terça-feira, 25 de maio de 2021

ANDORINHA: Criadores De Caprinos E Ovinos Recebem Melhoramento Genético Nos Seus Rebanhos Através De Sistema De Rodízio Com Reprodutor Sangue-Puro Adquirido Pela Prefeitura

 ACOMPANHE ESTA VIAGEM DA EQUIPE DO PROGRAMA A VOZ DO CAMPO DA Rádio Rainha FM 97,3.

 A feira-livre de Andorinha tem um diferencial, ou melhor, um encanto comum do cenário natural e típico do nosso Nordeste, lá tem; Caboclo com chapéu de couro, cabra macho tomando uma dose de pinga com raiz de quebra facão na bodega mais conhecida da cidade. As meninas faceiras com uma maquiagem natural e o brilho do rosto retocado pelo sol, as mães conversadeiras no meio da feira preocupadas com os motoqueiros de óculos escuros, para não enganarem sua filhas!

 A famosa buchada de Dona Linda, e o curral ou feira de animais, se destacam entre os pontos de maior atração da feira-livre de Andorinha. Foi lá na feira dos animais, como próprio nome sugere, que encontramos as novidades que nossa reportagem foi em busca: os reprodutores sangue-puro.

 Tudo aconteceu nesta última segunda-feira (24) quando a nossa equipe se avistou com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o senhor Valtônio Antunes e o senhor Antônio, conhecido com Antônio do Salgado. Esse, um filho ilustre da caatinga, pois a sua trajetória, junto com tantos outros nomes da sua época, é marcada por lutas incansáveis para a defesa das terras de fundo de pasto, tanto que orgulhosamente seu Antônio hoje é diretor de uma Central de Associações (CAAFA) responsável pelo gerenciamento das políticas de fundo e fecho de pasto, que na verdade são áreas de uso coletivo.

 Já Valtônio ocupa o cargo de Secretário de Agricultura na atual gestão do prefeito Renato Brandão (Renatinho), então é ele que cuida do importante projeto dos reprodutores sangues-puro, os quais descrevemos agora.

 O mesmo começa sua fala discorrendo com muita propriedade sobre toda logística do projeto. “Aqui, pelo IBGE com base no último censo, o município aparece com aproximadamente 80.000 mil cabeças de caprinos e ovinos, mas com certeza existe aproximadamente mais de 100.000 cabeças, pois ainda tem muita gente que se recusa a declarar, por algum motivos, então na realidade é muito mas”. Afirmou o Secretário cheio de entusiasmo, pois está diante certamente de um plantel gigantesco entre os demais municípios do território do Piemonte Norte do Itapicuru.

 Com essa dimensão, o criatório torna-se umas das maiores fontes de renda para os caatingueiros andorienses. A Prefeitura, então, através do Governo do Estado, criou uma bela logística onde funciona a feira e também ali ficam as baias que abrigam cerca de 25 reprodutores sangue-puro de caprino e ovino, que são levados para as propriedades, obedecendo todo um protocolo que eles chamam de aluguel do reprodutor, onde o animal é acompanhado por profissional como técnico e veterinário, além dos proprietários. Ali permanecem por 45 dias, depois retornam para o descaso.

 Segundo o Secretário, este método já redeu mais de 500 novos animas com uma característica de genética melhorada. Dessa forma, por apresentar clima diferente – pois do lado sul ficam as serras do grupo Itiúba – , Andorinha também se destaca pela pecuária de corte e leiteira, inclusive recentemente lá foi inaugurado um dos melhores laticínios da região.

Considerações aos senhores; Raimundo Costa, Alôncio do Vale e Elton Matos.














