terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

SINTRAF DE SENHOR DO BONFIM: 41 ANOS DE LUTA E CAMINHADA

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Senhor do Bonfim celebraram neste dia 22 de fevereiro, no Ginásio do Diocesano, mais uma assembleia de aniversário da entidade.
Desde o olhar esperançoso da criança nos braços da mãe camponesa, ao olhar discreto do líder popular Rê do Sindicato, que fitava seus olhos para a plateia que ouvia as santas palavras proferidas pela irmã Edna, sentiu-se o clima afetivo das palavras bíblicas. Foi entoado ainda um cântico popular, alegrando e alimentando a fé das camponesas e camponeses.
Apresentação do hino de Senhor do Bonfim; leitura de edital; prestação de contas; análise de conjuntura com Rosival Leite e o próprio Vereador Re; novas regras da previdência social (Cristina e Re); apresentações de projetos, sorteios de fogão; café da manhã e muita animação por partes dos presentes, tudo isso e muito mais aconteceu de forma solene, e ao mesmo tempo descontraída.
O SINTRAF tem se destacado pelos espaços ocupados por mulheres, neste evento a presença feminina eram notada com grande número de participantes, além das representações; Genilza, Irmã Edna, Cristina, Carla, Marivalda, Damiana e tantas outras.













sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Antônio Gonçalves: Agricultura Familiar Vai Receber Investimento Da CAR, o Anúncio Aconteceu Nesta Sexta-feira Em Reunião Com O Gestor Municipal

 Na manhã desta sexta-feira (18), uma equipe da CAR, Escritório Territorial composta por; Hermógenes Almeida coordenador, Alex Barbosa, Rodrigo Dias e Jeferson Batista se reuniu com o prefeito DUDU e o Secretário de Agricultura Franciel Cardoso.

 As pautas foram voltadas para o desenvolvimento rural tais como; Investimentos para os produtores de abacaxi na localidade de Novo Maranhão; levantamento em pesquisa junto às comunidades das grotas para reintrodução da cultura do café; reforço na produção de produtores de leite através do Prodeter e Selo SIM, isto para proporcionar o escoamento do leite através do laticínio territorial, bem como a melhoria na gestão dos demais derivados do leite, além de outros produtos produzidos de forma artesanal que vem somando renda junto às famílias da agricultura familiar no município.

 O Prefeito ainda discutiu com os representantes do Governo do Estado a situação da estrada do projeto de turismo rural, a qual além de servir para o escoamento da produção rural vai facilitar o acesso de turistas e consumidores as nossas comunidades tradicionais. O consultor e historiador Alex Barbosa exaltou a importância de produzir café com os povos tradicionais e introduzir ao comércio com valores que agreguem outras qualidades aos produtos. Barbosa está trabalhando em um projeto para um grande evento de gastronomia voltado para exposição e degustação dos produtos da agricultura familiar no território.

 O coordenador da CAR Hermógenes disse que o Governo da Bahia tem recurso para viabilizar as comunidades rurais, mas que falta projeto. Já o Prefeito e Secretário afirmaram que irão disponibilizar pessoal técnico com objetivo de captar recursos para nossa agricultura. Salientou.

POR: Juju Mangabeira DRT 6341



domingo, 5 de dezembro de 2021

Novo Maranhão: Um encanto de belezas e prosperidade na Agricultura Familiar onde aproximadamente três milhões de pés de abacaxi adoça a vida dos agricultores

Domingo 05 de novembro uma equipe da CAR/SETAF visitou a comunidade de Novo Maranhão

A localidade de Novo Maranhão fica no município de Antonio Gonçalves, nos extremos dos limites com Mirangaba e Pindobaçu. Esta localidade tem sido destaque nas nossas matérias, já que até agora somos o único canal a dar destaque a este potencial do abacaxi.

Quando iniciamos as nossas primeiras visitas, há aproximadamente cinco anos atrás, ali existia poucas famílias e menos de trezentos pés do fruto. Porém, um cara perseverante conhecido por Eliocardio insistia em fundar uma associação, organizar os produtores, pleitear energia elétrica, melhoria da casa de farinha, das estradas e melhores condições em geral para a comunidade.

Você já ouviu o ditado, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura?". Pois é, exatamente o que vem acontecendo com o Novo Maranhão, hoje ele já tem energia elétrica, um poço artesiano, três milhões de pés de abacaxi, 25 produtores organizados e mais coisas, tudo fruto da luta.

Recentemente o prefeito Dudu, visitou a localidade e firmou compromisso em fortalecer a comunidade com algumas intervenções do poder público municipal, entre eles destacamos; assistência técnica, melhoria na casa de farinha, melhoria nas estradas, etc.

 Na manhã deste domingo foi a vez da equipe da CAR/SETAF de Senhor do Bonfim nas pessoas de Hermógenes, Ronaldo e Yon Fontes, visitarem a localidade. Hermógenes representando o Governo do Estado, discutiu com os agricultores várias possibilidades de atuação e investimentos naquela área, inclusive uma possível agro-indústria para o aproveitamento da produção.

