sexta-feira, 21 de julho de 2017


Foto: Divulgação/ DEM
Após dez anos da morte de ACM, carlismo se mantém vivo com 'nova arrumação política'A perpetuação do carlismo foi profetizada por Antônio Carlos Magalhães (ACM), então senador da República, no dia em que o ex-governador Jaques Wagner (PT) venceu Paulo Souto (PFL), membro do “pós-carlismo”. "Vocês verão a volta triunfal do carlismo na Bahia. O carlismo é uma legenda que não se apaga, queiram ou não os cronistas políticos", bradou o senador Antônio Carlos Magalhães em 2006, após ter perdido a hegemonia de quase vinte anos no governo da Bahia.  O termo “carlismo” é utilizado para designar o grupo formado em torno de ACM. De acordo com o cientista político Paulo Fábio Dantas, o carlismo teve três períodos. Uma primeira fase seria centrada na liderança de ACM, apoiada no clientelismo e no controle dos meios de comunicação. O termo se expande e torna-se uma expressão para o grupo político ligado a ACM, e uma terceira concepção do termo seria o carlismo como corrente política, um meio de agir na política, com modernização econômica e conservadorismo. Após dez anos de sua morte, completados nesta quinta-feira (20), a imagem e simbolismo de ACM ainda são perpetuados em todo o Estado, seja politicamente, ou mesmo através de símbolos, como através do uso de nomes da família Magalhães em avenidas, cidades, escolas, praças, viadutos, maternidade e aeroporto, para ficar em alguns exemplos. Em 2012, antes da eleição que elegeu o atual prefeito de Salvador, ACM Neto, a imprensa nacional já posicionava Neto como “herdeiro do carlismo”. O prefeito, no entanto, afirma repudiar o tom de “dinastia” que é dado ao seu mandato e frequentemente evocado por membros da oposição. “Eu sempre tive muita cautela em evitar personalismos. Se eu não tivesse vocação, dom e não tivesse, acima de tudo, muita vontade de ingressar na vida pública, eu não teria nem entrado e nem me mantido nela e, sobretudo, construído vitórias após o falecimento dele”, disse Neto. Mesmo com a pontuação, o herdeiro político do ex-senador afirma que o carlismo resiste após dez anos da morte do avô. “Nós conseguimos resistir, nos mantivemos de pé com coerência, com respeito à nossa história e participamos da construção de um novo desenho, de uma nova arrumação na política”, avaliou Neto, ressaltando que o “carlismo” personificado na figura de ACM “não existe mais”. “Ainda existem não só pessoas, mas também valores, visões e compromissos com a Bahia da época em que ACM militava na política e era o líder principal do nosso grupo”, explica. O prefeito atribui ao carlismo o crescimento da Bahia dentro do país. “Sem dúvida o 'carlismo' foi o movimento político que talvez tenha marcado de maneira mais intensa a política da Bahia, sobretudo se nós olharmos os últimos 50 anos. [O Estado] ganhou competitividade no cenário nacional, se tornando um dos estados mais respeitados da nação”, atestou. O “fim” do carlismo centrado na imagem de ACM é apontado por historiadores e cientistas políticos como tendo sido concretizado na derrota de Paulo Souto para Jaques Wagner. A influência nacional do PT e da ascensão de Lula contribui para a derrota de Souto na Bahia. De acordo com o jornal Estadão, Lula teria afirmado no dia em que Jaques Wagner se tornou governador da Bahia que teria transformado Souto - e o carlismo - em um hamster. "Eu fui à Bahia e transformei o leão no hamster, e você derrotou o hamster no dia 1º de outubro". O Bahia Notícias entrou em contato com a assessoria do atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, para ouvi-lo a respeito da vitória em 2006 contra o grupo político de ACM, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. De acordo com Neto, a “morte política” do carlismo chegou a ser decretada. “Eu disse logo em seguida ao falecimento de meu avô, há 10 anos, que o ‘carlismo” não se manteria como se constituiu, afinal de contas a liderança de ACM personificava muitos sentimentos. Eu disse que, a partir dali, haveria mudanças, desenhos e redesenhos no cenário político local. Então, de certa forma, eu consegui antever o que ocorreu depois”, disse Neto. 
 
