quarta-feira, 13 de outubro de 2021

PONTO NOVO: Equipe da CAR e Deputado Jacó visitaram o município.

Na manhã da última terça-feira (12), Érico Vieira, Yon Fontes e Ronaldo, em companhia do Deputado Jacó visitaram Ponto Novo e foram recebidos pelo Prefeito Tiago Gileno, e pelo Secretário da Administração Miguel do PT, e o Secretário de Agricultura Jaiton, a reunião aconteceu no gabinete do Prefeito. Antes, o grupo se avistou com liderança do MPA, onde o líder camponês Edvagno Rios reivindicou pautas importantes.

“De terra arrasada no passado, agora dá lugar a uma nova esperança para agricultores e agriculturas, mesmo tendo que superar problemas”. Este é o sentimento que percebermos na naquele município. Começando pela história de luta e resistência do atual Secretário de Administração, que vem da luta popular e dos movimentos sociais, que no passado Ponto Novo parecia mesmo uma terra arrasada, basta lembrarmo-nos do início do acampamento Pajeú um dos primeiros em busca de uma vida melhor para os camponeses e camponesas.

Hoje, o município dá lugar a uma nova esperança! Pois ali existe o perímetro de irrigação que é formado por famílias reassentadas atingidas pela garagem, além de irrigantes convencionais. Também têm assentados e acampados ligados ao MST e MPA, além da agricultura de sequeiro, como nos relatou o Secretário de Agricultura supracitado. Na reunião o Prefeito Tiago Gileno expôs suas preocupações com este segmento e mostrou um relato de ações que vem sendo desenvolvidas.

Destacamos a disponibilidade de uma equipe da Secretaria de Agricultura para atender as demandas, entre elas; trinta (30) mil mudas de limões Taiti, criação de uma cooperativa dos irrigantes, fortalecimento das associações, viagem de intercâmbios, projeto de construção de uma Escola Agrícola, entre outras iniciativas importantes. Nesse sentido, a equipe da CAR, escritório do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, saiu com uma nova agenda de trabalho no município, já o Deputado Jacó apresentou disponibilidade do seu mandato para o município. O Prefeito disse que com a saída do projeto do Sítio Barreiras o reflexo na economia do município foi grande, afirmando que seu propósito é o “investimento na agricultura e na educação para viabilizar desenvolvimento da população”. Concluiu o jovem gestor.







sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 A Nossa História que a Escola não Mostra

História, belezas naturais, ouro, religiosidade e muitas coisas lindas para serem vistas e contadas. Assim é o santuário em ruínas, escondido entre as Serras das Jacobina, Mirangaba, Caém e Saúde.
Estamos falando da Igreja das Figuras, ou Igreja de São Miguel das Figuras. Construída por Gramacho, quando os Jesuítas saíram da Missão do Shay para estas serras atraídos pelo o ouro.
No último dia 30, foi comemorado pela Igreja Católica o dia de São Miguel e um grupo de pessoas, entre religiosos o Pe. Elielton da Paróquia de Caém, estiveram visitando e celebrando neste local tão importante para reafirmarem a nossa história enquanto povos indígenas e a fúria de nossos colonizadores






