sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 Morte Do Padre Miguel: 26 Anos Completam Hoje Sem Este Grande Líder Popular

Pe. Miguel Gamarra morreu no dia 26 de setembro de 1995. A causa da morte, segundo declarou a Igreja à época depois de autópsia teria sido um infarto fulminante.
Lembre o caso; O padre estava num conflito com as autoridades políticas do município e até do Estado, que inclusive o Governador a época era Paulo Solto, e o motivo das constantes brigas com as autoridades era que o mesmo se preocupava por demais com as comunidades ribeirinhas do rio aipim.
O religioso argumentava que não era justo fazer a barragem, matar o rio e as comunidades que durante a vida toda tivessem que pagar pela água depois. Neste mesmo contexto ele defendia a água do Rio São Francisco, tanto que chegou a realizar um ato que parou a BR-407 em Senhor do Bonfim.
Intimação e suspeita de envenenamento: Quando ele morreu surgiu boatos na cidade em que o mesmo estava intimado para depor na polícia acusado de mobilizar populares contra a construção da barragem, outros rumores também tomaram conta dos sentimentos da população de que, o religioso poderia ter sido envenenado, por agentes do estado.
A morte; Na noite anterior ele teria participado de uma confraternização restrita com membros do clero católico em Campo Formoso e segundo informações lá ele teria tomado apenas uma xícara de chá, coisa que, para ele era hábito.
A profecia; O rio aipim desapareceu, a barragem chegou a secar, muitos políticos que o perseguiam morreram e outros derrocaram politicamente a exemplo do governador Paulo Solto que não obteve mais sucesso em sua vida política e o Deputado Estadual Paulo Braga que desapareceu do cenário também.
O translado; O corpo seguiu para Salvador e lá as autoridades baianas não liberaram para que seguisse viagem para seu pais de origem o Paraguai, sendo enterrado praticamente como indigente em um cemitério da capital.





domingo, 19 de setembro de 2021

 AGRICULTURA: Um Milhão De Pés De Abacaxis, Este é O Plantel No Município De Antonio Gonçalves

Um milhão de pés de abacaxis plantados na localidade de Maranhão, no oeste de Antonio Gonçalves, num sistema de agricultura familiar e de sequeiro. Segundo o senhor Rômulo, um dos agricultores visitados por nossa reportagem na manhã deste domingo (19), ali existe mais de vinte e cinco famílias produtoras de abacaxi, e a firmou mais, que todo este potencial não conta com nenhuma assistência técnica e/ou acompanhamento de governos.
Na visita a localidade, podemos conhecer o que os agricultores vêm chamando de "o ouro doce do sertão", estavam presentes os senhores Adalvo e Jaime presidente do SINTRAF. A produção é escoada para os grandes centros e tudo é produzido de forma muito natural e orgânica.
Indignação; Diante de tanta propaganda da SDR, que é a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, e a Secretaria de Agricultura de Antonio Gonçalves ,é um descaso sem precedentes aquele grupo de agricultores não terem nenhum reconhecimento institucional.
Querência: Na gestão passada, o ex-secretário de agricultura fez uma visita à localidade, mas pouca coisa pode fazer para levar mais apoio ao grupo, que até hoje passa despercebido aos olhares dos governantes.





Antonio Gonçalves: Pavimentação asfáltica para Caldeirão do Mulato é a meta do vereador Rodrigo

O povoado de Cadeirão do Mulato é um lugarejo muito rico em cultura e tem como base de sua economia a agricultura de sequeiro e a pecuária. O povoado já tem status de distrito-administrativo e as obras públicas de maiores impactos foram a chegada da energia elétrica e o sistema de água da EMBASA.
Agora é a vez da pavimentação asfáltica para Caldeirão do Mulato. É isso mesmo que você leu, pois uma proposta do vereador Rodrigo, do PCdoB, vem sendo o assunto mais comentado nos bastidores da política local. É que Rodrigo vem demonstrando que pensa grande, e lançou o desafio de buscar esta obra junto ao Governo do Estado.
Rodrigo é filho de Dr. Orlindo, um líder político histórico no município, e tem como deputados de seu partido o PCdoB, Bobô - Estadual e Daniel Almeida - Federal. O vereador visionário se avistou esta semana que passou em companhia dos seus Deputados com o Secretário Marcos Cavalcante da SEINFRA.
Procurado por nossa reportagem o vereador fez a seguinte ponderação. "Nosso objetivo é que a ligação da BA-131 com a BR-407 via Cadeirão do Mulato possa proporcionar a geração de emprego e renda para os povoados da região, além de possibilitar a fixação de seu povo, que poderá trabalhar em outros centros e retornarem para sua localidades com mais tranquilidade". Afirmou.
Assunto relacionado; A convenção de seu partido PCdoB está marcada para acontecer este final de semana, oportunidade em que os Deputados Bobô e Daniel Almeida estarão presentes e poderão anunciar com mais propriedade para a população o grande sonho do jovem vereador.



