio Funaro e André Luiz de Souza, todos apontados como integrantes da organização criminosa que agiu dentro da Caixa Econômica Federal.
No caso de Cunha, Alves e Funaro, já existe uma ação penal em andamento. Os três são réus no processo que apurou o pagamento de propina em decorrência da liberação de recursos do FI-FGTS para a construção do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Além deles, respondem à ação, Alexandre Margoto e Fábio Cleto.
Fonte: R7




domingo, 3 de setembro de 2017

 MG – Acidente grave com ônibus deixa mortos e feridos na BR-146

Veículo seguia de Alagoas para São Paulo e caiu em uma vala em Serra do Salitre. Bombeiros contabilizam pelo menos seis mortos. Dezenas de passageiros estão feridos.
Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um grave acidente na madrugada deste sábado (2) na BR-146, próximo a Serra do Salitre, no Alto Paranaíba.
De acordo com as informações preliminares do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, o ônibus em que elas estavam perdeu o controle ao sair de uma curva no Km 87 da rodovia, tombou e caiu dentro de uma vala.
A Secretaria de Saúde do município disse anteriormente que foram 11 vítimas, mas voltou atrás e relatou que se confundiu com os números. A maioria dos feridos está estável, mas há risco de novas mortes em alguns casos.
Os militares precisaram da ajuda de um guincho e de um guindaste para levantar o veículo e retirar as vítimas. Ainda conforme os bombeiros, o motorista relatou que havia 46 passageiros no veículo, mas os órgãos envolvidos no socorro, atendimento e remoção das vítimas ainda estão levantando informações sobre o número final, que pode chegar a 64.
Acidente ônibus BR-146 em Serra do Salitre (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação ) Acidente ônibus BR-146 em Serra do Salitre (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e fechou a rodovia nos dois sentidos. Após os atendimentos, a via foi liberada. Os trabalhos de resgate contaram com duas equipes do Corpo de Bombeiros de Araxá, duas de Patrocínio e cinco de Patos de Minas, a maioria composta por militares que estavam de folga.
Feridos estão em hospitais da região
Vinte pessoas foram socorridas e levadas para a Santa Casa de Patrocínio. De acordo com a unidade, entre as vítimas estão duas crianças e dois adolescentes. Três das vítimas estão em estado grave.
Outros sete feridos foram conduzidos para o Hospital Regional de Patos de Minas, entre eles, uma mulher em estado grave que teve os dois braços amputados. A reportagem entrou em contato com a unidade para saber o estado de saúde das vítimas, mas as ligações não foram atendidas.
Cinco vítimas deram entrada no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Araxá. Ums delas faleceu, três estão estáveis e sem risco aparente de morte. Um ainda precisa passar por avaliação, pois está com muitas fraturas.
Outros passageiros que tiveram ferimentos leves já receberam alta ou recusaram atendimentos.
Entre as vítimas encaminhadas à Santa Casa, está o passageiro Fábio Silva Marcelo. Ele contou que o veículo estava com superlotação e que eram acompanhados por dois motoristas, sendo que um deles morreu na hora.
“Saímos de Alagoas por volta das 11h e, no meio do caminho, arrumaram outro ônibus para nós. Eu estava acordado e, na hora que fez a curva, saiu todo mundo voando. O ônibus estava lotado, tinha crianças no colo e sem cinto de segurança”, afirmou.
 O tenente Lucas Ribeiro Maia, do batalhão dos bombeiros de Patos de Minas, era um dos militares em regime de folga e auxiliou no resgate das vítimas. “No local foram quatro vítimas fatais, sendo três do sexo masculino e uma mulher. Tivemos a informação de que outra vítima que foi socorrida com vida também não resistiu”, disse.

“Estava difícil realizar os trabalhos, porque o ônibus caiu em um buraco, com terra dos dois lados, então o acesso era muito complicado”, contou. G1

Prefeito de cidade, padre petista compara Lula a Jesus durante caravana

Prefeito de cidade, padre petista compara Lula a Jesus durante caravana
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em passagem pela cidade de Picos, no interior do Piauí, neste sábado (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi comparado a Jesus Cristo. Quem fez a relação foi o prefeito da cidade, Padre Waldir, do PT. O Piauí é mais um dos estados que recebem a caravana de Lula pelo Nordeste. O ex-presidente também recebeu o título de “cidadão picoense”. “No Brasil tem-se a mania de dar o título de rei. Somente aum  homem foi dado o título de rei por reconhecimento, por merecimento. E a este também foi dado o castigo de ser preso e a ser morto na cruz. Quem foi?”, questionou o prefeito. “Jesus!”, clamou a plateia. “Ele cantou muito? Não. Ele jogou muito futebol? Não. Ele falava bonito? Ele estava junto aos pobres. Somente a este foi dado o título de rei. E também a este foi botado na cruz”, afirmou. O padre fez, então, uma analogia de Lula e Jesus com outras personalidades consideradas “reis” em suas categorias, como o ex-jogador de futebol Pelé e o cantor Roberto Carlos. “Digamos: Luiz Inácio Lula da Silva, o rei do Brasil. Esse título, pelo que eu sei, presidente, não foi porque o senhor canta bem, não porque joga futebol muito bem, não porque ele anda sorrindo bonito para as pessoas. É um homem normal como qualquer um de nós”, disse, completando: “Que briga, que xinga, que diz palavrão. Jesus também se zangava. Quem não conhece a passagem lá no templo quando ele se zangou e chicoteou muita gente?”, declarou.

