sábado, 6 de outubro de 2018

Antônio Gonçalves: Brigadistas Criam sua Associação Visando Melhor Organizar e Estruturar este Trabalho Voluntario de Proteção a Natureza e Combate a Incêndios
Reunidos na manhã deste sábado na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, os membros da brigada contra incêndio do município de Antônio Gonçalves discutem a criação de sua associação, denominada: Associação Dos Brigadistas Guardiões Itinga da Serra.
O grupo ainda discute a aprovação da diretoria, estatuto e outros encaminhamentos. Os trabalhos contam com a assessoria jurídica do jovem advogado João Carlos Matos Teles Júnior, que disse a nossa reportagem da sua alegria de poder contribuir para este movimento no município. Afirmou.
O grupo de ativistas vem recebendo apoio de entidades como a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na pessoa de seu secretario Rogério e equipe, da Biblioteca Pe. Miguel, onde eles receberam treinamentos. E agora a equipe recebeu do jovem estudante Rodrigo um uniforme provisório (CAMISETAS PERSONALIZADAS), até que o Governo do Estado em parceria com outras entidades de apoio entreguem as fardas oficias e os equipamentos.
O ativista João Paulo disse que é muito importante o apoio do poder público e da comunidade local. Registramos a presença do lutador da comunidade da região da serra do Brejão da Grota, senhor Rubens Farias e Adilson Guirra diretor de cultura e lotado dentro da Secretaria de Educação e que atua com a juventude no desenvolvimento cultural do município, entre outros nomes importantes nesta jornada de causa nobre.
A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Erik Shneider, Adilson De Araújo Guirra, Dandara Silva, Júnior Sillvaa, Magno Vidal, João Paulo Queiroz e João Carlos Matos, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e sapatos

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Antes do LULA nosso meio de transporte era orgulhosamente o nosso JUMENTO, hoje é carro e moto por todo canto e para as viagens longe vamos é de AVIÃO.

AGORA vou votar  no homem de LULA Haddad 13 e preparar me Jegue  para a vitória em BRASILIA.

Na minha carga levo; O PT diminuiu a pobreza no Brasil em 50%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

O PT criou o PROUNI, que levou 1 milhão e 200 mil estudantes pobres a universidade.

O PT criou o PRONATEC, que até o final de 2014 terá 8 milhões de alunos pobres cursando gratuitamente o ensino técnico e aprendendo uma profissão.

O PT construiu 18 novas universidades.

O PT criou o Bolsa Família, o maior programa de Transferência de renda do mundo, que diminuiu a desnutrição e a mortalidade infantil, colocou as crianças na escola e melhorou a qualidade de vida do povo mais pobre.

O PT fez o Luz para Todos, que levou eletricidade para 15 milhões de pessoas que antes não tinham acesso a luz elétrica.

O PT criou o Minha Casa, Minha Vida, que já construiu e contratou mais de 3 milhões de casas para pessoas de baixa renda.

O PT aprovou o PNE que destinará 10% do PIB para a educação, além de ter aprovado 75% dos royalties do pré-sal para a educação.

O PT trouxe 14.000 médicos estrangeiros, no Programa Mais Médicos, para atender uma população de baixa renda de quase 50 milhões de pessoas que antes não tinham acesso ao profissional médico.

O PT fez o Programa Água para Todos, que já construiu 500 mil cisternas no nordeste e também está concluindo a transposição do Rio São Francisco, que levará água para 12 milhões de nordestinos durante a seca.

O PT diminuiu o desemprego de 12% em 2002 para 5% em 2014, atingindo a menor marca histórica do desemprego.

O PT diminuiu a inflação média de 9% com FHC para 6% nos governos Lula e Dilma.

O PT triplicou o orçamento da saúde e da educação. O orçamento federal da saúde era de 25 bilhões, e da educação 33 bilhões em 2002. Agora o orçamento federal da educação está em 104 bilhões e da saúde está em 106 bilhões.

O PT criou o PAC, que já investiu 665 bilhões em obras de infraestrutura no Brasil.

O PT criou 340 escolas técnicas em todo o Brasil, mais que o dobro do que foi construído em toda a sua história, que foram 140 escolas técnicas até 2002.

O PT criou o Programa Farmácia Popular, que leva remédios à população a preço de custo, e também o SAMU, que faz um atendimento personalizado e rápido a vítimas de acidentes e doenças.