 Vereador Rê do Sindicato na luta pela a segurança hídrica na zona Rural de Senhor do Bonfim

Através da luta do Mandato do Vereador Rê do Sindicato do Partido dos Trabalhadores (PT) junto ao Governo da Bahia e com o apoio do Deputado Estadual Adolfo Menezes, do Deputado Federal Sérgio Brito e do Governo Municipal.
Graças a Deus as comunidades rurais deste município terão o sistema de abastecimento de água: Raposa do Distrito de Quicé, Tocaia/Jataí, Lagoa da Pedra, Sítio de Cima, Tanquinho do Sítio da Umburana, Simão a Pasagem do Açude do Distrito de Quicé, Urubu, Gameleira, Mamcambira, Bela Vista da Lagoa do Peixe, Boquerão é Lagoa Velha.
Segundo o Vereador Rê do Sindicato, esta luta de água encanada nas comunidades rurais, é uma luta desde o nosso primeiro Mandato, onde colocamos como prioridade no nosso planejamento do nosso Mandato a execução da política pública de segurança hidrica no campo de Senhor do Bonfim. Em tempo, temos contribuído muito com o desenvolvimento hídrico em nosso município. E desta vez estamos em processo de execução dos sistemas de abastecimento de água das comunidades acima citadas, que serão beneficiadas com os sistema de abastecimento de água, por meio da Embasa.
Vale ressaltar que este projeto de sistema de abastecimento de água no campo, é mais um compromisso que nosso guerreiro, Governador Rui Costa tem com o povo baiano, em especial com o povo bonfinense. Por isso, tenho orgulho do nosso Governador, Rui Costa, o melhor do Brasil. O Rui Costa, o Correria , tem vestido a camisa na luta e na busca de investimento de políticas públicas para o campo e cidade, em todas ás áreas. E nós agradecemos ao guerreiro Rui Costa, pela a parceria junto o nosso Mandato, por meio das secretarias do Governo, onde tem sempre atendido as nossas solicitações de investimento em nossos projetos, almejando sempre o desenvolvimento do nosso povo de Senhor do Bonfim.
Na oportunidade, quero agradecer também, ao Superintendente de Operação da Região Norte da Embasa, Dr. Raimundo Bezerra Lopes Neto, que se comprometeu em atender os nossos projetos de sistema de abastecimento de água nas nossas comunidades rurais.
Quero ressaltar também, a importância da luta das comunidades rurais, da Central das Associações da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru ( CAAFTIPNI), do Sindicato dos Trabalhadores de Senhor do Bonfim e da FETRAF-Bahia, junto ao nosso Mandato para alcançar essa grande conquista, que é a água encanada nas residências da Agricultura Familiar. Além disso, vale frizar que guem valoriza a água encarnada em sua torneira, só guem já carregou lata de água na cabeça no sol por vários quilômetros. E, eu sou testemunho desta luta de carregar lata de água na cabeça. Pois, este projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento hídrico, econômico e social deste município.
E nossa luta contínua companheirada, por mais investimento para promover a melhor qualidade de vida de nossos munícipes. Afirmou o Vereador Rê do Sindicato
Ascom
Senhor do Bonfim-Bahia,18 de agosto de 2021.




segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Programa a Voz do Campo acompanha açao da CAR em visita a Antonio Gonçalves

Final de semana produtivo para as comunidades São João e Santana, no município de Antonio Gonçalves, quando receberam a visita da equipe técnica da CAR do território do Piemonte Norte do Itapicuru.
A equipe composta por Hermógenes, Yon, Jeferson e Ronaldo teve o acompanhamento do Vereador Rodrigo de Orlindo.
Nas localidades foram discutidas acompanhamentos às associações e fortalecimentos de projetos através do Governo do Estado. Para a equipe da CAR esta é a primeira agenda fora de Senhor do Bonfim depois da posse de Hermógenes.
O grupo veio ao município a convite da nossa equipe do Programa a Voz do Campo por entender que as duas comunidades visitadas, são pouco assistidas, porém Hermógenes com seu grupo de trabalho afirmou a nossa reportagem que além destas vistas estará à disposição do município e pretende visitar outras comunidades. Afirmou.













quinta-feira, 12 de agosto de 2021

ANTÔNIO GONÇALVES: Lideranças Políticas E Comunitárias Vão A CODEVASF Para Pleitos De Associação 

Anselmo Bispo Recebeu, na manhã desta quinta-feira 12 de Agosto de 2021,  uma comitiva composta por; Adalvo presidente da associação da Grota da Gia, Amarildo Cardoso ex-secretário do município, Jarbas engenheiro agrônomo e Rony ex-assessor do ex-prefeito Roberto Carlos, quando se reuniram com o superintendente da CODEVASF em Juazeiro. 

O grupo busca pleito para a associação e agricultores de Antonio Gonçalves. Na oportunidade, Anselmo falou do compromisso social da autarquia do Governo Federal no sentido de promover o bem-estar das comunidades rurais e principalmente da juventude, no sentido de fixar na terra e encontrar oportunidade de renda em suas próprias comunidades. 