Irmão Lázaro e Robinson estão entre 20 mais influentes nas redes, diz estudo

Irmão Lázaro e Robinson estão entre 20 mais influentes nas redes, diz estudo
Foto: Divulgação | Reprodução/Facebook
Um estudo realizado pela FSB Comunicação sobre os parlamentares mais influentes nas redes sociais no mês de agosto destacou dois deputados federais baianos: Irmão Lázaro (PSC) e Robinson Almeida (PT). Entre os 491 integrantes da Câmara dos Deputados avaliados pelo índice FSBInfluência, Irmão Lázaro obteve o nono lugar, enquanto Robinson ficou na 16ª posição. O primeiro lugar do ranking é ocupado pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC). Entre os 30 primeiros mais influentes de todo o Congresso, doze são petistas, entre eles o deputado Paulo Pimenta (PT-ES) e os senadores Lindberg Farias (RJ) e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido. Nesta lista, Robinson ficou em 10º lugar.  

Coreia do Norte diz ter fabricado bomba de hidrogênio mais avançada

por Dow Jones Newswires 
Coreia do Norte diz ter fabricado bomba de hidrogênio mais avançada
Foto: Reprodução / Políticos do Brasil
A Coreia do Norte disse que conseguiu fabricar uma bomba de hidrogênio "mais avançada" e montá-la na ponta de um míssil de longo alcance, segundo reportou a mídia estatal norte-coreana no domingo (horário local). O país também advertiu contra uma explosão nuclear de alta altitude. Segundo a mídia estatal da Coreia do Norte, o líder norte-coreano Kim Jong Un teria testemunhado uma bomba de hidrogênio sendo montada em um novo míssil balístico intercontinental enquanto visitava o Instituto de Armas Nucleares do país. Na reportagem, Kim se vangloria de que todos os componentes de sua arma termonuclear seriam produzidos internamente, isolando o programa de armas nucleares de sanções e "permitindo ao país produzir armas nucleares poderosas, tanto quanto quiser". Embora as reivindicações não possam ser verificadas imediatamente, a reportagem, que não especificou a data da visita de Kim ao instituto, provavelmente aumentará as expectativas de um teste nuclear ou outro teste de míssil de longo alcance pela Coreia do Norte.

IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim oferta 300 vagas em cursos técnicos

Período de inscrições: 1° de setembro a 9 de outubro
De 1º de setembro a 9 de outubro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – CampusSenhor do Bonfim está com inscrições abertas e gratuitas para o processo de ingresso de estudantes (PIE 2018) em seus cursos técnicos.
Em Santa Inês, são 300 vagas distribuídas entre cursos técnicos de nível médio, da forma integrada, em Agropecuária (140), e da forma subsequente, em Agrimensura (40), Informática (40) e Zootecnia (80).
O cursos subsequentes são destinados a candidatos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio (ou equivalente). Já os cursos integrados são voltados para estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental.
Para participar, o interessado deve preencher o formulário de inscrição online (na página do PIE 2018) e, logo após, entregar a documentação exigida no edital, presencialmente ou enviar as cópias via Correios, para o Campus Senhor do Bonfim. Durante o cadastro, o candidato deve sinalizar a opção da reserva de vagas na qual deseja concorrer. O IF Baiano reserva 70% das vagas para estudantes oriundos de escola pública, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência).
Para classificar os candidatos, será utilizada a análise de desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio.
Dúvidasingressos@ifbaiano.edu.br

sábado, 2 de setembro de 2017




Exclusivo: Secretário De Antônio Gonçalves é Recebido Na CODEVASF Em Petrolina Para Tratar De Assuntos De Interesse Do Munícipio

Rogério, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Antônio Gonçalves na região norte da Bahia, e sua equipe composta pelo Diretor de Meio Ambiente Toninho do Fica, Ticiane Sabino Coordenadora de Projetos, Ilca Sinara Bióloga e Juju Mangabeira foram recebidos na unidade da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) nesta sexta-feira, dia 1º de Setembro pelo Engenheiro Isaac Damasceno.

Na CODEVASF, o grupo buscou informações importantes para o município, como; mudas para reflorestamentos de áreas degradadas e recuperação de matas ciliares e nascentes, implantação de viveiros de mudas, parcerias sobre diversos projetos na área da agricultura irrigada e de desenvolvimento do ecoturismo visando o aproveitamento das belezas naturais do nosso município.
 Na oportunidade Toninho do fica mostrou uma série de registros das belezas das nossas serras, trilhas, cachoeiras e paisagens que encantam quem ainda não conhece este pedacinho de chão chamando de “Oasis do Sertão”, encravado no finalzinho das cordilheiras da Diamantina e que esconde muitas belezas.

Já o Secretário Rogério, disse a Isaac que a parceria com a CODEVASF e o município de Antônio Gonçalves é uma porta que se abre trazendo possibilidade de novos projetos, pois esta é a meta do gestor Roberto, tornar o município autossustentável a partir das riquezas naturais. Isaac que é Engenheiro Agrônomo e analista de projetos regionais recebeu as demandas demostrando muita alegria e ao fim da conversa revelou que é filho do vizinho município de Pindobaçu.

A equipe ficou no compromisso de retornar levando projetos elaborados em áreas específicas, já que Isaac se comprometeu em colaborar com as informações e encaminhamentos técnicos no sentido de o município conseguir seus objetivos.

Por Juju Mangabeira DRT 6341






Por Juju Mangabeira DRT 6341