terça-feira, 3 de novembro de 2015

Cansanção – Apesar de dúvida jurídica, Ari de Almerindo diz que é pré-candidato a prefeito em 2016

Ari sempre demonstrou força politica no seu município, onde se elegeu por duas vezes prefeito, e outra conseguiu eleger um sobrinho, mas enfrentou problemas com a justiça e não foi diplomado na ocasião.

Ari governou Cansanção por dois mandatos.
Ari governou Cansanção por dois mandatos.
O ex-prefeito de Cansanção Arivaldo de Souza Pereira, mais conhecido por Ari de Almerindo, confirmou ao CN que é pré-candidato a prefeito na eleição do próximo ano, mesmo na incerteza do resultado final do processo que esta sendo acusado por meio da lei complementar n° 135/2010. Chamada Lei da Ficha Limpa, ela foi criada por meio de iniciativa popular com o intuito de combater a corrupção eleitoral e alterou a lei complementar n° 64/1990 incluindo nesta hipóteses de inelegibilidade que visam proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.
Ari de Almerindo disse que existe diversas interpretação desde lei e está consultando o TSE, caso a resposta ponha dúvida quando sua inelegibilidade ou não, ele irá reunir o grupo politico e escolher outro nome, porém, até que isso ocorra, permanecerá fazendo os contatos da pré-campanha buscando aliados que queriam mudar e estejam insatisfeitos com a gestão atual que tem uma visão egoísta procurando girar tudo em torno da família, provocando um desequilibro financeiro.
Ari ao lado de Jorge Andrade.
Ari ao lado de Jorge Andrade.
Em Monte Santo, na noite de sábado (31), Ari conversou demoradamente com o prefeito daquele município, Jorge Andrade (PSD). O social democrata disse conhecer bem o vizinho município e falou com muita convicção que, caso seja candidato, será o próximo prefeito de Cansanção.
O ex-prefeito, ainda no DEM, foi cassado e impedido de ser candidato à reeleição, lançando seu sobrinho como candidato as vésperas da eleição, que chegou a vencer o pleito e o mesmo teve o registro de candidatura negado pelo TSE, em 2008, por causa de irregularidades em sua gestão em 2009. Até 2010 o município foi administrado então presidente da Câmara de Vereadores, Rivaldo Pereira, seu irmão, que disputou a eleição complementar perdendo para Ranulfo Gomes (PSD).
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas

sábado, 31 de outubro de 2015

Prefeito de Coité circula nota pública em resposta a reportagem sobre penalidade sofrida pelo MPF

O assunto mais comentado em Conceição do Coité nas últimas 24 horas sem dúvida alguma foi a repercussão da reportagem informando que Ministério Público Federal – MPF está acionando prefeito de Coité Francisco de Assis, por dispensas irregulares de licitação no valor de R$ 1,3 milhão. O gestor recebeu a noticia no fim da tarde de […]

Prefeito Assis (foto arquivo) Raimundo Mascarenhas
Prefeito Assis (foto arquivo) Raimundo Mascarenhas
O assunto mais comentado em Conceição do Coité nas últimas 24 horas sem dúvida alguma foi a repercussão da reportagem informando que Ministério Público Federal – MPF está acionando prefeito de Coité Francisco de Assis, por dispensas irregulares de licitação no valor de R$ 1,3 milhão.
O gestor recebeu a noticia no fim da tarde de quinta-feira, 29, segundo ele pela imprensa, já que vários sites e blogs divulgaram as informações do MPF, Regional de Feira de Santana.
Mas nesta sexta, o prefeito Assis (PT) escreveu o que chamou de nota pública o esclarecimento a respeito do que foi divulgado, e o CN, como colocou na íntegra a nota do MPF, abre o mesmo espaço para sua justificativa.
Leia
Em razão das reportagens que circularam na imprensa baiana, com ampla repercussão nas redes sociais, acerca de uma suposta ação do MPF contra mim, tenho a declarar:
1) Não recebi, nem eu nem meus advogados, nenhuma notificação referente a qualquer ação do MPF contra mim. Desse modo, não sei de que estou sendo acusado. Não tive acesso à denúncia.
2) A imprensa divulgou que seria algo relativo a 2013, início do governo. Relacionado a transporte de estudantes e de pacientes. Preciso conhecer a denúncia para preparar minha defesa.
3) O Brasil deve ser o único país do mundo onde a imprensa divulga uma acusação, os leitores
confundem processo com condenação e o acusado ainda nem foi notificado. É a tal condenação prévia, sem direito à defesa.

