sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A mesa teve a seguinte composição:
01PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM:  Rê do Sindicato
021º SECRETARIA: LÚCIA CRISTINA SOUZA C. DA SILVA
032º SECRETÁRIO: EDSON RIBEIRO DA SILVA (Deto)
04Representando o Sr.  Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim, Helder Amorim
05Representando o Reverendíssimo, Bispo da Diocese de Bonfim, Dom Francisco Canindé Palhano, o  Seminarista Jhone  Borges
06Ilustríssimo Comandante do 6º Batalhão de Policia Militar da Bahia, o Tenente Coronel José Carlos Soares Mariano.
07  Diretora do Campus VII da UNEB, Norma Leite Martins de Carvalho.
08Coordenação do Movimento dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia, José Jesus dos Santos.
09Representando a Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Bonfim, Maria Aparecida de Jesus.
10Representado o Movimento Estadual de Trabalhadores (as) ,Acampados(as) e Assentados(as) e Quilombola –CETA, Jorge da Silva do PA Serra Verde
11Representado a Central das Associações de Fundo e Fecho de Pasto.
  1-ATENDENDO A MOÇÃO DE PESAR DE Nº 002/3017 DE AUTORIA DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO, QUE CONCEDE  A FAMÍLIA DE JÚNIOR DO MPA, FOI CONVIDADO O VEREADOR RÊ DO SINDICATO PARA FAZER O USO DA PALAVRA. REPRESENTANTE DA FAMÍLIA DE JÚNIOR DO MPA, ROMILSON PEREIRA DE SOUZA DO MPA  QUE RECEBEU A MOÇÃO;

 2-ATENDENDO A MOÇÃO DE PESAR DE AUTORIA DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO, QUE CONCEDE  A FAMÍLIA  DO DIRETOR DA UNEB – PROF. MARCOS FÁBIO;
3-ATENDENDO A MOÇÃO DE  APLAUSO DE AUTORIA DO VEREADOR CARLOS DE TIJUAÇU, SRª ANISIA RODRIGUES, FOI CONVIDADA A SR. EMÍLIA RODRIGUES, representando a SENHORA ANISIA RODRIGUES  PARA RECEBER A MOÇÃO;
4-ATENDENDO A MOÇÃO DE  APLAUSOS E RECONHECIMENTO Nº:008/2017  DE AUTORIA DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO E DR. JORGINHO,  QUE CONCEDEU  AO REITOR DA UNEB, JOSÉ BITES DE CARVALHO;

5-ATENDENDO A MOÇÃO DE  APLAUSOS E   RECONHECIMENTO  Nº:10/2017 DE AUTORIA DO VEREADORES: CARLOS DE TIJUAÇU, RÊ DO SINDICATO E  ANDREILTO ALMEIDA ,  QUE CONCEDEU  A ACADEMIA DE LETRAS DE SENHOR DO BONFIM , FOI CONVIDADO O PRESIDENTE DA ACLASB,  SR. EDVAN FERREIRA CAJUÍ E OS DEMAIS INTEGRANTES DA ACADEMIA;
 

6-ATENDENDO A MOÇÃO DE APLAUSOS E  RECONHECIMENTO DE Nº:001/2017 DE AUTORIA DO VEREADOR: DR.JORGINHO,  QUE CONCEDEU AO CICLISTA SR. REGIVALDO MARQUES MORREIRA;
7-O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DA CANTORA BONFINENSE NIELY CARNEIRO.
VEREADORES  QUE ESTIVERAM PRESSENTES:
Vereador REINALDO FERREIRA SANTANA  (RÊ DO SINDICATO (Presidente)
Vereador LÚCIA CRISTINA SOUZA C. DA SILVA (1ª Secretária)
Vereador ALEXANDRE FERREIRA (Pebinha)
Vereador ANDREILTO DE ALMEIDA BARBOSA
Vereador CARLOS ALBERTO DIAS DOS SANTOS  (Negão do Tijuaçu -Vice Presidente)
Vereador CLEITON VIEIRA PINTO
Vereador ELIZEU CONCEIÇÃO DE SOUZA
Vereador GERIVALDO RIBEIRO SAMPAIO
Vereador JOÃO CARLOS DE CASTRO (Mimo)
Vereador JORGE SOUZA E SILVA FILHO (Dr. Jorginho)
Vereador LAÉRCIO MUNIZ DE AZEVEDO JÚNIOR
Vereador REINALDO JOSÉ DA SILVA

