domingo, 13 de março de 2022

 ANTONIO GONÇALVES: Apoiadores Da Agricultura Familiar Superam Diferenças Políticas E Unificam Movimento Com Josias Gomes Em Prol Do Município

 “Se o campo não planta, a cidade não janta”. Na manhã deste sugestivo dia 13, essa frase bem que deu sentido a um café da manhã na residência do prefeito Dudu, e ao meio-dia uma deliciosa feijoada na comunidade de Novo Maranhão. Tudo isso para celebrar um grande encontro de autoridades e lideranças políticas em torno do desenvolvimento rural.

 O secretário da SDR, Josias Gomes, foi recepcionado na residência do prefeito Dudu, onde o mesmo estava acompanhado de sua vice Drª. Irene, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e populares. Neste momento, Josias, que estava acompanhado da equipe da CAR/SETAF territorial, que tem como coordenador Hermógenes, recebeu um documento das mãos de uma comissão, que representou a associação da fazenda Mangabeira, reivindicando recursos do Estado para que a prefeitura realize melhoria na referida estrada. O documento também foi referendado com assinatura do chefe do executivo que se colocou à disposição da comunidade.

 COMITIVA: a comitiva se deslocou para a comunidade Novo Maranhão, local onde existe um plantel de aproximadamente três milhões de pés de abacaxis. Na terra do abacaxi, que já está sendo chamado de ‘o ouro doce do sertão’, os moradores já esperavam as autoridades e convidados.

 PRONUCIAMENTOS; O secretário Josias abriu o evento fazendo uma oportuna análise da conjuntura política em que passa nosso Brasil, e enfatizou os investimentos do Governo da Bahia para a agricultura familiar, disse que para o Novo Maranhão não será diferente, colocando os profissionais da CAR para realizarem estudos de viabilidade técnica na lavoura do abacaxi e outras culturas que existem na comunidade. Josias se comprometeu a fazer investimentos através do Governo do Estado para a localidade.

 Já o prefeito DUDU, se comprometeu a abraçar a causa da agricultura, colocando sua equipe a serviço, inclusive mostrando que já realizou melhorias das estradas vicinais na localidade, afirmando ainda que vai disponibilizar técnicos, veículos e o que tiver no alcance do munícipio, para potencializar a produção de abacaxi. Na sua fala, o gestor aproveitou para agradecer a presença do presidente do SINTRAF, senhor Jaime e o senhor Adalvo da Grota da Gia por serem parceiros dos agricultores no município, além de saudar muitas outras autoridades e lideranças presentes.

 Interface; A secretária de agricultura do município de Pindobaçu senhora Iracy, esteve presente representando o prefeito DAVI, e disse que ela, juntamente com a sua equipe já realizaram atividades de campo e relatório identificando todas as problemáticas será disponibilizado para a equipe do município de Antônio Gonçalves e também da CAR/SETAF.

A associação; O presidente senhor Eliocardio e sua equipe não escondiam a alegria em receber as várias autoridades e lideranças, e disse que o Novo Maranhão crescendo, todo o município cresce junto. A reunião aconteceu a céu aberto, sobre a sombra de uma bela arvore, com momento de mística, alegria, alimentação e muita unidade em prol da agricultura familiar.

 Educação na Agricultura; A secretária de educação Ana Izabel Reis fez entrega de uma quantidade de material escolar para famílias carentes na comunidade.

 Por Juju Mangabeira DRT 6341/fotos Felipe Reis



































segunda-feira, 7 de março de 2022

 POLÍTICA ITIÚBA: Drª. Cecília Reúne Lideranças Para Recepcionar Seus Deputados Daniel E Bobô

 Mesmo sem o resultado positivo das urnas na última eleição, a líder popular Cecília Petrina de Carvalho continua mobilizando suas forças políticas que gravitam em torno às frentes de esquerda, tanto para o projeto a nível nacional com LULA, quanto estadual com a coalizão de partidos que buscam fazer a sucessão de Rui Costa. Isto foi afirmado, mais uma vez, em reunião que aconteceu neste último sábado (05) na residência da própria Drª. Cecília, quando estiveram dezenas de lideranças da zona rural e da cidade, além dos deputados; Bobô e Daniel.

 Temas importantes foram debatidos, desde apresentação de um projeto já aprovado de uma casa de farinha móvel para as comunidades produtoras de mandioca, que compreende a região da Pindoba e de Carrapato, a discussões sobre uma barragem, ambulância, entre outros projetos que Cecília continua buscando com o apoio do Governo do Estado e de seus deputados.

 O deputado Daniel Almeida fez uma síntese da conjuntura política do Brasil, chamando atenção para a importância de eleger deputados comprometidos com as causas do povo e esclareceu também sobre as discussões em torno do projeto de sucessão de Rui Costa, afirmando que a Bahia vem sendo governada por uma coalizão de partidos, mesmo tendo o PT à frente. O conjunto é formado por vários partidos e agora caso a cabeça de chapa, não seja do PT , é preciso manter o projeto que vem fazendo muito pela Bahia. Já Bobô, que seguiu a mesma linha, foi mais enfático quando disse: “Nós não vamos discutir se vamos ganhar a eleição com LULA. Nós vamos ganhar a eleição, pois o Brasil precisa de LULA”.

 Dr. Cecília demonstrou contentamento pelos pleitos atendidos para seu município, agradeceu a presença de seus companheiros e companheiras, que entre crianças e pessoas de mais idade, demonstraram uma verdadeira prova de carinho pela líder “Mainha’ como é carinhosamente chamada pelos seus correligionários. Também sentimos firmeza na unidade do projeto político capitaneado por Cecília, que além de seguir firme para o pleito de 2022, populares já fazem discussões para 2024, diante do descontentamento com a gestão atual.