O PT pagou a dívida com o FMI e se tornou credor internacional, podendo emprestar dinheiro a outros países e impedindo que organismos internacionais possam decidir a política nacional por força de dívidas do país, como ocorria até 2002. Hoje o PT na presidência acumulou o montante de 385 bilhões de reais em reservas.

O PT fez a desoneração total dos impostos federais da cesta básica.

O PT aumentou a renda do trabalhador e o poder de compra do salário mínimo. O salário mínimo que em 2002 valia 70 dólares, hoje vale aproximadamente 320 dólares. Graças a política de valorização do salário mínimo, seu poder de compra é o maior desde 1979, superando em muito o salário mínimo da era FHC.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Antônio Gonçalves: Agricultores Familiares Serão Beneficiados Com Quase R$ 700 Mil Reais Pelo Governo Estadual
Na tarde desta segunda-feir , 01 de outubro, compareceram a sede do (SETAF), Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, órgão vinculado a CAR/SDR escritório regional de Senhor do Bonfim, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério de Souza Alexandre e o diretor da Escola Família Agrícola Vandison de Jesus Santos (Vandinho), onde foi assinado convênio na ordem de 673.874,77. Os valores fazem parte da liberação dos projetos do Pró –Semiárido (Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Semiárida da Bahia e que é resultado de um acordo de empréstimo entre o governo da Bahia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no caso de Antônio Gonçalves são dois territórios de identidades já em andamento e mais um sendo criado.
Este projeto terá o gerenciamento do IDESA E SEUS TÉCNICOS ,QUE JA ESTÃO NO MUNICÍPIO FAZENDO O TRABALHO DE MOBILIZAÇÃO JUNTO AS COMUNIDADES.

Com informações do secretário de agricultura do município, neste primeiro projeto serão atendidas as seguintes comunidades; Bananeira dos Pretos, Jiboia, Sao João e Cadeirão do Mulato. Já o diretor Vandison, da Escola Família Agrícola (EFA), informou a nossa reportagem que a Escola será a entidade executora do projeto e as comunidades citadas serão as beneficiadas, através das seguintes ações; Agrobiodiverside, Agroestrativismo e Artesanato, também investimento social.
Rogério e Vandinho comemoram o ato em nome do prefeito Roberto e ainda afirmaram que em breve será a vez da assinatura do convênio do projeto da região da grotas. Já Rogério ainda Salientou que estão mobilizados para que o Estado reconheça logo a criação do novo território que está sendo criado e que envolve as comunidades, de Brejo do Coelho, Pateiro, Caraíba e Grota da Gia.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Rogerio Souza Alexandre, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Por Juju Mangabeira DRT 6341

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Antônio Gonçalves Sediou Encontro Do Comitê CBHI
Nos dias 24 e 25 de setembro estiveram reunidos membros do Comitê de Bacias Hidrográficas do rio Itapicuru e entidades parceiras para discutir planos, programas e projetos no Governo do Estado da Bahia para com os recursos hídricos desta bacia. Na oportunidade estiveram presentes representantes das seguintes entidades: ASPARF, ARESOL, CAR, EMBASA, BAHIATER e Representantes de algumas empresas que atuam no ramo ligado ao meio ambiente, além alunos de algumas escolas.
Na oportunidade, o vereador Jurandy de Jesus Menezes fez críticas a Embasa pela mesma não ter feito o sistema de abastecimento de água das comunidades de Sapé e Bananeira dos Negros. Pois para o vereador, estes moradores são oriundos de comunidades remanescentes indígenas e quilombolas e até o momento não dispõe de água encanada.
Vários representantes de comunidades estiveram presentes, com destaque para o líder comunitário Ruben de Farias que em sua fala salientou a importância do município de Antônio Gonçalves, já que somos o maior produtor de água desta bacia com a existência de mais de 60 minações nas serras do nosso município.
O evento contou com o apoio logístico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Bióloga Fabiana representou o secretário Rogério de Souza Alexandre.
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Juarez Brito, pessoas sentadas, mesa e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Amanda Monteiro, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e mesa
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo João Paulo Queiroz, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Secretaria Municipal De Agricultura E Meio Ambiente Entra Com Projeto De Criação Do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) E Vereador Mano Recebe Das Mãos Do Secretário Rogério o Texto Proposta
Na manhã desta quarta-feira (19) o Secretário Rogério esteve na Câmara de Vereadores onde deu entrada no pedido apreciação e votação do projeto de lei que institui no âmbito do município a criação do SIM. O projeto foi recebido e protocolado pelo presidente vereador Armando Reis (Nego Mano), que afirmou para o Secretário a importância deste projeto que vai ajudar aos agricultores e produtores a terem maior facilidade na hora de comercializarem seu produtos de origem animal e/ou vegetal.


