terça-feira, 6 de julho de 2021


 Foi realizada visita de campo com participação de extensionistas e agentes de ATER do IDESA que atuam na execução do Projeto Pró-Semiárido no Território Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, onde fora feito a gravação de vídeos com depoimentos das agriculturas do projeto , para apresentação no III seminário dos resultados alcançados com o uso das caderentas Agroecológica que irá acontecer no dia 09/06/2021, no intuito de demonstrar a importância da ferramenta que focaliza o empoderamento do papel da mulher do campo no desenvolvimento e registro das atividades produtivas em suas propriedades rurais.  Estavam presentes nessa atividade de ATER em parceria com a SDR/CAR/FIDA as agricultoras Sra. Jaine da comunidade rural do Alto da Roça e a Sra. Maria Daiane da comunidade Barriga Mole município de Andorinha, com a mediação da Técnica em Agropecuária do IDESA Rivalda e  da Agente Comunitária Rural, bem como com o apoio da equipe de marketing do IDESA composta pelo diretor executivo Hernande, a assessora de comunicação Sra. Ilmara, e da técnica administrativa Laís.

















Perseguição política, ataques ao princípio da liberdade e autonomia sindical, esses foram alguns dos fatos considerados nas decisões judiciais de primeira e segunda instância que garantiram à Presidente do SINDCAÉM o direito de exercer seu mandato.

Assim como ocorreu em 2015, quando o Prefeito Arnaldo de Oliveira Filho tentou cercear o direito de mandato classista no SINDCAÉM, sendo impedido pela justiça após ação movida pela entidade sindical, o mesmo ocorreu em 2021 quando o referido Prefeito retornou à cadeira do executivo municipal e mais uma vez tentou cercear o direito da Presidente do Sindicato, inclusive suprimindo integralmente sua remuneração durante esse período. Contudo, a justiça mais uma vez reconheceu em primeira e segunda instância que existiam elementos suficientes que comprovam o direito da Presidente em exercer seu mandato classista, determinando que a gestão municipal assegure a licença remunerada da servidora para o desempenho da função de Presidente do SINDCAÉM e assegure o pagamento das remunerações suprimidas sob pena de multa no valor de R$ 10.000,00, com possibilidade de responsabilização pessoal do Gestor Municipal.

Para o assessor jurídico do SINDCAÉM, Lúcio Sá "essa vitória reforça que as instituições estão atentas e não toleram ataques contra os princípios democráticos. A liberdade e a autonomia sindical são garantias constitucionais e investidas contra esses direitos não prosperam, pois contamos com a amparo das Leis e da Justiça".





quinta-feira, 1 de julho de 2021

Exclusivo: Antônio Gonçalves Recebeu Representante Da Secretaria Estadual De Turismo

Na tarde desta quinta-feira, 01 de Julho, o assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, o senhor Magno Lavigne esteve em Antônio Gonçalves, BA. O representante do estado estava acompanhado do Dr. Lúcio Sá, Secretário de Juventude da UGT-BA, e consultor jurídico de entidades no Piemonte Norte, também esteve presente o senhor André Felipe, tesoureiro da União Geral dos Trabalhadores da Bahia. A visita ao município de Antonio Gonçalves aconteceu logo depois do grupo cumprir agenda na cidade de Senhor do Bonfim.
Segundo Lúcio Sá, a visita se deu principalmente nas serras da mangabeira, ponto de referência por ter o plantio de uvas, e que vem servindo como base para a discussão do circuito turístico da chapada norte. A visita se dá em um momento muito importante na discussão de busca de apoio governamental para fluir este projeto.
Magno falou em nome do Secretário de Turismo da Bahia (Maurício Bacelar). E afirmou ainda, que o governador já está acompanhando o projeto junto a SEINFRA, no sentido de viabilizar o conjunto de estradas que ligam os municípios que formam o circuito turístico.
Magno disse ter ficado encantado com as belezas da nossa região. "Eu quero voltar aqui mais vezes para tomar um vinho e degustar as uvas dessas serras, isso aqui é muito bonito e tem potencial de gerar emprego e renda". Afirmou.
Dr. Lúcio Sá também comentou a nossa reportagem que o seu empenho para trazer Magno é por entender a importância do turismo para o nosso município e região, encerrou dizendo que hoje foi um dia memorável.




sábado, 12 de junho de 2021

 Cámara de Bonfim Homenageia  Rosival Leite  da FETRAF-BA

A  Câmara Municiapal de Senhor do Bonfim do Estado da Bahia, aprovou por unanimidade a Moção de  Reconhecimento e Aplausos de autoria do Vereador Rê do Sindicato,  ao Sr.