 Por Juju Mangabeira DRT 6341
















 

sexta-feira, 4 de março de 2022

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Formoso (SINDSEP) obtém mais uma vitória judicial

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Formoso (SINDSEP) obtém mais uma vitória judicial, após município entrar com recurso junto ao TJ/BA. A decisão não cabe mais recurso e a partir da intimação, a Prefeitura Municipal de Campo Formoso fica obrigada a regulamentar o vale-refeição em um prazo máximo de 60 dias.

O vale-refeição é um direito previsto no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (Lei n° 02/1997). Dessa forma, o SINDSEP buscou através de inúmeros  requerimentos administrativos a regulamentação do benefício. Diante da omissão do paço municipal em cumprir com a lei, o Sindicato ingressou com um processo, obtendo êxito em todas as instâncias da justiça. 

A Presidente do SINDSEP, Marivalda Nascimento, afirma que "essa vitória é do Sindicato e de todos os nossos servidores filiados que fortalecem esse trabalho de luta em defesa da categoria. O próximo passo será ingressar com uma ação judicial de cobrança referente às verbas do vale-refeição que não foram pagas no período que os servidores cumpriram dois turnos diários e fizeram jus ao benefício", conclui a Presidente do SINDSE



terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

SEMINÁRIO TERRITORIAL DE GESTÃO AMBIENTAL ACONTECEU COM SUCESSO ESPERADO

Sediado no Ginásio do Diocesano, e voltado para um público seleto de representantes dos municípios consorciados e técnicos do consórcio público, o evento contou com a participação de gestores, técnicos, servidores dos municípios, membros dos conselhos de meio ambiente, comitê de bacia hidrográfica, promotoria de meio ambiente, Ministério Público, etc. O evento teve o objetivo de proporcionar conhecimento aos participantes, através do Programa De Gestão Ambiental Compartilhada e ações de fortalecimento dos sistemas municipais de meio ambiente.

O debate levantou vários assuntos de interesse do território para a política pública e o fortalecimento integrado. Os palestrantes enriqueceram com colocações bem pontuadas acerca de conhecimento técnico sobre esse tema tão complexo e necessário.

                                       






















SINTRAF DE SENHOR DO BONFIM: 41 ANOS DE LUTA E CAMINHADA

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Senhor do Bonfim celebraram neste dia 22 de fevereiro, no Ginásio do Diocesano, mais uma assembleia de aniversário da entidade.
Desde o olhar esperançoso da criança nos braços da mãe camponesa, ao olhar discreto do líder popular Rê do Sindicato, que fitava seus olhos para a plateia que ouvia as santas palavras proferidas pela irmã Edna, sentiu-se o clima afetivo das palavras bíblicas. Foi entoado ainda um cântico popular, alegrando e alimentando a fé das camponesas e camponeses.
Apresentação do hino de Senhor do Bonfim; leitura de edital; prestação de contas; análise de conjuntura com Rosival Leite e o próprio Vereador Re; novas regras da previdência social (Cristina e Re); apresentações de projetos, sorteios de fogão; café da manhã e muita animação por partes dos presentes, tudo isso e muito mais aconteceu de forma solene, e ao mesmo tempo descontraída.
O SINTRAF tem se destacado pelos espaços ocupados por mulheres, neste evento a presença feminina eram notada com grande número de participantes, além das representações; Genilza, Irmã Edna, Cristina, Carla, Marivalda, Damiana e tantas outras.













sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Antônio Gonçalves: Agricultura Familiar Vai Receber Investimento Da CAR, o Anúncio Aconteceu Nesta Sexta-feira Em Reunião Com O Gestor Municipal

 Na manhã desta sexta-feira (18), uma equipe da CAR, Escritório Territorial composta por; Hermógenes Almeida coordenador, Alex Barbosa, Rodrigo Dias e Jeferson Batista se reuniu com o prefeito DUDU e o Secretário de Agricultura Franciel Cardoso.

 As pautas foram voltadas para o desenvolvimento rural tais como; Investimentos para os produtores de abacaxi na localidade de Novo Maranhão; levantamento em pesquisa junto às comunidades das grotas para reintrodução da cultura do café; reforço na produção de produtores de leite através do Prodeter e Selo SIM, isto para proporcionar o escoamento do leite através do laticínio territorial, bem como a melhoria na gestão dos demais derivados do leite, além de outros produtos produzidos de forma artesanal que vem somando renda junto às famílias da agricultura familiar no município.

 O Prefeito ainda discutiu com os representantes do Governo do Estado a situação da estrada do projeto de turismo rural, a qual além de servir para o escoamento da produção rural vai facilitar o acesso de turistas e consumidores as nossas comunidades tradicionais. O consultor e historiador Alex Barbosa exaltou a importância de produzir café com os povos tradicionais e introduzir ao comércio com valores que agreguem outras qualidades aos produtos. Barbosa está trabalhando em um projeto para um grande evento de gastronomia voltado para exposição e degustação dos produtos da agricultura familiar no território.

 O coordenador da CAR Hermógenes disse que o Governo da Bahia tem recurso para viabilizar as comunidades rurais, mas que falta projeto. Já o Prefeito e Secretário afirmaram que irão disponibilizar pessoal técnico com objetivo de captar recursos para nossa agricultura. Salientou.

POR: Juju Mangabeira DRT 6341