domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sete cidades baianas têm situação de emergência reconhecida por conta da seca

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quinta-feira (23) o estado de emergência em sete cidades baianas por conta da seca e da estiagem. Caldeirão Grande, Euclides da Cunha, ‘ITIÚBA’, Jaguaquara, Macururé, Ruy Barbosa e Tucano poderão ter acesso às ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. Além dos municípios baianos, outras cidades dos estados de Minas Gerais, Sergipe e São Paulo também tiveram a situação de emergência reconhecida. A medida contempla os locais que foram afetados por chuvas intensas e longos períodos de seca e estiagem.
*Correio da Bahia

Carros desviam para o mesmo lado e batem de frente; 4 pessoas morreram

O carnaval 2017 contabiliza, já nas primeiras horas de festas, as primeiras vítimas de acidentes em nas estradas. Uma colisão frontal entre um Chevrolet Agile e uma Fiat Palio Week ocorrido às 4h30 de sábado (25) no quilômetro 612 da BR-277, em Santa Tereza do Oeste, no Paraná, resultou na morte de quatro pessoas e deixou quatro feridos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, documentos encontrados nos veículos indicam que os dois carros transportavam moradores do município paranaense de Céu Azul.


No Agile estavam um homem de 28 anos de idade, que dirigia o carro, e uma passageira de 27 anos. Ambos morreram no local. A PRF informou, ainda, que a Palio Weekend trafegava com excesso de lotação. Entre as seis pessoas que estavam no veículo, uma havia uma criança de 3 anos de idade.
O motorista da Palio, de 53 anos, e uma passageira, de 52, anos, morreram no local. Os demais foram socorridos com lesões graves. Os quatro mortos estavam nos bancos dianteiros.
Policiais rodoviários federais que atenderam a ocorrência informaram que a colisão frontal aconteceu quando o veículo Palio, que ia na direção de Foz do Iguaçu, teria tentado fazer uma manobra de ultrapassagem em local proibido pela sinalização. Na iminência da colisão, os dois motoristas desviaram para o mesmo lado e acabaram colidindo.
16865196_133173657203619_7719803409055218993_n

ITIÚBA: 19ª COORPIN PRENDE EM FLAGRANTE INDIVIDUO POR TENTATIVA DE FURTO DE UMA MOTO NO CENTRO DA CIDADE

IMG-20170226-WA0016

Na data de 26/02/2017, por volta das 04:30, a equipe da Delegacia Territorial de Itiúba/BA, juntamente com reforço de Policiais Civis da 19ª Coorpin, prendeu em flagrante FELIPE DE SOUZA PINTO, vulgo PINHO, enquanto tentava furtar uma motocicleta, no centro da cidade em frente ao espaço onde ocorre as festas carnavalescas.

A Policia evitou eficazmente que mais uma pessoa fosse vitimada, no exato instante em que o individuo tentava forçadamente ligar a motocicleta e se evadir. o veiculo poucos instantes depois fora devolvido ao proprietário.

Cabe ressaltar que a equipe já o buscava em virtude de mandado de prisão temporário expedido pela Juíza da Comarca de Itiúba – Ba.

O núcleo de investigações da Delegacia Territorial já vinha realizando investigações acerca do capturado que responde a vários inquéritos entre as cidades de Itiúba e Andorinha pela prática de roubos, furtos e tentativa de homicídio.

Notadamente o investigado é suspeito da prática frequente de roubos a motocicletas e celulares se utilizando de uma arma de fogo e na companhia de terceiros ainda investigados.

Nesse momento o capturado se encontra a disposição da Justiça na carceragem da Delegacia de Itiúba. A Policia Civil espera que, com a prisão, as vitimas e testemunhas compareçam para contribuir com o esclarecimento dos fatos, ou mesmo informar sobre situações ainda desconhecidas.

Informações SSP/Cidade em Noticias

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Rui visita obra que vai levar água de Camandaroba para Queimadas/Santaluz e anuncia 17 milhões para a recuperação de trecho da BA-120

As cidades baianas de Queimadas e Santaluz, localizadas na região do Sisal, recebem obras emergenciais para regularizar o abastecimento de água para os mais de 50 mil moradores dos dois municípios. Nesta sexta-feira (24), o governador Rui Costa esteve em Queimadas e vistoriou as intervenções que estão sendo realizadas após os municípios decretarem estado de emergência por conta da seca. Uma estrutura alternativa de captação e uma nova adutora estão sendo implantadas para recuperar a distribuição de água tratada nas localidades.