Antônio Carlos Magalhães | Foto: Geraldo Magela / Agência Senado


O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Paulo Fábio Dantas Neto, especialista em elites políticas regionais, ressalta que o "carlismo" - como forma de realizar a política - está presente tanto na base do governo, como na oposição. "Os quadros ainda atuantes do extinto grupo carlista estão hoje distribuídos pelos dois campos adversários na política estadual", ressaltou Dantas que não descartou a possível aparição de um político autocrático e pragmático, assim como ele classifica ACM. "Não haverá um segundo ACM, assim como não haverá um segundo Lula. Mesmo surgindo um personagem com características parecidas, não creio que poderá exercer o poder do modo como ele exerceu por conta do estilo pessoal de ACM, que não pode ser reproduzido, e porque os tempos são outros", opinou. Para o professor e pesquisador, a política tende a ser ocupada por quadros mais institucionais e permeáveis a negociações internas. "O lugar de lideranças fortemente personalistas passou. Cada vez mais partidos e grupos organizados tendem a comandar mais do que pessoas", afirmou. O declínio do carlismo em torno da imagem de ACM teve como sucessor uma quase hegemonia do PT na Bahia, para Dantas. "Wagner caminhou na direção de construir, a partir do interior, um arco de alianças tão heterogêneo que, na prática, ameaçava instalar uma hegemonia comandada pelo PT na Bahia equivalente à que o carlismo tivera nos anos 90", declarou. Por conta das diversas crises protagonizadas pelo partido, no entanto, o processo acaba sendo cortado a partir de 2013 e sendo confirmado em 2016 com a derrota eleitoral do PT. "No momento voltamos à bipolaridade, mas isso traz pouca luz sobre o futuro imediato. A situação nacional deixou e ainda deixa em suspenso a definição sobre que formato de competição e sobre que dinâmica política a Bahia passará a ter a partir de 2018", analisou. O professor, no entanto, não vê ACM Neto como um replicador e perpetuador do carlismo. “Claro que o prefeito ACM Neto aciona, aqui e ali, o lado positivo que pode haver na memória controversa do seu avô. Mas o faz de modo pontual e nada determinante da sua estratégia política”, disse. Para Dantas, o prefeito recebe apoio do eleitorado que se opõe ao PT - de direita, centro e até esquerda. “Trocar o que hoje já possui e o horizonte que tem à sua frente por um simples retrovisor é algo que o prefeito ACM Neto só faria se fosse um estúpido em termos políticos, o que evidentemente não é o caso”, opinou

Caravana de Lula na Bahia passará por quatro municípios, afirma Everaldo
Foto: Guilherme Ferreira/ Bahia Notícias
O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, afirmou nesta quinta-feira (20) que vai se reunir no próximo dia 31 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acertar os últimos detalhes da passagem do petista pela Bahia. Lula fará uma caravana pelo Nordeste, a partir de 17 de agosto, e percorrerá a região de ônibus por mais de 20 dias. A primeira a receber o ex-presidente será Salvador. Segundo Everaldo, além da capital baiana, o petista passará por São Francisco do Conde, Feira de Santana e Cruz das Almas. “É uma honra para nós baianos receber a caravana. A votação para Lula aqui sempre foi expressiva, até quando não venceu as eleições”, afirmou Anunciação, em entrevista ao Bahia Notícias. Presente em um ato que acontece no Campo Grande, em Salvador, contra a condenação do ex-presidente pelo juiz Sérgio Moro, Anunciação voltou a dizer que a decisão do magistrado foi motivada por “perseguição política”. Ele ainda afirmou acreditar que a sentença pode ser revista em segunda instância. “Apesar de setores da PF, do MP e da própria Justiça darem sinais de sua parcialidade, a gente não acredita que toda Justiça esteja contaminada. E espera que, assim como Vaccari, possa acontecer com Lula. Não há provas materiais e concretas contra Lula. Apenas denúncias de delatores. Vencida essa instância, esperamos que a Justiça prevaleça”, criticou. 

Michel Temer declara “guerra” contra a TV Globo após reportagens da emissora

O presidente Michel Temer (PMDB) declarou guerra contra a TV Globo, que vem divulgando massivamente as denúncias contra o peemedebista e o atual governo nas últimas semanas. De acordo com o jornal carioca “O Dia”, Temer ordenou a execução de eventuais dívidas da Globo com a União, de impostos e financiamentos do BNDES.
Segundo a publicação, deputados aliados do presidente devem começar a movimentação para cassar as concessões da empresa da família Marinho quando vencerem os prazos, já que estes são renovados por uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
De outro lado, a Globo determinou que seus principais executivos se aproximem do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), sucessor de Temer na presidência. Maia e o vice-presidente de relações institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet, almoçaram juntos recentemente. A ideia é fazer com que Maia fique na presidência até a eleição direta do próximo ano.