ASCOM/CMSB

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

2º Dia de Campo No IF: Uma Verdadeira Celebração Entre O Mundo Acadêmico e Os Costumes Ancestrais da Nossa Agricultura

Envolvendo gente de centenas de comunidades, todos com o mesmo sonho, beber conhecimento na fonte do saber, através das Trocas de Experiências, assim foi o 2º Dia de Campo promovido pelo IF Baiano Campus de Senhor do Bonfim, que aconteceu neste último dia 13 com muito entusiasmo.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Antônio Gonçalves, levou uma grande caravana formada por agricultores e agricultoras, lideranças de associações, jovens estudantes, artistas populares, ativistas ambientalistas, etc. Além da forte presença do Secretário Rogério, o Diretor de Meio Ambiente Toninho do Fica, Ticiane Sabino Articuladora de Projetos, Vadinho da EFA, Adilsom Guirra Diretor de Cultura, a bióloga Fabiana Durval, Juju Mangabeira Comunicador e Assessor de Políticas Governamentais e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais também vem nesta parceria.

Os visitantes ficaram encantados com tanta inovação voltada para a melhoria da agricultura e o manejo sustentável, além de conhecerem o sistema EMBRAPA, que consiste na instalação de um pequeno tanque muito simples para a criação de peixes, acompanhado de um quintal produtivo que envolve desde a criação de galinhas, codornas, coelhos e plantios de hortas, tudo dentro do mesmo sistema.

Parece que até mesmo a mãe natureza estava agradecendo o evento, já que se tratava do plantio de sementes e os tratos corretos com a terra, por isto certamente os céus mandaram chuva por quase todo o tempo do evento, deixando assim os agricultores, em especial, mais alegres e os acadêmicos com o pé no barro.

Dona Josefa, uma agricultora do município de Queimadas na região sisaleira, disse cheia de orgulho: “Se eu fosse mais nova, vinha para este lugar para ficar fazendo estas coisas tão boas”. Neste momento, o Professor Américo, um dos organizadores do evento, se encheu de alegria e posou para uma foto com a camponesa. Quem também prestigiou o evento foi o vice-prefeito de Senhor do Bonfim Zé Antônio, a Secretária de Agricultura Damiana Duarte e o Vereador Rê do Sindicato. Um evento nota 10 para a região.


Por Juju Mangabeira DRT 6341










































terça-feira, 12 de setembro de 2017

Índice De Escolarização No Brasil Está Abaixo Da Maioria Dos Países Da OCDE

[Índice de escolarização no Brasil está abaixo da maioria dos países da OCDE]
No Brasil, apenas 53% de jovens estavam matriculados no ensino médio em 2015. Índice inferior ao observado nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde a média é de 95% de estudantes matriculados.
Os dados, divulgados nesta terça-feira (12), são do levantamento ‘’Education at Glance 2017, da OCDE que compara o sistema educacional internacional dos 34 países que são membros da organização. O Brasil não integra a OCDE, no entanto, está presente no relatório.
O índice de escolarização no Brasil piora quando o jovem completa 18 anos, nesta idade, menos da metade está na escola.  As taxas estão abaixo da maioria dos países da OCDE.
Geddel Estaria Disposto A Delatar Temer, Mas Antes Quer Blindar Irmãos E Mãe

[Geddel estaria disposto a delatar Temer, mas antes quer blindar irmãos e mãe]
O ex-ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), topa delatar o presidente Michel Temer, de acordo com O Antagonista. Segundo o site, o ex-aliado de Temer só está tentando negociar a blindagem de seus irmãos, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, o diretor legislativo da Câmara dos Deputados, Afrísio Filho, e de sua mãe, Marluce.

O Palácio do Planalto tem estranhado o afastamento dos familiares do ex-ministro. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Afrísio pediu em julho o desligamento da Fundação Ulysses Guimarães, onde exercia o cargo de tesoureiro. O outro irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, também anda sumido. Desde que o bunker de Geddel foi descoberto, ele não atende nem telefone.
Para auxiliares de Michel Temer, após ter visto frustrada sua tentativa de garantir o silêncio do doleiro Lúcio Funaro, avaliam auxiliares palacianos, o peemedebista viu como única alternativa contar o que sabe.
De acordo com o Jornal Nacional, na segunda-feira (11), Geddel recebeu a visita do irmão Afrísio, na Penitenciária da Papuda. Ele esteve no local na condição de advogado, já que visitas particulares só são permitidas às sextas-feiras. O ex-ministro está em uma cela para 10 detentos com três treliches e uma cama.
Fonte: Bocão News