sábado, 19 de novembro de 2016

 Itiúba: Movimento ‘Vem pra Câmara’ ganha força contra aumento do salário de prefeito, vice, vereadores e secretários


O aumento de até 50% nos salários dos vereadores, prefeito, vice e secretários de Itiúba, proposto pela Mesa Diretora da Câmara, caiu como uma bomba na sociedade itiubense na semana passada. Os edis pretendem aprovar seus subsídios no valor de R$ 7.500,00 a partir de 2017, este aumento não está sendo bem ‘digerido’ pela população.
Um movimento espontâneo e apartidário contra a elevação, formado por estudantes, servidores públicos e profissionais liberais chamado ‘Movimento vem pra Câmara Itiúba” está ganhando força. O grupo fez o primeiro protesto na terça-feira (08) na Câmara de Vereadores, que resultou na suspensão da sessão, ficando para outro dia a votação das contas do atual prefeito Banga e a definição de uma data para votar o aumento que chamam de abusivo, ou seja de 50% proposto pela Mesa Diretora da Casa.
O Movimento popular recebeu a adesão de vários estudantes e voltaram a ocupar a Câmara na última quinta-feira (10), impedindo qualquer tentativa de discussão do tal projeto, depois, que o Movimento vem ouvindo boatos que os vereadores afirmam que irão aumentar os salários com a vontade do povo ou não, o movimento já planeja uma série de protestos contra o projeto dos legisladores. O Movimento estima colocar mais de 500 pessoas na sessão de votação, quando assim definida pela Câmara nos próximos dias.
Nas redes sociais o “Movimento Vem pra Câmara Itiúba’ já possui cerca de 200 membros e não para de crescer. A articulação conta com o apoio de líderes religiosos do município, que também já se posicionaram publicamente contra o aumento de salários argumentando que a elevação pode ser legal, mas não é moral, especialmente, num momento de crise porque passa o país e o município. 
Dentre as estratégias, o “Movimento vem pra Câmara Itiúba” começa a ocupar a pauta dos veículos de imprensa da com entrevistas a rádio local, nas redes sociais e grupos no Wattssap. A intenção é difundir o sentimento de indignação com o máximo de pessoas para que juntos consigam barrar este projeto de aumento de salários, que dizem que poderá ser aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa, que vai impactar a longo prazo o orçamento municipal a partir do próximo ano. Também estão sendo montadas estratégias de veiculação em carros de som, distribuição de panfletos, coleta de assinaturas em Abaixo Assinado da população e outros meios.
O Movimento já esteve buscando o apoio de vereadores novatos que já se manifestaram contra o aumento diante desta crise sem precedentes que passa o município, exemplo, dos recém eleitos vereadores Paulo Vinicius (PSD) e Cesar Enfermeiro (DEM). O Movimento estará conversando nos próximos dias com Cecília Petrina (PCdoB) eleita para o terceiro mandato de prefeita, que segundo assessores afirmam que a mesma é simpatizante do movimento e se declara contra este aumento, irão também falar com seu vice “Zé do Rádio” e outros vereadores reeleitos e não reeleitos para saberem a posição de cada um.
O Movimento está buscando o apoio da mídia estadual e regional, para os próximos protestos, onde as emissoras e rádios já sinalizaram a possibilidade de cobertura. O MP local também foi provocado e deverá se manifestar sobre o caso, nos próximos dias, segundo a sua assessoria.
Outro movimento semelhante está previsto para acontecer na próxima quinta-feira, 17, às 09h na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe.
Redação CN * Informações e fotos: Movimento Vem pra Câmara.

Jaques Wagner assume secretaria no governo de Rui na segunda-feira (21)

O ex-ministro da Casa Civil no governo da presidente Dilma Rouseff e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, assumirá na próxima segunda-feira (21) uma secretaria de estado na Bahia. De acordo com o governador Rui Costa, a nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (19). No entanto, Rui Costa não quis informar qual pasta Wagner vai ocupar. Os rumores são de que o ex-governador vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), ocupada hoje por Jorge Hereda. Rui não quis comentar sobre outras possíveis mudanças no seu secretariado. No entanto, questionado sobre uma possível saída de Walter Pinheiro da Secretaria da Educação do Estado, o governador negou o boato e afirmou que Pinheiro permanecerá na pasta. (Correio)

Colisão entre caminhonete conduzida por vereador de Retirolândia e táxi deixa cinco mortos

acidente-com-manchinha-des-768x510-1-696x462
Um trágico acidente deixou cinco pessoas mortas e uma ferida no KM 72 da Br-101 na tarde desta quinta-feira, 17. Entre os municípios de Maruim e Laranjeiras, uma caminhonete modelo S10, com placa de Retirolândia/BA, e um taxi Voyage, Propriá/SE, colidiram. O motorista do taxi e quatro passageiras morreram no momento do impacto. O condutor da caminhonete, o vereador Juberlanio Santana da Silva, 40 anos, conhecido por ‘Manchinha da jibóia’, foi socorrido consciente por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
acidente-com-manchinha-des-768x510-1