 Por: Equipe do Programa A Voz Do Campo, Rádio Rainha (FM 97,3) Com; Juju Mangabeira (DRT-6345) e Felipe Reis.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

EXCLUSIVO: A equipe do Programa a Voz do Campo obteve informações em primeira mão sobre reunião de entrega de títulos de terra no Território Piemonte Norte do Itapicuru
Dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniram com representantes do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru, nesta segunda-feira (22), com o objetivo de debater e articular a entrega de títulos de terra para agricultores familiares, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/SDR)

“Nós estamos concluindo um processo que vai permitir a entrega de mais de 1.000 títulos no Território Piemonte Norte do Itapicuru, uma iniciativa importante para segurança jurídica dos agricultores familiares, que poderão alavancar seu processo produtivo e também buscar crédito tendo sua situação fundiária regularizada”, observou Josias Gomes, secretário da SDR.
O prefeito do município de Pindobaçu e Presidente do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru, David Farias, pontuou que o apoio da SDR no processo de titularização de terra é fundamental, pois a maioria dos municípios que compõem o consórcio tem aproximadamente metade da população habitando em área rural.

“O título, além de dar a garantia da propriedade, traz dignidade às pessoas e abre possibilidades de crescimento para as famílias e região”, destacou Farias.
Camilla Batista, coordenadora executiva da CDA/SDR, ressaltou que “os títulos de terra asseguram a sucessão rural, além de ampliar o acesso às diversas políticas públicas, que contribuem para permanência do homem e da mulher no campo, que vivem da agricultura familiar”.




terça-feira, 8 de dezembro de 2020

 Agricultores e pecuaristas foram contemplados com sementes de milho em Antonio Gonçalves através do PRO-SENAR leite.

Na manha desta terça feira, 08 o grupo de agricultores e pecuaristas atendidos pelo SENAR leite através de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, receberam semente de milho selecionado para o plantio.
O ato contou com a presença do vice-presidente do sindicato de Campo Formoso senhor Fred, que representou o senhor João Barreto. Também contou com a presença do secretario de agricultura e meio ambiente Rogério de Souza Alexandre.
Nota: O SENAR atualmente mantém interface com o município de Antonio Gonçalves através da SEAMA, onde desenvolve três importantes projetos nas seguintes áreas; Agro-Nordeste, que tem como objetivo a capacitação dos plantadores de verduras, com uma turma de trinta participantes.
Já nas regiões das grotas o curso é voltado para o desenvolvimento e produção das frutas tropicais, e por fim já em estagio final o SENAR e a secretaria findam o curso de melhoria dos produtores de leite que tem vinte participantes, estes cursos tem duração de dois anos e são completamente gratuitos.







sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Primavera E As Flores: Que Antonio Gonçalves É A Cidade Das Árvores Todos Já Sabem, Agora Também É Das Rosas.

A localidade de Grota da Gia, a menos de três km da sede do município vem sendo destaque pela suas belezas naturais e a produção orgânica de hortaliças e frutas, além de ser uma das associações mais organizadas. Agora o destaque é plantação de rosas.
Na manhã desta sexta-feira, 25, nossa reportagem visitou o plantio de flores e vimos de perto como o campo é mesmo rico em oportunidades, ali a professora Neusa Gomes, agora aposentada e agricultura, lidera o plantio das diversas rosas, que formam uma espécie de agricultura, pois entre as bananeiras, os coqueiros, as mangueiras, as hortaliças e outras lavoras lá estão elas exuberantes e demonstrando que realmente a primavera naquela fazenda é diferenciada.
São muitas as espécies e são comercializadas para cidades da região e sob-encomenda para eventos. Neusa demonstra muito domínio no trato das flores e diz ter estudado, viajado e pesquisado muito, e que os investimentos são pelo esforço da própria família. A produtora de rosas reclama da falta de reconhecimento e incentivo para melhorar a comercialização.
Construiu uma espécie de depósito com refrigeração, onde as rosas são guardadas depois de colhidas e ficam até a comercialização. Em uma estufa simples e com material reciclado, a equipe desenvolve o plantio em caqueiro, inclusive em miniaturas.
Tudo de maneira sustentável, inclusive as nascentes preservadas, onde brotam várias minas, e assim é mantido vários mananciais de água-doce no vale da grota da gia.
Ainda com informação do senhor Adalvo, líder comunitário, a associação foi contemplada com um kit de irrigação, com o edital 15 da SDR/CAR e mantém uma boa parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais e a secretaria de agricultura. Concluiu.





