Rosival Leite da Silva, pelos os relevantes  serviços prestados ao  município de Senhor do Bonfim.

Rosival Leite da Silva, é  um grande agricultor e  liderança  Sindical do Estado da Bahia, onde é conhecedor da situação vivida pela população baiana, especialmente da classe menos favorecida, onde ele tem se dedicado ao movimento sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF/BA), por entender que  é preciso lutar e se juntar aos parceiros  para conquistar  direitos, por uma produção de alimentos saudáveis e buscar dignidade  e valorização aos povos do nosso estado e da nação.

 Além disso, tem lutado   pela a melhoria das condições de vida do povo do campo e da cidade, almejando a geração de trabalho e renda, especialmente pelo incentivo a produção de alimentos , agregação de valor, industrialização e potencialização dos empreendimentos econômicos, solidários e na garantia de promover a moradia digna para todos e todas.

Gratidão sempre   ao companheiro irmão  Rosival  Leite,  pelo o seu  comprometimento  com o nosso  município e também com o Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Pois,

temos grandes investimentos no campesinato bonfinense  na  área de projetos de: Habitação, infraestrura hídrica, equipamentos agrícolas como mecanização,

forrageira móvel, assistência técnica e tantas outras ações que tem  promovido  a melhoria da qualidade de vida de nosso povo camponês.

Sua missão é alicerçada na ética  e  articulada  com os anseios da coletividade, defesa integral da classe trabalhadora e coerência ideológica.

Além. do mais,, tem priorizado  os eixos das Politicas Publicas de: Preservação dos recursos naturais e incentivo a agroecologia, permanência da juventude rural e sucessão na agricultura familiar na  resistência aos conflitos e imposições do agrohidronrgocio  e em defesa da reforma agraria, promoção da segurança  alimentar e nutricional, saúde, educação, segurança pública, direitos e cidadania.

Portanto, considerando que são 30 anos de luta  e resistência  do guerreiro  Rosival Leite  em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as ) do campo e da cidade do Estado da Bahia, em particular ao município de Senhor do Bonfim, onde tem serviços  prestado ao campesinato. Por isso, fez- se oportuno e de grande valor a aprovação da presente moção. 

Deste modo, agradeço aos Senhores (a) Vereadores (a) desta Casa Legislativa por aprovar esta Moção de fundamental importância. Concluiu o Vereador Rê do Sindicato. 

Senhor do Bonfim-Bahia, 11 de junho de 2021



quarta-feira, 9 de junho de 2021

 Itinga Da Serra: Filho Ilustre Visita sua Terra E Fica Encantado Com Empreendimento Rural Na Mangabeira

Depois de 60 anos vivendo no estado de São Paulo, mas sem esquecer seu torrão, o senhor Gerson Campos, que é primo do empresário da Casa Rosa, o senhor Napoleão, em nossa companhia, visitou as Serras da Mangabeira, na tarde desta terça-feira (08).
O baiano naturalizado em São Paulo nos contou muitas aventuras de seu tempo como; os banhos de rio, os engenhos, as brincadeiras e a sua infância na sua terra natal. Mas o que mais chamou a nossa atenção foi a sua viagem para São Paulo, a qual aconteceu em pau-de-arara, e ele relatou detalhes, inclusive nos afirmou que o caminhão pertencia ao saudoso Juca Queirós. Na viagem para São Paulo a mudança foi composta por certa quantidade de rolos de fumo, mercadoria muito comum na época e de grande valor no sul e sudeste do país.
Napoleão parabenizou o senhor Paulo Roberto pelo empreendimento. Já Paulo, como sempre alegre por receber as visitas, agradeceu e lamentou a falta de logística por parte do poder público.
O parreral agora passa por um período de descanso, o que eles chamam de ‘’resguardo’’, e aproveita para aplicar um belo trato cultural, que vai desde adubação, poda e outros cuidados tidos dentro de estudos e tecnologias de ponta.
O turismo rural vem mesmo se consolidando como uma bela alternativa de renda e valorizaçõa para a zona rural, falta os governantes saírem da burocracia e partirem para a prática, com apoio à valorização.
Nossa região é rica demais!




