Vejam a Justificativa do Projeto de Lei nº 10 2018
O Projeto de Lei que ora apresentamos para estudo e aprovação dispõe sobre inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal e vegetal no município de Antonio Gonçalves e dá outras providências. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) tem por objetivo inspecionar a obtenção, o processamento e a comercialização dos produtos de origem animal e vegetal (leite e derivados, carne e derivados, mel, pescado, ovos e outros). Por isso todas as pessoas que produzem ou comercializam produtos acima citados, ficariam obrigados a cumprir determinados padrões de qualidade, e os alimentos de origem animal e seus derivados deverão ter o carimbo de inspeção, seja Municipal, Estadual ou Federal, garantindo a sua qualidade.
Com o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) o consumidor, poderá contar com produtos inspecionados com um selo de qualidade, lembrando que em nossa cidade não existe atualmente nenhum controle sobre estes alimentos de origem animal e vegetal. A criação do SIM, não só representa um ato de responsabilidade com a saúde dos munícipes que consomem alimentos produzidos pelos agricultores e pecuaristas de nosso município, vendidos principalmente em feiras, eventos e comércios, mas vai muito além disso. A criação do SIM, aliada a políticas de incentivo e apoio à agricultura local poderá alavancar a atividade agrícola, industrial e comercial, sendo uma alternativa viável para agregação de valor aos produtos, geração de renda e empregos, possibilitando inclusive a aquisição desse tipo de alimentos para a merenda escolar. Diante de todo o exposto e considerando-se a sua importância para que o município possa dar continuidade na efetivação do SIM, espera-se a aprovação unânime do Projeto de Lei ora apresentado.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

