A jaca aqui foi levantada e apreciada na posição de uma taça de copa do mundo.
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
TURISMO NO TERRITÓRIO
Na ocasião,
foi feita uma apresentação da proposta pelos idealizadores e de imediato surgiu
à ideia de ampliação do Circuito, que passou a se chamar Circuito Agro Eco
turístico e Cultural do Pico da Redenção (ponto geográfico com maior altimetria
região). Nesse roteiro de 18 km que iria da Serra da Fumaça em Pindobaçu a
Campo Formoso, passando por Lutanda/Grota
Ferreira/Riachão/Bananeira/Mangabeira/BA 220, à época das primeiras reuniões,
já haviam sido identificadas seis Cachoeiras, Balneários, uma Barragem no Rio
Aipim, Serras, Trilhas, Pico da Redenção, três Engenhos de Cana de Açúcar,
Queijarias Artesanais, Cultivo de Uvas, Comunidades remanescentes Quilombolas e
potencial para cultivos de Café e Cacau, bem como as Unidades de beneficiamento
e consumo desses produtos, a exemplo de Chocolateira, Cafeteria, Laticínio,
Vinícola, além de Campings, Pousadas e Hotéis, Haras, Frotas de Quadriciclos,
Bicicletas, Jeeps, Cervejarias Artesanais etc.
Em 2020, o grupo se reuniu no SEBRAE de Sr. do
Bonfim, com participação de representantes do setor de turismo das Prefeituras
Municipais, do setor Privado e com a inserção de representantes de instituições
de cunho intermunicipal, como o Consórcio Público de Desenvolvimento
Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru, o Colegiado Territorial
do TIPNI, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
(CODEVASF) e do SEBRAE. Na ocasião, foi decidido traçar um roteiro principal
pelas estradas vicinais e trilhas já existentes na região serrana. Essa estrada
passou a ser chamada de Espinha Dorsal do Circuito, que vai da Serra da Fumaça
em Pindobaçu a Serra dos Morgados em Jaguarari, passando pelas Serras dos
Municípios de Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, abraçando a quase
totalidade do território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru.
Nessa
reunião, o SEBRAE colocou à disposição do Circuito o portfólio de produtos do
órgão ligado à Gestão do Turismo. O Consórcio Público se comprometeu, após
levantamento a ser realizado por cada Município, a elaborar uma planilha com
custos para tornar essa Espinha Dorsal transitável durante os 12 meses do ano,
o que induzirá ao Turismo Rural, ao Turismo de Base comunitária, e o escoamento
da produção Agrícola da região serrana, bem como enfrentar a ausência
históricos das populações locais e colaborar para a promoção de dignidade das
populações que habitam essas comunidades. Nos levantamentos prelimiranres
feitos e entregues ao Consórcio Público TIPNI, a planilha apresentava um
investimento aproximado de 6,5 milhões de reais, sendo entregue nas mãos do
Governador Rui Costa, que encaminhou a Secretária Estadual de Infraestrutura
(SEINFRA) para análise.
O
Consórcio Público já elaborou o Contrato de Parceria, que foi entregue aos
representantes municipais do Turismo para tomada de assinatura dos respectivos
Prefeitos, informando que até essa data apenas os Prefeito de Pindobaçu, Dr.
David Menezes, Laércio Júnior de Senhor do Bonfim Djalma Amorim Cardoso de
Antônio Gonçalves demonstraram em interesse, os demais aguardamos posição. É
válido ressaltar que uma obra desta envergadura trará impactos socioeconômicos
positivos duradouros, possibilitando o desenvolvimento do Turismo Territorial,
gerando emprego e renda para dezenas de pessoas, além de garantir a tráfego e a
segurança para todas as cadeias produtivas do entorno e colaborar para a
geração de dignidade para as populações locais que sofrem com a ausência,
sazonais, de condições de deslocamento. A médio e longo prazo a efetivação da
Espinha Dorsal do Circuito se demonstra vetor significante de desenvolvimento
territorial para diversos segmentos econômicos, alguns com valor agregado alto,
como o Turismo.
Por fim, o Custo Benefício excelente para cada
município diretamente impactado com impactos benéficos duradouros. O que
compete a cada Município não é a execução da obra, nem a realização dos
levantamentos para o projeto básico, trata-se apenas do investimento baixíssimo
para garantir mais estradas para o Território, a serem executadas pelo Governo
do Estado.
Diante do
exposto, solicitamos de todos os segmentos da Sociedade, a exemplo: das
Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores, entidades da Sociedade Civil,
Associações Comerciais de Produtores Rurais, Sindicatos, Universidades,
Imprensa Falada, Escrita, Televisiva e Virtual todo apoio no intuito de melhor
desenvolver o Turismo Regional. Esse, além de gerador de emprego e renda, é
principalmente disseminador e educador na área de preservação ambiental e
Desenvolvimento Sustentável. Esse Grupo de Trabalho solicita também fazer parte
do Colegiado de Desenvolvimento Territorial - CODETER do Território de
Identidade PIEMONTE Norte do Itapicuru.
