sábado, 10 de julho de 2021
quarta-feira, 7 de julho de 2021
Grave denúncia foi apresentada ao Ministério Público pela vereadora Vivia de Covas e outras pessoas contra o atual presidente da Câmara de Vereadores de Itiúba, Bahia, o “Marcelo do Ônibus”, consistente em realização de contratos de pessoal com valores considerados elevados para os serviços contratados.
Segundo a documentação apresentada na denúncia, pessoas foram contratadas com valores iniciais em torno de um salário mínimo nacional, desde janeiro deste ano e em maio tiveram esses contratos rescindidos, dando lugar a novos contratos com as mesmas pessoas, com valores duas, três e até mais vezes o valor do salário mínimo, com as mesmas pessoas, despertando a suspeita de prática de corrupção que estão sendo chamadas de “Caixa Dois” por algumas pessoas, ou esquema de “rachadinha”, assim entendida por outros populares que acompanham atentamente o caso.
“Marcelo do Ônibus”, seguindo orientação do então presidente da Câmara, em janeiro de 2019, alardeava que a sua denúncia atrairia a Polícia Federal à Prefeitura de Itiúba, o que até hoje não ocorreu, porque, além da denúncia ter apresentando sinais de inconsistência, o Município obteve economia substancial com os novos contratos, desmoralizando a fala de um advogado adversário de Cecília, que redigiu a frágil denúncia e a tentativa do então presidente da Câmara, o popular “Galego da Camandaroba”, também ferrenho adversário da então prefeita Cecília.
Segundo circula nos meios políticos da cidade, “Marcelo do Ônibus” modificou os contratos objeto da denúncia encabeçada pela vereadora “Vivia de Covas”, orientado por um ex-vereador, outro adversário ferrenho da ex-prefeita Cecília, empresário na cidade, bastante conhecido por suas investidas em contratos com o Poder Público de vários municípios, havendo, inclusive, investigações em curso pelo Ministério Público, para apurar supostas “maracutaias” em contratos municipais na região Norte da Bahia.
Com as evidências de supostas práticas de corrupção nos contratos apontados na denúncia formalizada pela vereadora “Vivia de Covas” e outros cidadãos do município de Itiúba, “Marcelo do Ônibus” sai da condição de “Falso Denunciante” contra a ex-prefeita Cecília, para a condição de ”Denunciado Verdadeiro”, despertando a perspectiva de receber a visita da Polícia Federal a qualquer momento na Câmara de Itiúba.
A denúncia contra “Marcelo do Ônibus” ganhou proporções de escândalo estadual e até o jornalismo da Rede Globo já recebeu material para o Quadro do Programa dominical “Fantástico”, intitulado “Cadê o dinheiro que estava aqui? ”
*Josemar Santana é jornalista e advogado, especializado em Direito Público, Direito Eleitoral, Direito Criminal, Procuradoria Jurídica, integrante do Escritório Santana Advocacia, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba). Site: www.santanaadv.com / E-mail: josemarsantana@santanaadv.com
Fonte: JOSEMAR SANTANA
terça-feira, 6 de julho de 2021
Participação do Idesa por meio do Engenheiro Agrônomo Sr. Adianel, e dos técnicos em agropecuária Cássio e Matheus, agricultores (as) residentes das comunidades rurais de Gameleira e Jacunã que participam do Projeto Pró-Semiárido Lote 1, na reunião realizada pela secretaria de agricultura do município de Jaguarari, que fez a apresentação do Programa de Aquisições de alimentos (PAA) voltado para o público da Agricultura Familiar do referido município, onde nesse primeiro diálogo de ATER foi construído um PROCESSO de formação de rede uma de cooperação, que irá beneficiar inicialmente a produção de alimentos de 16 agricultores das comunidades Genipapo, Serra dos Morgados, Gameleira e Jacunã!
Na oportunidade o coordenador do. IDESA do projeto Pro Semiárido Sr. Adinael, que fez parte da composição da mesa representando a entidade de ATER com sede administrativa em Jaguarari há dez anos, falou sobre a importância do assessoramento técnico continuado para ajudar a viabilizar o acesso à políticas públicas, em específico da importância do poder público local aprovar o projeto para a adesão do Selo de Inspeção Municipal, SIM, que irá possibilitar uma agregação de valor aos produtos oriundos da agricultura familiar dando maior chance na abertura de canais de comercialização !
https://www.instagram.com/p/CRAMzpXtyHw/?utm_medium=share_sheet
Perseguição política, ataques ao princípio da liberdade e autonomia sindical, esses foram alguns dos fatos considerados nas decisões judiciais de primeira e segunda instância que garantiram à Presidente do SINDCAÉM o direito de exercer seu mandato.
