sexta-feira, 23 de março de 2018

Antônio Gonçalves: Secretário Rogério e Adilsom Guira Acompanharam Grupo de Defensoras Da Natureza Em Visita A Reserva RPPN Maria Maia No Município De Saúde - Ba
Um grupo formados por ativistas ambientais, estudantes da UNEB e membros do comitê de bacias do Itapicuru, visitaram na manhã desta sexta-feira (23), a reserva RPPN Maria Maia, que fica localizada dentro das serras do município de Saúde Bahia.
Na verdade, o grupo preparou o seminário e campanha de criação da APA daSerra de Jacobina, e nascentes do Rio Itapicuru. Presentes: IFbaiano, CPT, Uneb. Sinasf, Aspaff, Ekokatu e Bistros sabores do mundo.
O grupo desenvolve atividade acadêmica e preservação da natureza.

O objetivo da ida dos representantes de Antônio Gonçalves foi conhecer as experiências, já que as carteiristas geográficas são semelhantes as do nosso município. Rogério disse ainda que também visa buscar experiência e entrosamento com este grupo no sentido de promover atividades afins nas nossas áreas.
RPPN o que? Conheça um pouco mais. Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais.
Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.
Por Juju Mangabeira DRT 6341
A imagem pode conter: Rogerio Souza Alexandre, sorrindo, em pé, árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, árvore, mesa e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, árvore, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, planta, árvore, sapatos, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e água




domingo, 18 de março de 2018

Antônio Gonçalves: Festa De Argolinha Cultural Com Equipes Vermelho E Azul Movimenta A Cidade
A Cidade Antônio Gonçalves foi surpreendida na tarde deste domingo (18) com uma bela manifestação cultural, que há muitos anos vinha sendo esquecida. Estamos falando das festas de Argolinha com a participação de duas equipes, uma trajando a cor azul e a outra a cor vermelha.
As equipes percorreram as ruas da cidade e logo em seguida se deslocaram para o local da competição, conhecido com bairro da lagoa. Os dois grupos, bem ornamentados, um representava a própria Cidade e o outro o povoado de Bananeiras.
Um senhor conhecido como Altino, velho conhecido de vaquejada não escondia sua felicidade, e ainda mais pelo fato de está acompanhando as duas rainhas do evento.
NOTA
A corrida de argolinha é um jogo que foi trazido para o Brasil pelos portugueses no século XVI e é até hoje praticado em cidades do interior nordestino, que celebram e transformam o jogo em uma corrida funciona com homens montados em seus cavalos, que devem retirar com a ponta de sua lança pequenas argolinhas do tamanho de um anel, presas por barbantes em um poste enfeitado de papel colorido.
Os cavaleiros estão sempre em alta velocidade e devem exercitar sua pontaria para conseguir resgatar as argolinhas. Segundo a tradição, como as argolinhas são similares aos anéis, elas devem ser oferecidas às mulheres ou às pretendentes dos competidores como um símbolo de amor. A festa de argolinha é tradição que vem desde os tempos medievais onde as competições foram transformadas em festividades.
A imagem pode conter: 3 pessoas, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, andando a cavalo e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, cavalo, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, céu, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, andando a cavalo, céu, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, andando a cavalo e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, andando a cavalo e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando a cavalo, árvore, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas andando a cavalo, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

Por Juju Mangabeira DRT 6341

sábado, 17 de março de 2018

Prefeito Roberto Convoca Reunião Com Diretores E Vices Da Rede Pública Municipal
O Prefeito Roberto Carlos e a Secretária de Educação Doracy, reuniram com cerca de 40 funcionários da educação. A reunião de emergência teve como pauta principal a discussão em torno do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), e visa uma melhor readequação, pois segundo o gestor, é preciso um novo planejamento, já que a arrecadação do ano de 2017 foi inferior ao esperado.
Ainda participou o Secretário de Administração, senhor Amarildo Cardoso, que tem na sua pasta a responsabilidade do acompanhamento na gestão em geral. Outros assuntos também foram discutidos como; Reformas das escolas, merendas, etc.
O Prefeito recebeu os educadores em seu gabinete na manhã desta sexta-feira,16, e disse está muito feliz com o empenho de todos no processo da educação do seu município.
A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, Amarildo Cardoso e Divinha Guirra, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo

Audiência Pública Em Antonio Gonçalves Cria Comissão Tripartite Para Conduzir Processos De Titulação De Terras No Município
Bahia Mais Forte, Terra Legal. Com este título o Governo do Estado vem realizado uma série de audiências públicas no território de identidade norte do Piomonte do Itapicuru, que tem como o objetivo fortalecer a política pública de regularização fundiária.
Antônio Gonçalves realizou sua audiência na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Câmera de Vereadores. Representantes do poder público e sociedade civil discutiram as particularidades local.
O processo será coordenado por uma comissão tripartite, que ficou assim constituída; Representando o poder legislativo, a vereadora Célia e o Vereador Jurandi, pela sociedade civil ficou o senhor Jaime Rodrigues, representando os SINTRAF e Vandinho representando a Associação da escola família agrícola. Já pelo poder Executivo, ficaram o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rogério Alexandre e João Barbosa também da mesma secretaria.
Segundo Yon Fontes e Paulo Terra Nova, mobilizadores do território frente ao processo, o governo está destinando 200 novos títulos para Antônio Gonçalves, mais 90 que já estão em curso.