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
CONFLITOS DE TERRAS CONTINUAM TIRANDO O SOSSEGO DOS CAMPONESES E CAMPONESES
O termo Reforma Agrária é uma das
entre tantas criminalizadas, desde que o estado Brasileiro prometia uma reforma
geral, inclusive Agrária. Vale ressaltar que está previsto na Constituição Federal
do Brasil, que as terras que por qualquer motivo não estejam cumprindo sua
função social, devem ser objeto passivo de desapropriação para fins de Reforma Agrária.
Na verdade isso não passa de uma
citação em um livro complexo (A Constituição), basta lembramos os milhares de
conflitos no campo, que resultam em assassinatos cruéis com pessoas que na
verdade lutam simplesmente por um pedaço de terra para tirar o sustento da
família. Obviamente, na maioria dos casos passa despercebido, pelo simples fato
de envolver pessoas simples, e é notável que a sociedade é muito ignorante com
este segmento, e um dos motivos é por essas pessoas não pertencerem as calasses
dominantes.
Conflito evidente em Senhor do
Bonfim, e visto por poucos.
Reportamos ao acampamento Sol Nascente
na região de Quicé, onde uma fazenda, que segundo informações está hipotecada por
uma instituição financeira se encontra em situação de abandono. Assim, há 15
anos está ocupada por camponesas e camponeses, que ao longo desse tempo vêm
produzindo alimentos para o sustento das famílias acampadas.
MEDO; Agora o grupo vive com medo
de ser despejado por força de justiça.
APOIO; O movimento CETA, que é
uma organização social que luta por Reforma Agrária é quem vem danado suporte.
Dessa forma, diversas pessoas, entidades, e autoridades vêm se mobilizando para
impedir qualquer ação que leve ao fracasso daquele grupo de lutadores.
CDA e CAR no acampamento; Recentemente
os companheiros Ronaldo (CAR) e Érico Vieira (CDA), visitaram os acampados,
onde tiram alguns encaminhamentos para órgão do Governo, no sentido de defesa e
ajuda aos acampados. Com a máxima “se o campo não planta, a cidade não janta”, o
grupo segue na esperança de um dia poder trabalhar tranquilo e sem medo, em seu
pedacinho de terra, como nos afirmou uma jovem camponesa.
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
AGRICULTURA FAMILIAR E A PECUÁRIA: UMA BANDEIRA QUE VEM SUSTENTANDO A NOSSA ECONOMIA NO MUNICÍPIO DE ANTONIO GONÇALVES.
Abacaxi, café,
entre outras produções de origem vegetal e animal foram debatidas com o
Prefeito Dudu recentemente.
Uma breve história.
Todos sabem da minha ligação com o campo, não por acaso que me tornei “JUJU
MANGABEIRA”, logo cedo fui diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras
Rurais, também estive engajado no movimento por REFORMA AGRÁRIA, não só aqui em
minha terra, mas por todos os lugares por onde eu passei, inclusive quando me
torno comunicador, tomo por opção no meu profissionalismo esta bandeira com o
objetivo especifico de dar voz e visibilidade a tantos atores e atoras que
produzem, e muitas vezes passam despercebidos nos olhares da sociedade de
cultura urbanizada. Dito isto, vamos aos fatos novos; ao retornar para minha
terra querida (Itinga da Serra), tive uma experiência junto à Secretaria de Agricultura
e aprendi um pouco mais das políticas públicas ligadas à questão do campo.
Neste mesmo período
iniciei o Programa A VOZ DO CAMPO, na RÁDIO RAINHA FM de senhor do Bonfim,
certamente o único programa de rádio no norte baiano que levanta esta causa.
Também percorremos o município com o nosso trabalho de fotografia e filmagens
registrando, documentado e mostrando nossas belezas e a força da produção.
Entre muitas coisas acabamos por encontrar uma verdadeira mina, um “plantio de
abacaxi”, até então desconhecido pelos nossos munícipes e autoridades, e que
estimava uma média de um milhão de pés do fruto.
Um novo momento
desta história: Recentemente o Prefeito Dudu, tomando conhecimento deste
potencial realizou uma visita àquela localidade. Ao avistar o tamanho, fez uma
estimativa além da nossa, ou seja, lá pode chegar a aproximadamente a três
milhões de pés de abacaxis.
Resultado e
projetos; No último dia 13 estiveram reunidos com o Prefeito representantes do Governo
do Estado, através do escritório territorial da CAR, os senhores Hermógenes Almeida
e Yon Fontes, onde entre outros temas debateram a importância de melhorar as
condições dos produtores de abacaxi no município, assim ficou planejado as
seguintes ações de mobilização.