 Antracnose

A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, ocorre em ramos, folhas, frutos e inflorescências. Os frutos podem apresentar manchas ou lesões escuras um pouco deprimidas por toda a sua superfície, desde o pedúnculo, e com aspecto úmido. A casca pode se romper e os frutos infectados chegam ao mercado geralmente apodrecidos. Quando ocorre em frutos novos, estes podem cair prematuramente ou o fungo pode permanecer em latência até que amadureçam.

As flores afetadas enegrecem e secam o pedúnculo, prejudicando a frutificação em toda a panícula. Na ráquis da inflorescência e suas ramificações, aparecem manchas de coloração marrom escura, profundas e secas, alongadas no sentido longitudinal, destruindo grande número de flores. As folhas podem ser afetadas, apresentando-se manchadas de marrom, de forma oval ou irregular e tamanho variável. As lesões aparecem no ápice, margem ou centro da folha, podendo se romper quando a incidência da doença é muito alta.



Como medidas de controle, deve-se observar que:

  • Por depender muito das condições climáticas, primeiramente, o produtor deve adotar o sistema de inspeção freqüente no pomar, quando as condições de temperatura e umidade relativa são favoráveis à doença, principalmente nos períodos de floração, frutificação e colheita.
  • Quanto às medidas culturais, sugere-se analisar, primeiramente, o espaçamento do plantio, considerando-se as copas de cada variedade, de modo que não comprometam a ventilação e a insolação entre as plantas, bem como as podas leves e periódicas, para abrir a copa e aumentar a aeração e penetração dos raios solares. As podas de limpeza, para eliminação dos galhos secos e frutos velhos remanescentes, são recomendadas, como também, o recolhimento de materiais vegetais caídos no chão, a fim de reduzir as fontes de inóculo do fungo no pomar.
  • A associação do controle químico também é indispensável, principalmente logo após a poda e nos períodos anterioes à abertura das flores, durante o florescimento e na frutificação. Os produtos podem ser à base de cobre e mancozeb, em intervalos variáveis de quinze a vinte dias, dependendo das condições climáticas e da gravidade da doença. Recomenda-se a alternância de fungicidas de contato com os sistêmicos para evitar o aparecimento de estirpes resistentes do fungo.
  • No tratamento pós-colheita, tem-se observado algum efeito positivo com a imersão dos frutos em tanques com suspensão de thiabendazole a 0,01%, imazalil ou prochloraz, como também no tratamento hidrotérmico, na faixa de temperatura de 50 a 55ºC, durante 5 minutos. 


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Antonio Gonçalves: Movimentos Políticos Dão Início A Festa Da Democracia Ou Simplesmente Eleições.

Na tarde deste domingo (13), foi realizada a Convenção dos Partidos MDB e PCdoB, que amolgou as candidaturas de Roberto, atual prefeito a reeleição e Dr. Orlindo a vice, e os candidatos e candidatas a vereadores a vereadoras do mesmo grupo.
O evento aconteceu no auditório do Colégio 05 de Julho, que leva o nome de uma das figuras mais notáveis da história de Antonio Gonçalves, o senhor Luiz Pereira De Souza. O evento conto com as presenças de gente de todas as idades e classes sociais, assim podemos afirmar, além do carisma dos líderes, e a motivação política que está mesmo no sangue dos brasileiros.
No espaço onde acontecia o evento, uma figura muito querida foi avistada por nossas lentes, trata-se da ex-primeira dama, Dona Creuza, esposa do saudoso Osvaldo Brás de Santana (Vavá), que em companhia de sua filha Renata acompanhava de maneira discreta.