 Morte Do Padre Miguel: 26 Anos Completam Hoje Sem Este Grande Líder Popular

Pe. Miguel Gamarra morreu no dia 26 de setembro de 1995. A causa da morte, segundo declarou a Igreja à época depois de autópsia teria sido um infarto fulminante.
Lembre o caso; O padre estava num conflito com as autoridades políticas do município e até do Estado, que inclusive o Governador a época era Paulo Solto, e o motivo das constantes brigas com as autoridades era que o mesmo se preocupava por demais com as comunidades ribeirinhas do rio aipim.
O religioso argumentava que não era justo fazer a barragem, matar o rio e as comunidades que durante a vida toda tivessem que pagar pela água depois. Neste mesmo contexto ele defendia a água do Rio São Francisco, tanto que chegou a realizar um ato que parou a BR-407 em Senhor do Bonfim.
Intimação e suspeita de envenenamento: Quando ele morreu surgiu boatos na cidade em que o mesmo estava intimado para depor na polícia acusado de mobilizar populares contra a construção da barragem, outros rumores também tomaram conta dos sentimentos da população de que, o religioso poderia ter sido envenenado, por agentes do estado.
A morte; Na noite anterior ele teria participado de uma confraternização restrita com membros do clero católico em Campo Formoso e segundo informações lá ele teria tomado apenas uma xícara de chá, coisa que, para ele era hábito.
A profecia; O rio aipim desapareceu, a barragem chegou a secar, muitos políticos que o perseguiam morreram e outros derrocaram politicamente a exemplo do governador Paulo Solto que não obteve mais sucesso em sua vida política e o Deputado Estadual Paulo Braga que desapareceu do cenário também.
O translado; O corpo seguiu para Salvador e lá as autoridades baianas não liberaram para que seguisse viagem para seu pais de origem o Paraguai, sendo enterrado praticamente como indigente em um cemitério da capital.





domingo, 19 de setembro de 2021

 AGRICULTURA: Um Milhão De Pés De Abacaxis, Este é O Plantel No Município De Antonio Gonçalves

Um milhão de pés de abacaxis plantados na localidade de Maranhão, no oeste de Antonio Gonçalves, num sistema de agricultura familiar e de sequeiro. Segundo o senhor Rômulo, um dos agricultores visitados por nossa reportagem na manhã deste domingo (19), ali existe mais de vinte e cinco famílias produtoras de abacaxi, e a firmou mais, que todo este potencial não conta com nenhuma assistência técnica e/ou acompanhamento de governos.
Na visita a localidade, podemos conhecer o que os agricultores vêm chamando de "o ouro doce do sertão", estavam presentes os senhores Adalvo e Jaime presidente do SINTRAF. A produção é escoada para os grandes centros e tudo é produzido de forma muito natural e orgânica.
Indignação; Diante de tanta propaganda da SDR, que é a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, e a Secretaria de Agricultura de Antonio Gonçalves ,é um descaso sem precedentes aquele grupo de agricultores não terem nenhum reconhecimento institucional.
Querência: Na gestão passada, o ex-secretário de agricultura fez uma visita à localidade, mas pouca coisa pode fazer para levar mais apoio ao grupo, que até hoje passa despercebido aos olhares dos governantes.





Antonio Gonçalves: Pavimentação asfáltica para Caldeirão do Mulato é a meta do vereador Rodrigo

O povoado de Cadeirão do Mulato é um lugarejo muito rico em cultura e tem como base de sua economia a agricultura de sequeiro e a pecuária. O povoado já tem status de distrito-administrativo e as obras públicas de maiores impactos foram a chegada da energia elétrica e o sistema de água da EMBASA.
Agora é a vez da pavimentação asfáltica para Caldeirão do Mulato. É isso mesmo que você leu, pois uma proposta do vereador Rodrigo, do PCdoB, vem sendo o assunto mais comentado nos bastidores da política local. É que Rodrigo vem demonstrando que pensa grande, e lançou o desafio de buscar esta obra junto ao Governo do Estado.
Rodrigo é filho de Dr. Orlindo, um líder político histórico no município, e tem como deputados de seu partido o PCdoB, Bobô - Estadual e Daniel Almeida - Federal. O vereador visionário se avistou esta semana que passou em companhia dos seus Deputados com o Secretário Marcos Cavalcante da SEINFRA.
Procurado por nossa reportagem o vereador fez a seguinte ponderação. "Nosso objetivo é que a ligação da BA-131 com a BR-407 via Cadeirão do Mulato possa proporcionar a geração de emprego e renda para os povoados da região, além de possibilitar a fixação de seu povo, que poderá trabalhar em outros centros e retornarem para sua localidades com mais tranquilidade". Afirmou.
Assunto relacionado; A convenção de seu partido PCdoB está marcada para acontecer este final de semana, oportunidade em que os Deputados Bobô e Daniel Almeida estarão presentes e poderão anunciar com mais propriedade para a população o grande sonho do jovem vereador.