A prefeitura já
realizou algumas intervenções como braços de iluminação pública contratação de
uma agrônoma para fazer um levantamento sistematizado de toda a realidade da
cultura; convite a um especialista e produtor de abacaxi para vir conhecer o
nosso plantel; melhorias nas estradas vicinais; entre outras atividades.
CAR - Os
representantes do Governo da Bahia, em parceria com o município vão viabilizar
um projeto para a aquisição de mudas resistentes a fusariose (principal doença
do abacaxizeiro), além de outras ações importantes para estes conjuntos.
Café para a nossa
agricultura; Depois do sabor do abacaxi, o prefeito passa pelo sabor pelo café,
que no passado já foi umas das mais fortes lavouras em nossas grotas. O gestor
municipal expôs para a equipe da CAR, que já tem certa quantidade de mudas para
um experimento piloto no município, porém seu projeto é expandir a cultura em
várias localidades.
CAR – os
representantes compraram a ideia do Prefeito e já saíram com encaminhamentos
para conhecerem um projeto de plantio de café na Serra dos Morgados município
de Jaguarari e, posterior a esta experiência, a juntamente com o município
formular um projeto junto à outras instâncias do governo para a implantação de
mais esta importante cadeia produtiva em nosso município.
PRÓ-SEMIÁRIDO e SELO
SIM também foram destaque na reunião. O PRÓ-SEMIÁRIDO já investiu cerca de 2
milhões de reais na agricultura em nosso município, segundo a equipe, agora vai
realizar a certificação ambiental dos contemplados CEFIR, gratuitamente.
SELO SIM; Uma
equipe irá catalogar todos os empreendimentos que produzem de forma artesanal (fundo
de quintal), produtos de origem animal e vegetal, com o objetivo de certificá-los.
“Se o campo não
planta, a cidade não janta. Pois quem planta e cria, tem alegria”.
Vamos continuar na
LUTA. Não temos discurso de terra arrasada.
At.te.
Juju Mangabeira,
DRT 6341
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
PONTO NOVO: Equipe da CAR e Deputado Jacó visitaram o município.
Na manhã da última terça-feira (12),
Érico Vieira, Yon Fontes e Ronaldo, em companhia do Deputado Jacó visitaram
Ponto Novo e foram recebidos pelo Prefeito Tiago Gileno, e pelo Secretário da Administração
Miguel do PT, e o Secretário de Agricultura Jaiton, a reunião aconteceu no
gabinete do Prefeito. Antes, o grupo se avistou com liderança do MPA, onde o
líder camponês Edvagno Rios reivindicou pautas importantes.
“De terra arrasada no passado,
agora dá lugar a uma nova esperança para agricultores e agriculturas, mesmo
tendo que superar problemas”. Este é o sentimento que percebermos na naquele
município. Começando pela história de luta e resistência do atual Secretário de
Administração, que vem da luta popular e dos movimentos sociais, que no passado
Ponto Novo parecia mesmo uma terra arrasada, basta lembrarmo-nos do início do
acampamento Pajeú um dos primeiros em busca de uma vida melhor para os camponeses
e camponesas.
Hoje, o município dá lugar a uma
nova esperança! Pois ali existe o perímetro de irrigação que é formado por
famílias reassentadas atingidas pela garagem, além de irrigantes convencionais.
Também têm assentados e acampados ligados ao MST e MPA, além da agricultura de sequeiro,
como nos relatou o Secretário de Agricultura supracitado. Na reunião o Prefeito
Tiago Gileno expôs suas preocupações com este segmento e mostrou um relato de
ações que vem sendo desenvolvidas.
Destacamos a disponibilidade de
uma equipe da Secretaria de Agricultura para atender as demandas, entre elas; trinta
(30) mil mudas de limões Taiti, criação de uma cooperativa dos irrigantes,
fortalecimento das associações, viagem de intercâmbios, projeto de construção
de uma Escola Agrícola, entre outras iniciativas importantes. Nesse sentido, a
equipe da CAR, escritório do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, saiu
com uma nova agenda de trabalho no município, já o Deputado Jacó apresentou
disponibilidade do seu mandato para o município. O Prefeito disse que com a
saída do projeto do Sítio Barreiras o reflexo na economia do município foi
grande, afirmando que seu propósito é o “investimento na agricultura e na
educação para viabilizar desenvolvimento da população”. Concluiu o jovem
gestor.
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
A Nossa História que a Escola não Mostra
Morte Do Padre Miguel: 26 Anos Completam Hoje Sem Este Grande Líder Popular






