terça-feira, 25 de maio de 2021

ANDORINHA: Criadores De Caprinos E Ovinos Recebem Melhoramento Genético Nos Seus Rebanhos Através De Sistema De Rodízio Com Reprodutor Sangue-Puro Adquirido Pela Prefeitura

 ACOMPANHE ESTA VIAGEM DA EQUIPE DO PROGRAMA A VOZ DO CAMPO DA Rádio Rainha FM 97,3.

 A feira-livre de Andorinha tem um diferencial, ou melhor, um encanto comum do cenário natural e típico do nosso Nordeste, lá tem; Caboclo com chapéu de couro, cabra macho tomando uma dose de pinga com raiz de quebra facão na bodega mais conhecida da cidade. As meninas faceiras com uma maquiagem natural e o brilho do rosto retocado pelo sol, as mães conversadeiras no meio da feira preocupadas com os motoqueiros de óculos escuros, para não enganarem sua filhas!

 A famosa buchada de Dona Linda, e o curral ou feira de animais, se destacam entre os pontos de maior atração da feira-livre de Andorinha. Foi lá na feira dos animais, como próprio nome sugere, que encontramos as novidades que nossa reportagem foi em busca: os reprodutores sangue-puro.

 Tudo aconteceu nesta última segunda-feira (24) quando a nossa equipe se avistou com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o senhor Valtônio Antunes e o senhor Antônio, conhecido com Antônio do Salgado. Esse, um filho ilustre da caatinga, pois a sua trajetória, junto com tantos outros nomes da sua época, é marcada por lutas incansáveis para a defesa das terras de fundo de pasto, tanto que orgulhosamente seu Antônio hoje é diretor de uma Central de Associações (CAAFA) responsável pelo gerenciamento das políticas de fundo e fecho de pasto, que na verdade são áreas de uso coletivo.

 Já Valtônio ocupa o cargo de Secretário de Agricultura na atual gestão do prefeito Renato Brandão (Renatinho), então é ele que cuida do importante projeto dos reprodutores sangues-puro, os quais descrevemos agora.

 O mesmo começa sua fala discorrendo com muita propriedade sobre toda logística do projeto. “Aqui, pelo IBGE com base no último censo, o município aparece com aproximadamente 80.000 mil cabeças de caprinos e ovinos, mas com certeza existe aproximadamente mais de 100.000 cabeças, pois ainda tem muita gente que se recusa a declarar, por algum motivos, então na realidade é muito mas”. Afirmou o Secretário cheio de entusiasmo, pois está diante certamente de um plantel gigantesco entre os demais municípios do território do Piemonte Norte do Itapicuru.

 Com essa dimensão, o criatório torna-se umas das maiores fontes de renda para os caatingueiros andorienses. A Prefeitura, então, através do Governo do Estado, criou uma bela logística onde funciona a feira e também ali ficam as baias que abrigam cerca de 25 reprodutores sangue-puro de caprino e ovino, que são levados para as propriedades, obedecendo todo um protocolo que eles chamam de aluguel do reprodutor, onde o animal é acompanhado por profissional como técnico e veterinário, além dos proprietários. Ali permanecem por 45 dias, depois retornam para o descaso.

 Segundo o Secretário, este método já redeu mais de 500 novos animas com uma característica de genética melhorada. Dessa forma, por apresentar clima diferente – pois do lado sul ficam as serras do grupo Itiúba – , Andorinha também se destaca pela pecuária de corte e leiteira, inclusive recentemente lá foi inaugurado um dos melhores laticínios da região.

Considerações aos senhores; Raimundo Costa, Alôncio do Vale e Elton Matos.














 Por: Equipe do Programa A Voz Do Campo, Rádio Rainha (FM 97,3) Com; Juju Mangabeira (DRT-6345) e Felipe Reis.