4) Não possuo bens materiais. Apenas um veículo Fiat Siena 2013, financiado pelo banco Itaú/Fiat cujas prestações ainda estão sendo pagas. Além disso, possuo dois empréstimos na Caixa Econômica Federal e uso meu limite de cheque especial todos os meses. Meus filhos estudam em escola pública.
5) Tenho um rico patrimônio moral, herança de família e acumulado em meus 51 anos de vida. Este jamais será dilapidado.
6) Fui vereador em Conceição do Coité entre 2005 e 2008 e durante todo esse período recebi salário 59% menor que meus colegas de Câmara porque recusei o aumento salarial dado no início do mandato. Nos 48 meses como vereador, não recebi nenhuma diária.
7) Como prefeito de Conceição do Coité desde 01/01/2013, adotei um modelo de gestão
pautado na total austeridade e transparência. Jamais desviei um centavo sequer de dinheiro público.

8) Nunca tive telefone celular corporativo/institucional. Pago minha própria conta de celular, inclusive as ligações telefônicas que faço em razão do mandato. Ninguém no meu governo possui celular corporativo.
9) Sou funcionário licenciado da Caixa Econômica Federal, empresa em que trabalho desde 1989 e jamais respondi por qualquer processo funcional.
10) Tenho relatório completo de como encontrei o município de Conceição do Coité em janeiro de 2013. Cópias desse relatório foram entregues ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.
11) Segundo as reportagens da imprensa sobre a denúncia do MPF, as supostas irregularidades teriam sido cometidas em 2013. Essas contas já foram aprovadas pelo TCM e pela Câmara de Vereadores.
12) Meu governo sempre fez licitações públicas limpas, quase sempre pregão presencial. Qualquer empresa habilitada pode participar e ganhar. Respeitei todos os contratos. Sempre paguei em dia funcionários, fornecedores e prestadores de serviço em geral.
13) Sou do PT. Desde sempre. Ajudei a construir esse partido ao lado de muitos outros companheiros. Luto por um país melhor a cada dia. Não sou corrupto. Coloco meus sigilos bancário, fiscal e telefônicos à disposição do Ministério Público e da Justiça agora mesmo. Antes de ter recebido qualquer notificação. Mesmo sem saber de que estou sendo acusado.
Francisco de Assis Alves dos Santos
Prefeito Municipal de Conceição do Coité -Ba

POLICIAL: TRÊS PESSOAS MORREM EM ACIDENTE PRÓXIMO À CIDADE DE GAVIÃO, NA BR-324


Um grave acidente ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, 30, na BR-324, trecho do município de Gavião. Uma colisão entre um veículo Strada e um Voyage causou a morte e 3 pessoas e deixou outras gravemente feridas.

Segundo informações do Blog Jorge Quixabeira, no Voyage morreram a esposa e filha do motorista. A terceira vítima foi um passageiro do veículo Strada. Outras três vítimas sofreram ferimentos graves. Todos foram socorridos por uma ambulância do município de Gavião e unidades do Samu de Capim Grosso, sendo encaminhadas para UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Após receberem atendimento médico, as vítimas foram transferidas para um hospital em Salvador.
Entre os feridos estão Nilton Silva, condutor do Strada, o condutor do Voyage, seu filho e uma sobrinha.