As obras da nova adutora para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Queimadas/Santaluz têm investimento de R$ 3,4 milhões e já apresentam 75% de avanço. Após conferir de perto o andamento dos trabalhos, o governador enfatizou a importância da rapidez na obra. “Em um momento como esse de escassez, a água para o consumo humano não pode faltar, e essa é a prioridade. Por isso a realização desta obra emergencial, que vai resolver o problema e as cidades terão dois sistemas alternados. Estamos vivendo há sete anos com níveis de chuva muito baixos. É uma seca rigorosa no Nordeste e neste momento cada um também tem que dar sua contribuição economizando água”, ressaltou Rui.
O gerente de operações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) na região norte, Raimundo Neto, explica que com a conclusão da nova adutora, com cerca de 9,5 quilômetros, prevista para março, as cidades poderão sair do racionamento ocasionado pelo baixo nível de água na Barragem da Leste, que era, até então, a principal fonte de água do sistema integrado. “Teremos uma condição mais segura. Queimadas e Santaluz além de contar com o Rio Itapicuru, caso volte o volume de chuvas, com essa obra passará a contar com outro abastecimento através do Açude do Jacurici”, explicou Neto.
Mais desenvolvimento
Além de visitar as obras de abastecimento de água, Rui Costa também autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a lançar o edital de licitação para recuperar 42 quilômetros da BA-120, no trecho entre Queimadas e Santaluz. Serão R$ 17 milhões aplicados beneficiando também municípios próximos como Cansanção, São Domingos e Nordestina. Após a licitação que vai definir a empresa executora as obras de pavimentação tem início previsto para maio deste ano.
Quem trafega diariamente pelo trecho, como o motorista Paulo Roberto, fala com propriedade da importância da intervenção. “Realmente a estrada está péssima e precisando dessa obra. Do jeito que está a gente corre o risco estourar um pneu, quebrar o amortecedor e tentando desviar dos buracos até pode causar um acidente. Tomara que essa melhora chegue logo”, torce o morador de Queimadas.


Itiúba: Carnaval 2017 Tem Início Com Bolachinha e Bloco As Derrubadas, Além De Uma Grande Homenagem Ao Lourão.
      A manifestação popular da festa momesca em Itiúba brota da alegria e da alma do povo como se fosse uma nascente de água que ao poucos vai formando um grande rio de gente que corre pelas ruas da cidade.

    O carnaval de Itiúba hoje é focado em três frentes, cada uma com suas belezas, enriquecendo e dando brilho à alegria da história de seu povo. São elas; As derrubadas com a bolachinha, os blocos privados e a festa de largo, que este ano abriu um leque maior para a participação dos artistas da terra.

    A abertura oficial deste carnaval aconteceu com a concentração e saída do Bairro do Alto. Dela a multidão percorreu ruas e avenidas até chegar à casa do Lourão, um carnavalesco de tradição que por motivo de saúde este ano não pode sair na folia, mas a folia foi até ele. Lá, muita emoção, alegria e uma mistura de raças, classes sociais, e idade, todos dando espaço simplesmente para a igualdade e pedindo saúde para o Lourão.

   As derrubadas são formadas por homens que satirizando se vestem de mulher e com suas diversas fantasias fazem a abertura oficial da festa, culminando com a tradicional lavagem do beco, que  não aconteceu este continuada a  chave ao prefeito do beco,  o senhor Rui Cardiolli, artista plástico .

    A gestora do município denominou a festa de CARNAVAL SOLIDÁRIO, pois segundo ela, diante da situação financeira em que passa o país e o município, esta festa só foi possível graças às parcerias de diversos artistas que abriram mão de cachês tradicionais e receberam apenas uma ajuda de custa. Ainda em sua fala, a prefeita agradeceu ao Secretário de Cultura, o senhor Raimundo Alves de Carvalho (CAXUXA) e aos parceiros, além de fazer um agradecimento especial à população pelo entendimento da festa. 








sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Vereador propõe lei que cria pausa no trabalho para fazer sexo


Que tal uma pausa de uma hora remunerada durante o trabalho para poder fazer sexo com seus parceiros, sugeriu um vereador em sessão desta terça-feira (21). O objetivo, segundo ele, é melhorar as relações das pessoas.
— Há estudos que mostram que o sexo é bom para a saúde — declarou à AFP Per-Erik Muskos, vereador de 42 anos da cidade de Overtornea (norte) da Suécia, depois de ter apresentado a moção.
O político afirmou que os casais não passam tempo juntos o suficiente na atual sociedade.
— É uma questão de ter melhores relações sentimentais — insistiu.
Contudo, Muskos admitiu que não há como provar que os funcionários não usarão sua hora para fazer outras coisas que não passar um tempo com seu parceiro.
— Não se pode garantir que o trabalhador não vá passear — afirmou, acrescentando que os chefes precisarão confiar em seus funcionários.
Muskos disse que não vê motivos pelos quais sua moção não possa ser aprovada.
Atrás dos finlandeses e dos franceses, os empregados suecos são os que menos trabalharam na Europa em 2015, uma média de 1.685 horas, segundo um estudo do instituto de pesquisas Coe-Rexecode.
....