Presidente do SINTRAF de Antônio Gonçalves Esteve No Gabinete Do Prefeito
Na manhã desta sexta-feira,16, esteve visitando o gabinete do Prefeito, o senhor Jaime Rodrigues. Na oportunidade, o chefe do executivo ao receber o representante dos trabalhadores rurais do município, quebrou protocolo, cedendo a sua própria cadeira para o líder comunitário, que retribuiu com um gesto simbólico de atendimento.
Jaime levou reivindicações importantes para o gestor municipal. Na saída do gabinete, o mesmo afirmou que é papel dos dois lideres formarem parcerias que resultem em melhoria do município. Afirmou.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, listras

sábado, 3 de março de 2018

Bombardeio turco na Síria mata pelo menos 36 milicianos pró Assad

Pelo menos 36 milicianos pró-governamentais sírios morreram neste sábado (3) por um bombardeio de aviões turcos no enclave curdo-sírio de Afrin, no noroeste da Síria, informou a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos. É o mais grave bombardeio realizado pela Turquia contra as forças leais ao governo sírio.
O ataque foi contra um acampamento das forças de defesa popular, milícias leais ao governo de Damasco, em Kafr Yana, no nordeste de Afrin. As informações foram passadas à Agência Efe pelo diretor da ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abderrahman.
O número de mortos pode aumentar porque, segundo a fonte, "há muitos corpos sob os escombros" pelo bombardeio contra o acampamento, chamado Al Talaa.
Foto de 28 de janeiro mostra tropas turcas no controle da montanha de Bursayah, que separa o enclave curdo de Afrin da cidade de Azaz, controlada pelas forças turcas (Foto: DHA-Depo Photos via AP, File)
Na noite de quinta-feira, outro bombardeio turco causou a morte de, pelo menos, 14 combatentes dessas forças sírias na zona de Yama, no norte de Afrin, na Síria, segundo a mesma fonte.

Desde 20 de janeiro, a Turquia e facções rebeldes sírias pró Ancara desenvolvem uma ofensiva em Afrin, controlada pelas Unidades de Proteção Popular (YPG, por sua siglas em curdo), consideradas terroristas pelo governo turco por seus vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
As forças turcas e os grupos armados sírios aliados de Ancara invadiram hoje Rayu, considerada estratégica porque é a passagem que comunica o norte de Afrin com o oeste da província de Aleppo.
As forças de defesa popular entraram há 11 dias em Afrin, em aplicação de um acordo entre as autoridades sírias e as YPG para proteger a região do ataque turco.
Segundo o observatório, pelo menos 58 milicianos partidários de Assad morreram nos combates e bombardeios turcos, incluindo os de hoje.
Desde o início da operação militar, a Turquia e seus aliados tomaram 82 populações de Afrin, que supõem 23% das zonas rurais dessa região, segundo o Observatório.Imagem aérea mostra território curdo-sírio de Afrin (Foto: Mahmoud Hebbo/Reuters)
Fonte: G1
Após imbróglio da Barra, Rui questiona competência do MPF para investigar caso Fonte Nova
[Após imbróglio da Barra, Rui questiona competência do MPF para investigar caso Fonte Nova]
O governador Rui Costa, que teve a sua Secretaria de Segurança Pública acusada de investigar indevidamente o caso da requalificação da Barra pelo prefeito ACM Neto (DEM), mirou sua artilharia contra a operação Cartão Vermelho e voltou a criticar a atuação político-partidária de integrantes de alguns órgãos.
Na última quarta-feira (28), o governador, ao dizer que apoiaria uma CPI para investigar o contrato da Arena Fonte Nova, alvo da Cartão Vermelho, recomendou uma comissão parlamentar de inquérito para apurar também a denúncia feita pelo delator André Vital sobre suposta irregularidade na licitação para a obra da Barra. O prefeito ACM Neto (DEM) reagiu e acusou a SSP de investigar ilegalmente o caso da Barra, medida que seria de competência da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, conforme despacho do juiz federal Antônio Oswaldo Scarpa, da 17ª Vara Especializada Criminal. O imbróglio desencadeou um embate no campo político.
Neste sábado (3), durante inauguração de trecho da Linha Azul, em Salvador, Rui Costa aproveitou o contexto para questionar a legitimidade da PF e do MPF na investigação do caso da Fonte Nova, onde há suspeita de superfaturamento no contrato firmado entre a gestão do ex-governador Jaques Wagner e o Consórcio Fonte Nova Participações, formado pela Odebrecht e OAS.

De acordo com o governador, não há recurso público oriundo da União na Arena Fonte Nova para justificar a atuação investigativa dos órgãos federais. Ele lembrou que houve um empréstimo do BNDES para a construção, mas que "há súmulas e súmulas" deixando claro que empréstimo não se configura verba federal.
"Ali na obra da Barra, tem recurso público do município, aí vi na imprensa uma declaração que não pode apurar porque o MPF está apurando. Mas na Fonte Nova não tem recurso federal, então o que a Polícia Federal e o MPF estão fazendo aí? Política. A Justiça vai decidir sobre isso", criticou o petista, que apontou uma "politização de pessoas, não de órgãos, que estão agindo como militante partidário". "Essa é a questão. Eu espero que os órgãos superiores coloquem as coisas em seus devidos lugares e coloquem um freio a este tipo de comportamento. Eu não sou investigador, portanto não quero comentar sobre eventuais irregularidades em outras obras. Eu deixo para os orgãos de investigação apurarem. A gente não pode incentivar a calúnia e a mentira. Quando aparece uma denúncia contra uma pessoa, tem gente que fica parecendo um santo. Quando aparece contra seus adversários, parece um acusador. Eu não vou repetir isso, porque não acho isso ético", disse Rui Costa.
"Eu não sou jurista, tem gente mais competente para definir isso, que é a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Eu não fiz curso de advocacia, então não me sinto na condição de sentar com o MPF para discutir competência jurídica. Aliás, acho que é do desejo de todas as instituições que se apure mais, não que restrinja a apuração", ponderou. 
Fonte: Bocão News