Jacobina Noticias

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Crise econômica faz prefeito reduzir próprio salário, da vice-prefeita e de secretários em Andorinha

EM  - REGIONAL | 0 COMENTÁRIO
O Prefeito de Andorinha, tomou uma decisão inédita, dando exemplo para os demais gestores públicos da região. Diante do momento de recessão econômica por que passa o País, Zé Branco decidiu adotar uma série de medidas visando reduzir os gastos da máquina administrativa.
A Prefeitura Municipal publicou no último dia 1 ° de outubro, decreto com diversas medidas administrativas que visam a racionalização, controle orçamentário e contenção de despesas do município. Entre as medidas, a redução de 20% nos salários do prefeito, vice-prefeita, secretários municipais e do procurador do município.
A meta da Prefeitura de Andorinha é adequar os recursos atuais aos índices estabelecidos por lei, a fim de que o exercício financeiro de 2015 seja fechado de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Os repasses que o município recebe continuam caindo drasticamente. Foi preferível cortar os nossos salários e tomar algumas outras medidas, do que anunciar cortes dos nossos servidores”, observa o prefeito .

MPF pede afastamento de prefeito de Conceição do Coité por dispensas irregulares de licitação no valor de R$ 1,3 milhão

Coit_Assis
MPF requereu perda da função pública e suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos do prefeito de Coité .
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis Alves dos Santos (PT). O gestor é acusado ter dispensado licitações indevidamente no valor aproximado de R$ 1,3 milhão. Segundo a denúncia, foram encontradas irregularidades na aplicação de verbas da Saúde e da Educação. Os contratos firmados consistiam em locação de micro-ônibus para transporte de pacientes, locação de veículos para transporte escolar e fornecimento de merenda escolar. Também são réus na ação a empresa de transportes Sol Dourado e os sócios Renato Ferreira da Silva e Idelva das Virgens Silva. A reportagem tentou contato com os acusados, mas não conseguiu localizá-los.
Segundo o MPF, no primeiro dia de mandato, Assis decretou situação de emergência por 90 dias e autorizou a aquisição de bens e serviços com dispensa de licitação, justificando que os contratos anteriores haviam expirado no final do ano anterior e que não haveria tempo hábil para licitação. Após o prazo mencionado, a situação de emergência foi prorrogada por igual período.
De acordo com o procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, autor da ação, a situação narrada pelo prefeito de Coité não se trata de hipótese que permita a dispensa de procedimento licitatório. “A mudança de gestão no âmbito do Poder Executivo Municipal não pode ser utilizada como escusa à observância das normas referentes às licitações e às contratações pela Administração Pública”, ressalta o procurador.
O MPF requereu a condenação de todos os acionados às sanções previstas no art. 12, inciso II, da Lei nº 8.429/92 (Improbidade), quais sejam, ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se houver; perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano; proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos e dele receber benefícios e incentivos fiscais e creditícios.
Redação Notícias de Santaluz

Acusada de matar mulher com 50 facadas disse que ‘baixou um santo’

89067-3
A acusada de ter matado com cerca de 50 golpes de faca e tentado ocultar o corpo em um colchão enquanto o transportava em uma carroça, já está presa no Conjunto Penal de Feira de Santana.
Thaís Fortunada dos Santos, 20 anos, prestou depoimento na manhã desta quinta-feira (29), no Complexo de Delegacias, e descreveu como matou Thaiure Silva de Araújo, também de 20 anos. O homicídio ocorreu na residência onde as duas moravam com o marido da vítima, na Avenida Canal, no bairro Rua Nova.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Carlos Lins informou que o crime aconteceu após uma briga motivada por pertences da acusada, que estariam sumindo, entre eles roupas e alongamento de cabelo (mega hair). A discussão inicialmente ocorreu entre os três moradores da residência, mas quando o marido de Thaiure saiu, ela cometeu o crime.
Durante depoimento, Thaís contou que pensou em esquartejar a vítima, mas resolveu ocultar o corpo inteiro por “ser algo mais fácil”. Ela disse também que “baixou um santo nela, que a mandou matar”.
“Ela disse que quando as duas ficaram sozinhas foi como se tivesse baixado um santo mandando matar a outra por causa disso (pertences sumindo) e ela então pegou uma faca e desferiu vários golpes, quase 50 ou mais de 50 na vítima. Depois saiu para dar uma voltinha dizendo que iria descansar a cabeça e quando retornou por volta de 10h da manhã o corpo começou a feder e então ela resolveu dar fim no corpo. Ela iria esquartejar, chegou a cortar a perna da mulher. Ela iria jogar a perna no riacho ali atrás, mas viu que diante do trabalho que teria, seria mais fácil jogá-lo inteiro, razão pela qual ela colocou todo o corpo dentro da cama box e chamou um homem para colocar o corpo na carroça. Quando ele viu que ela cometeu o crime passou a agredi-la com outras pessoas. Em seguida, ela chamou dois carroceiros que vinham passando na rua e pagou 20 reais para colocarem a cama box na carroça dizendo que ela queria dar fim. Quando eles pegaram a cama e observaram o peso, ela disse que tinha um cachorro morto, mas logo os carroceiros perceberam que não se tratava de um cachorro e abandonaram a carroça. O povo começou a espancá-la, e ela foi levada para o hospital, onde recebeu voz de prisão”, relatou o delegado em entrevista ao Acorda Cidade.
O delegado disse ainda que Thais cometeu o crime sozinha e que alegou ter distúrbios psicológicos. “Ela disse que tinha problemas de cabeça, que não fez tratamento, e que o crime foi em virtude do problema que ela tem. A autora disse que o santo determinou que ela matasse Thaiure”, informou o delegado. A vítima foi assassinada com golpes nos braços, barriga, tórax e costa.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

