sexta-feira, 4 de março de 2022

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Formoso (SINDSEP) obtém mais uma vitória judicial

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Formoso (SINDSEP) obtém mais uma vitória judicial, após município entrar com recurso junto ao TJ/BA. A decisão não cabe mais recurso e a partir da intimação, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso fica obrigada a regulamentar o vale-refeição em um prazo máximo de 60 dias.

O vale-refeição é um direito previsto no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (Lei n° 02/1997). Dessa forma, o SINDSEP buscou através de inúmeros  requerimentos administrativos a regulamentação do benefício. Diante da omissão do paço municipal em cumprir com a lei, o Sindicato ingressou com um processo, obtendo êxito em todas as instâncias da justiça. 

A Presidente do SINDSEP, Marivalda Nascimento, afirma que "essa vitória é do Sindicato e de todos os nossos servidores filiados que fortalecem esse trabalho de luta em defesa da categoria. O próximo passo será ingressar com uma ação judicial de cobrança referente às verbas do vale-refeição que não foram pagas no período que os servidores cumpriram dois turnos diários e fizeram jus ao benefício", conclui a Presidente do SINDSE



terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

SEMINÁRIO TERRITORIAL DE GESTÃO AMBIENTAL ACONTECEU COM SUCESSO ESPERADO

Sediado no Ginásio do Diocesano, e voltado para um público seleto de representantes dos municípios consorciados e técnicos do consórcio público, o evento contou com a participação de gestores, técnicos, servidores dos municípios, membros dos conselhos de meio ambiente, comitê de bacia hidrográfica, promotoria de meio ambiente, Ministério Público, etc. O evento teve o objetivo de proporcionar conhecimento aos participantes, através do Programa De Gestão Ambiental Compartilhada e ações de fortalecimento dos sistemas municipais de meio ambiente.

O debate levantou vários assuntos de interesse do território para a política pública e o fortalecimento integrado. Os palestrantes enriqueceram com colocações bem pontuadas acerca de conhecimento técnico sobre esse tema tão complexo e necessário.

                                       






















SINTRAF DE SENHOR DO BONFIM: 41 ANOS DE LUTA E CAMINHADA

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Senhor do Bonfim celebraram neste dia 22 de fevereiro, no Ginásio do Diocesano, mais uma assembleia de aniversário da entidade.
Desde o olhar esperançoso da criança nos braços da mãe camponesa, ao olhar discreto do líder popular Rê do Sindicato, que fitava seus olhos para a plateia que ouvia as santas palavras proferidas pela irmã Edna, sentiu-se o clima afetivo das palavras bíblicas. Foi entoado ainda um cântico popular, alegrando e alimentando a fé das camponesas e camponeses.
Apresentação do hino de Senhor do Bonfim; leitura de edital; prestação de contas; análise de conjuntura com Rosival Leite e o próprio Vereador Re; novas regras da previdência social (Cristina e Re); apresentações de projetos, sorteios de fogão; café da manhã e muita animação por partes dos presentes, tudo isso e muito mais aconteceu de forma solene, e ao mesmo tempo descontraída.
O SINTRAF tem se destacado pelos espaços ocupados por mulheres, neste evento a presença feminina eram notada com grande número de participantes, além das representações; Genilza, Irmã Edna, Cristina, Carla, Marivalda, Damiana e tantas outras.













sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Antônio Gonçalves: Agricultura Familiar Vai Receber Investimento Da CAR, o Anúncio Aconteceu Nesta Sexta-feira Em Reunião Com O Gestor Municipal

 Na manhã desta sexta-feira (18), uma equipe da CAR, Escritório Territorial composta por; Hermógenes Almeida coordenador, Alex Barbosa, Rodrigo Dias e Jeferson Batista se reuniu com o prefeito DUDU e o Secretário de Agricultura Franciel Cardoso.

 As pautas foram voltadas para o desenvolvimento rural tais como; Investimentos para os produtores de abacaxi na localidade de Novo Maranhão; levantamento em pesquisa junto às comunidades das grotas para reintrodução da cultura do café; reforço na produção de produtores de leite através do Prodeter e Selo SIM, isto para proporcionar o escoamento do leite através do laticínio territorial, bem como a melhoria na gestão dos demais derivados do leite, além de outros produtos produzidos de forma artesanal que vem somando renda junto às famílias da agricultura familiar no município.

 O Prefeito ainda discutiu com os representantes do Governo do Estado a situação da estrada do projeto de turismo rural, a qual além de servir para o escoamento da produção rural vai facilitar o acesso de turistas e consumidores as nossas comunidades tradicionais. O consultor e historiador Alex Barbosa exaltou a importância de produzir café com os povos tradicionais e introduzir ao comércio com valores que agreguem outras qualidades aos produtos. Barbosa está trabalhando em um projeto para um grande evento de gastronomia voltado para exposição e degustação dos produtos da agricultura familiar no território.

 O coordenador da CAR Hermógenes disse que o Governo da Bahia tem recurso para viabilizar as comunidades rurais, mas que falta projeto. Já o Prefeito e Secretário afirmaram que irão disponibilizar pessoal técnico com objetivo de captar recursos para nossa agricultura. Salientou.

POR: Juju Mangabeira DRT 6341



domingo, 5 de dezembro de 2021

Novo Maranhão: Um encanto de belezas e prosperidade na Agricultura Familiar onde aproximadamente três milhões de pés de abacaxi adoça a vida dos agricultores

Domingo 05 de novembro uma equipe da CAR/SETAF visitou a comunidade de Novo Maranhão

A localidade de Novo Maranhão fica no município de Antonio Gonçalves, nos extremos dos limites com Mirangaba e Pindobaçu. Esta localidade tem sido destaque nas nossas matérias, já que até agora somos o único canal a dar destaque a este potencial do abacaxi.

Quando iniciamos as nossas primeiras visitas, há aproximadamente cinco anos atrás, ali existia poucas famílias e menos de trezentos pés do fruto. Porém, um cara perseverante conhecido por Eliocardio insistia em fundar uma associação, organizar os produtores, pleitear energia elétrica, melhoria da casa de farinha, das estradas e melhores condições em geral para a comunidade.

Você já ouviu o ditado, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura?". Pois é, exatamente o que vem acontecendo com o Novo Maranhão, hoje ele já tem energia elétrica, um poço artesiano, três milhões de pés de abacaxi, 25 produtores organizados e mais coisas, tudo fruto da luta.

Recentemente o prefeito Dudu, visitou a localidade e firmou compromisso em fortalecer a comunidade com algumas intervenções do poder público municipal, entre eles destacamos; assistência técnica, melhoria na casa de farinha, melhoria nas estradas, etc.

 Na manhã deste domingo foi a vez da equipe da CAR/SETAF de Senhor do Bonfim nas pessoas de Hermógenes, Ronaldo e Yon Fontes, visitarem a localidade. Hermógenes representando o Governo do Estado, discutiu com os agricultores várias possibilidades de atuação e investimentos naquela área, inclusive uma possível agro-indústria para o aproveitamento da produção.

A reunião contou com a presença da vereadora Jailde e do senhor Adenildo da fábrica de rações Arco Verde, que pretende adquirir os restos da cultura do abacaxi para a fabricação de ração.

Nossos agradecimentos a todos os membros que mais uma vez recepcionaram de maneira especial a nossa equipe.  Ali o ouro doce que também é chamado e favo de mel impressiona os visitantes. 

Por Juju Mangabira DRT 6341