Assim como ocorreu em 2015, quando o Prefeito Arnaldo de Oliveira Filho tentou cercear o direito de mandato classista no SINDCAÉM, sendo impedido pela justiça após ação movida pela entidade sindical, o mesmo ocorreu em 2021 quando o referido Prefeito retornou à cadeira do executivo municipal e mais uma vez tentou cercear o direito da Presidente do Sindicato, inclusive suprimindo integralmente sua remuneração durante esse período. Contudo, a justiça mais uma vez reconheceu em primeira e segunda instância que existiam elementos suficientes que comprovam o direito da Presidente em exercer seu mandato classista, determinando que a gestão municipal assegure a licença remunerada da servidora para o desempenho da função de Presidente do SINDCAÉM e assegure o pagamento das remunerações suprimidas sob pena de multa no valor de R$ 10.000,00, com possibilidade de responsabilização pessoal do Gestor Municipal.
Para o assessor jurídico do SINDCAÉM, Lúcio Sá "essa vitória reforça que as instituições estão atentas e não toleram ataques contra os princípios democráticos. A liberdade e a autonomia sindical são garantias constitucionais e investidas contra esses direitos não prosperam, pois contamos com a amparo das Leis e da Justiça".
quinta-feira, 1 de julho de 2021
Exclusivo: Antônio Gonçalves Recebeu Representante Da Secretaria Estadual De Turismo
sábado, 12 de junho de 2021
Cámara de Bonfim Homenageia Rosival Leite da FETRAF-BA
A Câmara Municiapal de Senhor do Bonfim do Estado da Bahia, aprovou por unanimidade a Moção de Reconhecimento e Aplausos de autoria do Vereador Rê do Sindicato, ao Sr.
Rosival Leite da Silva, pelos os relevantes serviços prestados ao município de Senhor do Bonfim.
Rosival Leite da Silva, é um grande agricultor e liderança Sindical do Estado da Bahia, onde é conhecedor da situação vivida pela população baiana, especialmente da classe menos favorecida, onde ele tem se dedicado ao movimento sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF/BA), por entender que é preciso lutar e se juntar aos parceiros para conquistar direitos, por uma produção de alimentos saudáveis e buscar dignidade e valorização aos povos do nosso estado e da nação.
Além disso, tem lutado pela a melhoria das condições de vida do povo do campo e da cidade, almejando a geração de trabalho e renda, especialmente pelo incentivo a produção de alimentos , agregação de valor, industrialização e potencialização dos empreendimentos econômicos, solidários e na garantia de promover a moradia digna para todos e todas.
Gratidão sempre ao companheiro irmão Rosival Leite, pelo o seu comprometimento com o nosso município e também com o Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Pois,
temos grandes investimentos no campesinato bonfinense na área de projetos de: Habitação, infraestrura hídrica, equipamentos agrícolas como mecanização,
forrageira móvel, assistência técnica e tantas outras ações que tem promovido a melhoria da qualidade de vida de nosso povo camponês.
Sua missão é alicerçada na ética e articulada com os anseios da coletividade, defesa integral da classe trabalhadora e coerência ideológica.
Além. do mais,, tem priorizado os eixos das Politicas Publicas de: Preservação dos recursos naturais e incentivo a agroecologia, permanência da juventude rural e sucessão na agricultura familiar na resistência aos conflitos e imposições do agrohidronrgocio e em defesa da reforma agraria, promoção da segurança alimentar e nutricional, saúde, educação, segurança pública, direitos e cidadania.
Portanto, considerando que são 30 anos de luta e resistência do guerreiro Rosival Leite em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as ) do campo e da cidade do Estado da Bahia, em particular ao município de Senhor do Bonfim, onde tem serviços prestado ao campesinato. Por isso, fez- se oportuno e de grande valor a aprovação da presente moção.
Deste modo, agradeço aos Senhores (a) Vereadores (a) desta Casa Legislativa por aprovar esta Moção de fundamental importância. Concluiu o Vereador Rê do Sindicato.
Senhor do Bonfim-Bahia, 11 de junho de 2021




