Tragédia: Ônibus da Itapemirim despenca em barranco na BR-418; PRF confirma mortes



Um grave acidente com um ônibus de viagem deixou sete pessoas mortas e doze feridos na tarde desta quinta-feira na BR-418, próximo a Pedro Versiani, distrito de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri em Minas Gerais. O motorista do veículo perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que dez pessoas morreram no acidente. Porém, por volta das 19h, a corporação retificou os dados e afirmou que são sete vítimas fatais confirmadas.
O acidente aconteceu por volta das 16h30. O veículo saiu de Nanuque, na mesma região, e seguiria para São Paulo. Porém, no trajeto, aconteceu o acidente. “As causas ainda estão sendo apuradas. O veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira”, explicou o tenente-coronel Fábio Marinho, comandante do 19ºBatalhão da PM, responsável pela área.
No Hospital Santa Rosália, três mulheres, em estado grave, deram entrada no início da noite desta quinta-feira. As pacientes foram encaminhadas para o bloco cirúrgico.
O ônibus que se acidentou é da Itapemirim. Por meio de nota, ela lamentou o acidente. “Já estão no local funcionários da empresa dando total apoio aos parentes dos passageiros da linha Nanuque x São Paulo (13h)”, disse. A empresa disponibilizou um telefone exclusivo para os familiares das vítimas que funciona 24h por dia. Viaturas da PM, Corpo de Bombeiros e a perícia da Polícia Civil estão no local para apurar as causas do acidente e prestar socorro às vítimas. (Com informações do Estado de Minas)


Campus Jacobina do IFBA abre nova seleção para mais 59 vagas em cursos técnicos gratuitos


Para quem planeja iniciar um curso técnico gratuito ainda em 2017 ganhou uma oportunidade. É que o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina, lançou na manhã de hoje (20) o edital do processo seletivo simplificado dos cursos técnicos subsequentes, voltados para quem já concluiu o ensino médio.
São 59 vagas nos cursos de eletromecânica, mineração e informática. As inscrições gratuitas devem ser realizadas de 24 de julho a 4 de agosto no próprio campus. Mais informações sobre documentos para inscrição e o cronograma da seleção podem ser consultadas no edital.
A prova, que terá cinco questões de matemática e uma redação, será aplicada no dia 3 de setembro. As matrículas dos aprovados serão realizadas a partir de 25 de setembro e as aulas vão iniciar no dia 9 de outubro de 2017.
Processo Seletivo 2018 – Também estão abertas até o dia 17 de agosto as inscrições para o Processo Seletivo 2018. Somente no campus Jacobina serão 400 vagas disponíveis em cursos técnicos subsequentes e integrados (para quem concluiu o ensino fundamental). As inscrições já podem ser feitas na página da seleção

quinta-feira, 20 de julho de 2017

O Milagre da Natureza: Barragem Do Aipim a beira de Sangrar

VISITA FEITA NA MANHÃ DE ONTEM 19/07/2017


“Quem te viu e quem te vê”. Com esta frase mostramos à bela e volumosa quantidade de água na Barragem Aipim.
O compositor Draco Rosa Cantava “Chuva fina traz você”. E foi assim, aconteceu uma chuva fina caindo muitos dias nas serras, trazendo como milagre da natureza o nosso bem mais precioso para a vida, à água.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Antônio Gonçalves, Rogério, disse a nossa reportagem que mesmo a barragem estando com este volume, é preciso fazer o uso reacional e cuidar das nascentes. Rogério afirmou ainda que um planejamento está sendo feito para o reconhecimento de todas as nascentes no município.


Há poucos meses um incêndio de grandes proporções destruiu boa parte da vegetação das serras do entorno da Barragem. Graças a Deus que a natureza foi generosa, e olha o verde de volta.




TÉCNICOS DA CERB FAZEM VISITA  ANTÔNIO GONÇALVES

Uma equipe de técnicos da CERB (Companhia de engenharia hídrica  e de saneamento da Bahia) esteve visitando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Antônio Gonçalves neste dia 19. A visita teve como objetivo, segundo as técnicas, a realização de visitas técnicas as comunidades onde os sistemas de abastecimento são feitos através de poços artesianos, visando assim otimizar melhor o uso da água.