 Vereador Rê do Sindicato na luta pela a segurança hídrica na zona Rural de Senhor do Bonfim

Através da luta do Mandato do Vereador Rê do Sindicato do Partido dos Trabalhadores (PT) junto ao Governo da Bahia e com o apoio do Deputado Estadual Adolfo Menezes, do Deputado Federal Sérgio Brito e do Governo Municipal.
Graças a Deus as comunidades rurais deste município terão o sistema de abastecimento de água: Raposa do Distrito de Quicé, Tocaia/Jataí, Lagoa da Pedra, Sítio de Cima, Tanquinho do Sítio da Umburana, Simão a Pasagem do Açude do Distrito de Quicé, Urubu, Gameleira, Mamcambira, Bela Vista da Lagoa do Peixe, Boquerão é Lagoa Velha.
Segundo o Vereador Rê do Sindicato, esta luta de água encanada nas comunidades rurais, é uma luta desde o nosso primeiro Mandato, onde colocamos como prioridade no nosso planejamento do nosso Mandato a execução da política pública de segurança hidrica no campo de Senhor do Bonfim. Em tempo, temos contribuído muito com o desenvolvimento hídrico em nosso município. E desta vez estamos em processo de execução dos sistemas de abastecimento de água das comunidades acima citadas, que serão beneficiadas com os sistema de abastecimento de água, por meio da Embasa.
Vale ressaltar que este projeto de sistema de abastecimento de água no campo, é mais um compromisso que nosso guerreiro, Governador Rui Costa tem com o povo baiano, em especial com o povo bonfinense. Por isso, tenho orgulho do nosso Governador, Rui Costa, o melhor do Brasil. O Rui Costa, o Correria , tem vestido a camisa na luta e na busca de investimento de políticas públicas para o campo e cidade, em todas ás áreas. E nós agradecemos ao guerreiro Rui Costa, pela a parceria junto o nosso Mandato, por meio das secretarias do Governo, onde tem sempre atendido as nossas solicitações de investimento em nossos projetos, almejando sempre o desenvolvimento do nosso povo de Senhor do Bonfim.
Na oportunidade, quero agradecer também, ao Superintendente de Operação da Região Norte da Embasa, Dr. Raimundo Bezerra Lopes Neto, que se comprometeu em atender os nossos projetos de sistema de abastecimento de água nas nossas comunidades rurais.
Quero ressaltar também, a importância da luta das comunidades rurais, da Central das Associações da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru ( CAAFTIPNI), do Sindicato dos Trabalhadores de Senhor do Bonfim e da FETRAF-Bahia, junto ao nosso Mandato para alcançar essa grande conquista, que é a água encanada nas residências da Agricultura Familiar. Além disso, vale frizar que guem valoriza a água encarnada em sua torneira, só guem já carregou lata de água na cabeça no sol por vários quilômetros. E, eu sou testemunho desta luta de carregar lata de água na cabeça. Pois, este projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento hídrico, econômico e social deste município.
E nossa luta contínua companheirada, por mais investimento para promover a melhor qualidade de vida de nossos munícipes. Afirmou o Vereador Rê do Sindicato
Ascom
Senhor do Bonfim-Bahia,18 de agosto de 2021.




segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Programa a Voz do Campo acompanha açao da CAR em visita a Antonio Gonçalves

Final de semana produtivo para as comunidades São João e Santana, no município de Antonio Gonçalves, quando receberam a visita da equipe técnica da CAR do território do Piemonte Norte do Itapicuru.
A equipe composta por Hermógenes, Yon, Jeferson e Ronaldo teve o acompanhamento do Vereador Rodrigo de Orlindo.
Nas localidades foram discutidas acompanhamentos às associações e fortalecimentos de projetos através do Governo do Estado. Para a equipe da CAR esta é a primeira agenda fora de Senhor do Bonfim depois da posse de Hermógenes.
O grupo veio ao município a convite da nossa equipe do Programa a Voz do Campo por entender que as duas comunidades visitadas, são pouco assistidas, porém Hermógenes com seu grupo de trabalho afirmou a nossa reportagem que além destas vistas estará à disposição do município e pretende visitar outras comunidades. Afirmou.