Com a força do impacto, os veículos se deslocaram para a pista dupla que está em construção na rodovia. No local, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal isolou o perímetro do acidente e iniciou a perícia, mas nenhuma informação oficial pôde ser constatada acerca das circunstâncias da colisão. Testemunhas no local informaram que o taxi seguia sentido Maruim, enquanto a caminhonete seguia para Aracaju. Uma ultrapassagem forçada e em alta velocidade pode ter sido um dos motivos da colisão, segundo suspeitas da PRF.
taxi-768x510

Na colisão, o taxi foi atingido violentamente na parte lateral oposta do condutor. Objetos dos passageiros voaram por toda pista, enfatizando o cenário de tragédia. O motorista do táxi foi preliminarmente identificado como ‘Ademir’, os demais passageiros, até o fechamento desta reportagem, não foram identificados. O filho do taxista apareceu no local do acidente, e ficou desesperado ao saber do óbito do pai. Ele ficou sob o consolo de amigos durante horas.
Segundo informações do Samu, o vereador no atendimento não apresentou sinais de fratura, estava consciente e orientado. Ele foi encaminhado à área verde trauma do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O Instituto Médico Legal (IML) chegou ao local do acidente por volta das 16h30 para remoção dos corpos.
Como os veículos que colidiram foram arremessados para a pista dupla em construção, o fluxo de veículos na BR-101 não apresentou longos congestionamentos. A PRF deve concluir o laudo do acidente em 30 dias.
Fontes: Ícaro Novaes e Verlane Estácio (Infonet)

 Cicero Dantas: 31 presos fogem de cadeia depois de renderem dois investigadores

Outros 22 custodiados não fugiram

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Policias da cidade de Cícero Dantas, no Nordeste da Bahia e demais cidades circunvizinhas estão mobilizados no sentido de recapturar 31 presos que fugiram da delegacia local na noite de sexta-feira, 18.
De acordo com nota da 25ª Coorpin – Euclides da Cunha,responsável pela área a fuga em massa aconteceu no momento do fornecimento do jantar, quatro presos renderam dois Investigadores com emprego de chucho (feito de escova de dentes), lesionaram os mesmos em modo leve e os trancaram, em seguida soltaram o demais presos.
Ainda de acordo com a 25ª Corpin, os presos violaram salas e armários, roubando três pistolas calibre 0.40, uma submetralhadora 0.40 (tudo com um carregador municiado) e uma pump calibre 12.
Equipes da Policia Civil e PM local e Cipe Litoral Norte estão fazendo varredura na região.
Relação dos nomes dos fugitivos:
Da Comarca de Cícero Dantas:
01-Adailton de Jesus Santos
02-Alexsandro Bezerra Conceição
03-Alisson da Conceição Ribeiro
04-Andre da Silva
05-Assis Oliveira Souza
06-Cleidson Justino da S.Santos
07-Danilo Barros
08-Israel Carvalho Santana
09-José Adailton de Jesus Santos
10-José Adriano Carregosa dos Santos
11-José Carlos Conceição Cardoso
12-José Eucleudes Santos De Sena
13-José Henrique V. do Nascimento
14-José Paulo Soares dos Santos
15-José Romário Menezes Almeida
16-José Sidone Jesus dos Santos
17-José Walter N. de Jesus
18-Kainan Nascimento Silva
19-Luciano Santana Brito
20-Luiz Henrique Gomes
21-Manoel Messias Lima Durval
22-Paulo Cesar de Jesus Santos
23-Paulo Oliveira Targino
24-Rodrigo de Jesus Portela
25-William Dias da Silva
Comarca de Cipó
26-Fabrício Nascimento de Alcântara
Comarca de Nova Soure
27-Emilson Jesus dos Santos
Comarca de Ribeira do Pombal
28-Jonatas Jesus dos Santos
29-José Maurício Conceição dos Santos
30-Fladimir Miranda de Barros
31-José Marcio Souza da Silva

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado, alerta federação

Em diversas localidades do mundo, o diabetes figura como a principal causa de cegueira, doenças cardiovasculares, falência renal e amputação de membros inferiores
No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a Federação Internacional do Diabetes faz um alerta: um em cada dois adultos com a doença não está diagnosticado e, portanto, não tem ciência de sua condição e não toma os devidos cuidados.
O tema da campanha este ano é De olho no diabetes, com foco em promover a importância do rastreamento e garantir o diagnóstico precoce, o tratamento e a redução do risco de complicações mais sérias – sobretudo em casos de diabetes tipo 2.
Dados da entidade mostram que a doença segue crescendo em todo o mundo: ao todo, 415 milhões de adultos viviam com diabetes em 2015. A previsão é de que esse número chegue a 642 milhões em 2040 – uma proporção de um adulto diabético para cada dez adultos no planeta.
“Muitas pessoas vivem com diabetes tipo 2 por muito tempo sem que tenham ciência de sua condição. Quando recebem o diagnóstico, as complicações provocadas pela doença podem já estar presentes”, destaca a federação.
Os números mostram ainda que até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos por meio da adoção de hábitos mais saudáveis. A quantia deve representar cerca de 160 milhões de pacientes até 2040.
O tema da campanha este ano é De olho no diabetes, com foco em promover a importância do rastreamento e garantir o diagnóstico precoce -sArquivo/Agência Brasil