domingo, 16 de setembro de 2018

CULTURA: Antônio Gonçalves Faz Homenagem A Olegário Um Camponês Historiador
Com poesia, homenagens, falas de recordações sobre suas histórias e até direito a biografia. Foi assim a justa homenagem que aconteceu neste sábado dia 15 de setembro de 2018 na Fazenda Mangabeira, no Município de Antônio Gonçalves, quando moradores, familiares, amigos e lideranças políticas reuniram-se para inaugurar um centro comunitário que recebeu o nome do saudoso Olegário Juvêncio dos Reis, um agricultor historiador e apaixonado por livro.
Olegário além de lavrador nas terras da Mangabeira, também desenvolvia outro ofício com muita maestria o de cabeleireiro. O centro fica no antigo prédio escolar que havia sido desativado e agora foi recuperado para este fim com o apoio do prefeito Roberto, Vereador Jurandy, Juju Mangabeira e Jaime Rodrigues do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Presentes no ato de inauguração; Amarildo Cardoso Secretário de Administração, Rogério Alexandre Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Doracy Carvalho Secretária de Educação, Bruno técnico agrícola, senhor Amilton, Paulo Henrique entre outros. Uma moradora da comunidade, senhora Celeste Pinto poetisa, leu uma linda poesia sobre o senhor Olegário, emocionando assim todos.
Já o vereador Jurandy agradeceu a família e chamou o saudoso de ‘’Dr. Olegário pelo seu tamanho em conhecimento’’. Concluiu o vereador, fazendo também uma referência ao senhor Luiz Pereira de Souza, ex-Prefeito que foi o responsável pela construção do prédio onde hoje se tornou o centro comunitário Olegário Juvêncio dos Reis.
O Secretário de Agricultura Rogério se colocou a disposição da comunidade para a criação da associação e acompanhamento a outros projetos. Já Doracy disse está muito feliz pelo momento, ela também disponibilizou mobiliários para o centro.
O Secretário Amarildo pediu mais união da comunidade para que a força coletiva leve benefícios para todos, afirmou. A líder comunitária Djanira falou em nome da comunidade e reivindicou do prefeito as seguintes pautas; Melhoria no sistema de água através de um poço artesiano, reforma de uma casa de farinha e a tão sonhada melhoria da estrada vicinal da comunidade a sede do município.
Fala do Prefeito: Após ouvir as homenagens o gestor também fez várias referências ao homenageado e finalizou agradecendo aos amigos, moradores e familiares, além de firmar compromisso com os moradores diante das pautas reivindicadas. A professora e filha Izabel Reis leu uma curta biografia de seu pai o homenageado.
Veja na integra .
Biografia de Olegário Juvêncio dos Reis
Olegário Juvêncio dos Reis (06-03-1924) (14-11-2016). Foi um barbeiro e historiador.
Nasceu em Mangabeira, povoado da Cidade de Antonio Gonçalves, no ano de 1924.
Seu pai, Juvêncio Pereira dos Reis, e sua mãe, Rita Pereira dos Reis, foram para o Sul da Bahia fugindo da seca que castigava a região, no ano de 1932, levando junto, seus 4 irmãos, e deixaram Olegário, aos cuidados do seu tio, Pedro Izidorio dos Reis.
No ano de 1938, seu pai, com muita saudade de seu filho, que tinha deixado no interior da Bahia, resolveu buscá-lo. Mas faleceu um dia antes.
Assim, estava Olegário aos 14 anos, órfão de pai, continuou morando com seu tio na Mangabeira.
Aos 17 anos, Olegário viajou até Ilhéus, para morar com sua mãe e seus irmãos. Sua mãe já se encontrava casada com outro, e dessa união tiveram mais 3 filhas. Nessa mesma época, ele aprendeu a profissão de barbeiro.
Ao retornar a sua terra Natal, ficou conhecido como: Olegário barbeiro. Trabalhando em Bananeiras, Campo Formoso e Antonio Gonçalves.
Foi quando conheceu sua esposa, Jaime Alves dos Reis, que morava na Cidade de Campo Formoso. Casaram, e foram morar em Mangabeira, onde nasceram seus 4 primeiros filhos.
Sua esposa, pensando em uma vida melhor para seus filhos, resolveu ir morar na Cidade. Chegando lá, tiveram mais 7 filhos, totalizando 11 ao todo. Sendo que faleceu 2 pequenos e 2 já adultos.
Dezembro de 2011, sua esposa faleceu aos 79 anos, ficando Olegário viúvo.
Mesmo cansado, continuou sua rotina até sua roça em Mangabeira todos os dias, e final de semana exercia sua profissão como barbeiro. Trabalhava, contando suas histórias com toda paciência, até os 90 anos de idade.
Homem sábio, conhecedor da História do Brasil e da Geografia em geral, nunca frequentou a escola, mesmo assim, aprendeu a ler e escrever. Amava o que fazia, e transmitia seu conhecimento de tudo que aprendeu e vivenciou, através de suas histórias.
Em novembro, de 2016, aos 92 anos, Olegário veio a falecer, deixando o maior legado para seus filhos, a honestidade.
15/09/2018 está sendo homenageado com o Centro Comunitário de Mangabeira.
A imagem pode conter: 23 pessoas, incluindo Edemilson Claro, Maria Aparecida, Robson Araújo, Ana Izabel Alves e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 30 pessoas, incluindo Juju Mangabeira, Maria Aparecida, Robson Araújo, Ana Izabel Alves, Doraci Carvalho Carvalho e Amarildo Cardoso, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Rosimeire Reis e Ana Izabel Alves, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Juju Mangabeira, Rosimeire Reis e Ana Izabel Alves, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e pessoas no palco
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Amarildo Cardoso e Rogerio Souza Alexandre, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Rogerio Souza Alexandre, Ana Izabel Alves e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Amarildo Cardoso, Ana Izabel Alves e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho e Rogerio Souza Alexandre, área interna
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho e Ana Izabel Alves, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 6 pessoas
A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Ana Izabel Alves, Robson Araújo e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Rogerio Souza Alexandre, Juju Mangabeira e Robson Araújo, pessoas sorrindo, área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, close-up
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Ana Izabel Alves, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: Ana Izabel Alves, Doraci Carvalho Carvalho e Maria Aparecida, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Antônio Gonçalves é Campeã Na Região Do Território Piemonte Norte Do Itapicuru Na Nota Do IDEB Com 5,1
O IDEB é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil), e no fluxo escolar. O município de Antônio Gonçalves no norte Baiano vem ultimamente sendo destaque em avanços de diversas políticas públicas diferentes e agora para a felicidade dos gestores e profissionais da EDUCAÇÃO, o município sai em primeiro lugar na região com a melhor nota do IDEB.

A atual Secretária de Educação Doracy Carvalho e o Gestor Municipal Roberto Carlos Dantas Lima, atribuiu o bom despenho e a nota ao empenho de todos os atores envolvidos no processo da educação no município. Inclusive a equipe da gestão passada.
Esta CONQUISTA é de todos Nós. A EDUCAÇÃO é o caminho para o desenvolvimento de nossa GENTE!
A imagem pode conter: texto
Por Juju Mangabeira DRT 6341