O senhor Adalvo manifestou apreço para com aquele órgão que já é parceiro da sua comunidade. Enquanto Amarildo e Rony falaram em nome de Roberto, também agradecendo o senhor Anselmo e sua estrutura pelos investimentos destinados para o povo de Antonio Gonçalves.

Na pauta; pedidos de cisternas, kits de irrigação, limpeza de aguada, foram algumas das reivindicações. Ainda segundo o chefe Anselmo, os pleitos reivindicados terão seus desdobramentos de acordo as emendas parlamentares, no caso dessas, as pautas serão referendada pelo Deputado Federal Elmar Nascimento apoiado pelo grupo de Roberto.

Nossa reportagem acompanhou o grupo e na oportunidade entrevistamos o senhor Anselmo, que fez uma boa fala para os moradores do território do piemente Norte do Itapicuru. A entrevista vai ao ar no próximo sábado, a partir das 07:00h no Programa a Voz do Campo, na rádio Rainha FM, 97.3 .Vale a pena conferir.

Por Juju Mangabeira DRT 6341






sábado, 7 de agosto de 2021

Em encontro realizado, seguindo estratégia política do PT Bahia, Yon Fontes reafirma pré-candidatura ao pleito eleitoral de 2022

Em reunião do PT Estadual, realizada no dia 01 de agosto de 2021, na cidade de Senhor do Bonfim, com a presença do presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA), Éden Valadares e membros da Direção estadual, com as presenças das lideranças, presidentes e membros dos diretórios municipais do partido no Território Piemonte Norte do Itapicuru/TIPNI, quando da continuidade ao Programa de nível estadual “Pé na Estrada PT” em sua edição 2021. Nesse momento importante, participaram do referido encontro territorial os dirigentes partidários dos municípios de Andorinha, Jaguarari, Campo Formoso, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.                                                                            
 
Na parte inicial do encontro foi destacado sobre a importância da nossa militância no enfrentamento à crise política, econômica, social e sanitária que o Brasil vem enfrentando com uma gestão federal desastrosa, com indícios fortes de corrupção na questão da saúde com efeito genocida, trazendo impactos diretos nas vidas das famílias brasileiras com a perca de entes queridos, e que se agravou ainda mais, principalmente nesse período da disseminação da pandemia da Covid19. Foi ressaltado que dentro do foco e objetivo do encontro a proposta foi de possibilitar uma maior aproximação das bases partidárias, abrir diálogo com os dirigentes municipais e acolher demandas políticas de cada cidade do TIPNI.
 
O momento e ambiente político proporcionado foi pensado na busca organizacional da aproximação maior dos diretórios e suas respectivas representações e participantes do encontro, para dialogar sobre a conjuntura política nacional, estadual, e também territorial, criando assim sincronismo político, quando na oportunidade das exposições, ideias e propostas, absorvendo efetivamente o sentimento coletivo onde buscou uma reflexão da situação difícil atual vivida pela sociedade no país, objetivando fortalecer a nossa visão macropolítica, apresentação de demandas políticas, bem como, vislumbrar a projeção da estratégia política futura no Estado, em conjunto com todos os municípios do TIPNI.
 
O encontro promoveu o debate, dentro da conjuntura política nacional e estadual atual, onde ressalta que quase vinte milhões de pessoas estão passando fome, e, temos um país com situação crescente de mais de quinze milhões de desempregados, conforme os indicadores sociais. As políticas públicas de vários segmentos públicos do plano executivo nacional sendo extintas e esquecidas, onde provoca e traz caos social em serviços públicos, e que, o partido tem sua posição definida de plano de reestruturação da nação, que será sempre o partido do povo brasileiro, que defende o povo brasileiro.
 
Foi reafirmado o nosso compromisso político com o retorno do companheiro Lula enquanto Presidente da República do Brasil e do companheiro, Jaques Wagner enquanto Governador da Bahia em 2022, para dá continuidade ao processo de desenvolvimento do País e do Estado, em seguimento a excelente gestão do nosso governador Rui Costa, promover mudanças necessárias na gestão pública objetivando resgatar direitos e conquistas perdidos ao longo desse desgoverno federal. Em âmbito territorial, seguindo a estratégia do PT estadual/BA, enquanto alternativa política foi reafirmado a pré-candidatura ao pleito para deputado estadual, sendo apresentado o nome de Yon Fontes, presidente atual da legenda no município de Jaguarari, grande liderança e forte articulador junto aos movimentos sociais do Piemonte Norte do Itapicuru, enquanto alternativa política, com grandes perspectivas de estabelecimento de diálogos em demais segmentos políticos de composição de estratégia Inter-territorial.
 
No final, foram reafirmados os nossos compromissos de militância petista e as nossas bandeiras de lutas em defesa do povo baiano e brasileiro, por uma vida mais digna e mais humana, na luta pelo resgate dos direitos e conquistas perdidos; em defesa da saúde e educação pública de qualidade; em defesa do emprego, renda, lazer e cultura para todos, em defesa da democracia e pelo fortalecimento da nossa liberdade social enquanto cidadãos e cidadãs da nossa imensa Bahia e do nosso gigantesco Brasil.
Ascom PT Jaguarari/BA

Registros