O tema da campanha este ano é De olho no diabetes, com foco em promover a importância do rastreamento e garantir o diagnóstico precoce -sArquivo/Agência Brasil
“Diante de índices crescentes de subnutrição e de baixa atividade física entre crianças de diversos países, o diabetes tipo 2 na infância tem potencial para se tornar um problema de saúde pública global, provocando sérias consequências”, acrescenta a entidade.
Em diversas localidades do mundo, o diabetes figura como a principal causa de cegueira, doenças cardiovasculares, falência renal e amputação de membros inferiores.
Sinais e sintomas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o desencadeamento do diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como:
– sede excessiva;
– rápida perda de peso;
– fome exagerada;
– cansaço inexplicável;
– muita vontade de urinar;
– má cicatrização;
– visão embaçada;
– falta de interesse e de concentração;
– vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.
Ainda segundo a entidade, os mesmos sinais podem ser observados em pessoas com diabetes tipo 2, mas, geralmente, eles se apresentam de forma menos evidente. Em crianças com diabetes tipo 2, os sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes.
Programação no Brasil
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia preparou uma série de atividades em alusão à data. Estão previstos shows e atividades educativas em diversas cidades do país para chamar a atenção da população para a detecção precoce do diabetes.
A programação completa pode ser acessada por meio do site http://diamundialdodiabetes.org.br/.
A data
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo.
A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Fonte: Agência Brasil

Prisões em flagrante aumentam em 38% na Bahia


O número de pessoas presas em flagrante pela Polícia Militar, no período entre 1 de janeiro a 10 de novembro deste ano, já está superior a quatro mil, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
 
Já em 2015 o período registrava pouco mais de 12 mil capturas em flagrante, este ano, o número está quase na casa dos 17 mil, 16.732 mais precisamente, um aumento de 38% na produtividade policial.
 
O resultado é fruto da realização de cerca de 12 milhões de abordagens a pessoas, realizadas em todo o estado. Segundo dados operacionais da Polícia Militar, pouco mais de cinco milhões de veículos (carros e motos) foram parados para averiguação, bem como 105 mil ônibus e mais de 99 mil táxis.
 
O secretário de segurança pública Maurício Barbosa destacou a incorporação de mais 1700 policiais e a renovação da frota de viaturas este ano como avanços importantes para o fortalecimento das ações da instituição.
 
Salvador e RMS
 
Só em Salvador e Região Metropolitana, no mesmo período, foram mais de quatro milhões de abordagens a pessoas, 1,6 milhão a veículos, 67 mil a coletivos, em centenas de operações e blitze realizadas por diversas unidades da PM. Os números resultaram no aumento de 31% das prisões em flagrante, partindo de 4.611 em 2015, para 6.050 em 2016.

Por Redação Bocão News

sábado, 12 de novembro de 2016



ITIÚBA: CONHEÇA AQUI OS VEREADORES DO PRÓXIMO MANDATO E QUE PODERÃO TER SEUS SALÁRIOS AUMENTADOS.

É assim que ficarão as mãos do seu vereador, caso você não lute contra o aumento de salários dos próprios.
Reeleitos; Walmir, Jonas, Ranulfo, Romenil, Daniel e Jiovaldo. Lembrando que estes serão os responsáveis diretos pela votação, pois são detentores de seus atuais mandatos. Os demais poderão ser beneficiados pelo projeto, mas por via de regra não terão responsabilidade direta já que são novos eleitos.

São eles; Cézar Enfermeiro, Marcelo do Ônibus, Edson Laranjeira, Evaldo Rios, Paulo Henrique, Alberto da Pesca e Jó do Toinho.

Agora é com você eleitor, que votou e escolheu o seu representante, qual a sua posição, é a de ficar com as mãos vazias e ver os vereadores de mãos cheias?  Ou vai protestar?

Quero que todos entendam, não estamos aqui propagando uma campanha contra aos senhores vereadores, tantos os atuais, quanto os futuros. Estamos ajudando a sociedade a tomar uma posição consciente em tempos de CRISE absoluta.
Observação: Ate o momento só Vereador leito Paulo Vinicius ,se manifestou  sendo contra o aumento conforme matéria relacionada.
O nosso espaço esta aberto para qualquer outro que queira se manifestar.