A reunião contou com a presença da vereadora Jailde e do senhor Adenildo da fábrica de rações Arco Verde, que pretende adquirir os restos da cultura do abacaxi para a fabricação de ração.

Nossos agradecimentos a todos os membros que mais uma vez recepcionaram de maneira especial a nossa equipe.  Ali o ouro doce que também é chamado e favo de mel impressiona os visitantes. 

Por Juju Mangabira DRT 6341




















segunda-feira, 29 de novembro de 2021

 Na última sexta-feira dia 26, o Ginásio Diocesano foi palco para produtores de leite do território

Pecuaristas, lideranças, secretários e secretárias de agricultura, representantes do SENAR, SEBRAE, entre outras entidades compareceram no lançamento do PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial, com a apresentação do plano de ação da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira do território de indenidade do Piemonte Norte do Itapicuru.
O evento, que foi organizado pelo BNB/CAR, escritório do território, tem com Coordenador Hermógenes Almeida, que na abertura do evento, ao cumprimentar os presentes, ratificou as ausências de Josias Gomes SDR e Wilson da CAR, pelo fato de o Governador tê-los convocados para outra agenda de última hora. Ressaltamos a presença do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Senhor do Bonfim, Paulo Terra Nova, que em sua fala representou o Prefeito Laércio Júnior que também não pôde estar presente.
O coordenador Hermógenes destacou a importância dessa cadeia produtiva para economia do Territorial, e fez referência a dois laticínios já construídos pelo Governo do Estado que agora entram neste planejamento para viabilizar seus funcionamentos.
A senhora Núbia Medeiros, uma das representantes do BNB, apresentou a equipe do Banco do Nordeste, que é o Banco co-financiador de projetos nesta área.
Ali também foi espaço para ouvir experiências de criadores, o senhor Valdecy representou os criadores e fez uma belíssima exposição das suas atividades, indo desde o manejos, alimentação genética e marcado. Já dona Rosa falou em nome das produtoras e contou a sua experiência e resistência, dizendo que todo o seu projeto surgiu depois que a grande seca dizimou seu rebanho restando lhes algumas vaquinhas magras e fracas, a partir daí, ela e seu esposo viram a necessidade de mudança no projeto de vacas de leite. Concluiu sendo aplaudida por sua experiência e entusiasmo.
A senhora Marivânia, assentada pela Reforma Agrária e representante do CETA, esteve presente com outros membros do assentamento Nova Canaã, e aproveitou para fazer um apelo aos presentes diante de um conflito de terra que existe no interior de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, foi feita uma degustação de produtos derivados do leite e produzido pelos produtores presentes (melhor momento), além de o evento ter contado com a animação de sanfoneiros, musica típica dos camponeses.





















terça-feira, 23 de novembro de 2021

Com campanha em alta, Lúcio Sá faz articulação para trazer Procon para Campo Formoso e região

O candidato à presidência da OAB-CF, Lúcio Sá e membros da sua chapa, tiveram uma reunião virtual com o superintendente estadual do Procon, Thiago Venâncio. O tema principal do encontro foi a possibilidade de implantação de uma unidade do Procon em Campo Formoso, para atender a população da região.

Lúcio elogiou o superintendente pela celeridade em atendê-los e total atenção ao pedido. ‘’Dr. Thiago Venâncio se mostrou bastante otimista com a possibilidade de instalação de um instrumento tão importante como o Procon, para atender a população de Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Pindobaçu e região’’, comentou Lúcio Sá.

Ainda participaram da reunião os membros da chapa De Mãos dadas pela Advocacia: Carla Patrícia, Daniel Bruno e Dra. Adriana – Diretora de Atendimento do Procon-Ba.





sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 LÚCIO SÁ, CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, ARTICULA DOAÇÃO DE TERRENO PARA SEDE PRÓPRIA DA OAB-CF

O candidato Lúcio Sá, que concorre pela primeira vez a presidência da OAB-CF, tem como uma das suas bandeiras retirar a Subseção da inércia, por este motivo, mesmo ainda candidato, ele já articula com a Prefeitura e Câmara de Campo Formoso, a doação de um terreno para construção da sede própria da subseção. 

Em reuniões com o Prefeito Elmo Nascimento e Presidente da Câmara, Vasconde Gomes, Lúcio entregou um ofício onde detalha a importância da ação. ‘’Agradeço aos dois chefes dos poderes executivo e legislativo que se colocaram a total disposição em realizar a doação de um terreno. Isso mostra que estamos dispostos a trabalhar duro, com a ajuda de todos para fazermos uma subseção grande, protagonista e plural’’, comentou Lúcio.       

Lúcio afirma que é preciso ter renovação, alternância de poder, pois é a base da democracia, para construir uma nova subseção. O candidato ainda agradeceu a ajuda dos membros da chapa ‘’De Mãos Dadas pela Advocacia’’, apoiadores e amigos. 

‘’No dia 24 de novembro, peço aos advogados e advogadas de Campo Formoso, Antônio Gonçalves e Pindobaçu que votem 1234. E votem 52, Ana Patrícia e Tourinho para OAB-BA’’, finalizou.