sábado, 24 de outubro de 2015

Euclides da Cunha – Troca de tiros entre policiais da PRF e PM termina com um morto e outro ferido gravemente

O militar recebeu quatro tiros e ainda luta pela vida, ele fez um disparo que levou a óbito o policial rodoviário. Um veículo Kia Sportage foi incendiado e pertence a um promotor irmão do rodoviário.


PM levou quatro tiros está em estado grave. Policial rodoviário com um tiro não resistiu.
PM levou quatro tiros está em estado grave. Policial rodoviário com um tiro não resistiu. Montagem CN
Um desentendimento entre policiais na frente de um bar na Praça Duque de Caxias em Euclides da Cunha, por volta das 02h30 da madrugada deste sábado,24, envolvendo o policial militar Ubiratan dos Santos Borges, lotado na Companhia Especial Tático Operacional – CETO do 5º Batalhão da Policia Militar de Euclides da Cunha, e o inspetor da Policia Rodoviária Federal – PRF Hamilton Safira Andrade Segundo,42 anos, terminou com a morte do inspetor quando no Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana para onde também foi levado o militar.
Segundo informações, houve um desentendimento até o momento não divulgado o motivo, quando o policial rodoviário sacou a arma e efetuou quatro disparos contra o PM que mesmo ferido, foi até seu carro pegou um revolver e revidou acertando apenas um tiro em Hamilton.
Após terem sido socorridos ao Hospital Municipal, ficou constatado que o soldado PM Borges fora alvejado em com dois tiros no tórax e dois pontos nos membros inferiores, enquanto o policial rodoviário indivíduo, foi atingido na pélvis direita. Ambos foram transferidos em ambulâncias para Feira de Santana.
Veículo do promotor consumido pelo fogo.
Veículo do promotor consumido pelo fogo.
O policial rodoviário estava na companhia do seu irmão, o promotor de justiça do MPBA, Pedro Safira Costa Andrade, que o acompanhou ao Hospital Municipal e seguiu na mesma ambulância para Feira de Santana. O Promotor havia estacionado seu veículo, um Kia Sportage branco, na Rua Santa Cruz, a cerca de 100 metros de distância do local onde ocorreram os disparos. Por volta das 04h10 a CenOp do 5º BPM recebeu informação de que um veículo estava em chamas, sendo constatado por uma guarnição PM de serviço que se tratava de um veículo, estacionado no local onde o promotor havia afirmado que seu veículo estava. Não foi possível visualizar a placa do veículo, mas em consulta ao INFOSEG, consta que veículo Kia, branco, placa NYU-8728, é de propriedade de Pedro Safira Costa Andrade.
Segundo informações o promotor reside em Alagoinhas e seu irmão que veio a óbito, em Feira de Santana onde também atua como chefe de núcleo de policiamento da PRF. Estariam em Euclides da Cunha visitando parentes.
Ambos são filhos do conhecido médico serrinhense e líder politico Hamilton Safira.
Redação CN