quinta-feira, 12 de agosto de 2021

ANTÔNIO GONÇALVES: Lideranças Políticas E Comunitárias Vão A CODEVASF Para Pleitos De Associação 

Anselmo Bispo Recebeu, na manhã desta quinta-feira 12 de Agosto de 2021,  uma comitiva composta por; Adalvo presidente da associação da Grota da Gia, Amarildo Cardoso ex-secretário do município, Jarbas engenheiro agrônomo e Rony ex-assessor do ex-prefeito Roberto Carlos, quando se reuniram com o superintendente da CODEVASF em Juazeiro. 

O grupo busca pleito para a associação e agricultores de Antonio Gonçalves. Na oportunidade, Anselmo falou do compromisso social da autarquia do Governo Federal no sentido de promover o bem-estar das comunidades rurais e principalmente da juventude, no sentido de fixar na terra e encontrar oportunidade de renda em suas próprias comunidades. 

O senhor Adalvo manifestou apreço para com aquele órgão que já é parceiro da sua comunidade. Enquanto Amarildo e Rony falaram em nome de Roberto, também agradecendo o senhor Anselmo e sua estrutura pelos investimentos destinados para o povo de Antonio Gonçalves.

Na pauta; pedidos de cisternas, kits de irrigação, limpeza de aguada, foram algumas das reivindicações. Ainda segundo o chefe Anselmo, os pleitos reivindicados terão seus desdobramentos de acordo as emendas parlamentares, no caso dessas, as pautas serão referendada pelo Deputado Federal Elmar Nascimento apoiado pelo grupo de Roberto.

Nossa reportagem acompanhou o grupo e na oportunidade entrevistamos o senhor Anselmo, que fez uma boa fala para os moradores do território do piemente Norte do Itapicuru. A entrevista vai ao ar no próximo sábado, a partir das 07:00h no Programa a Voz do Campo, na rádio Rainha FM, 97.3 .Vale a pena conferir.

Por Juju Mangabeira DRT 6341






sábado, 7 de agosto de 2021

Em encontro realizado, seguindo estratégia política do PT Bahia, Yon Fontes reafirma pré-candidatura ao pleito eleitoral de 2022

Em reunião do PT Estadual, realizada no dia 01 de agosto de 2021, na cidade de Senhor do Bonfim, com a presença do presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA), Éden Valadares e membros da Direção estadual, com as presenças das lideranças, presidentes e membros dos diretórios municipais do partido no Território Piemonte Norte do Itapicuru/TIPNI, quando da continuidade ao Programa de nível estadual “Pé na Estrada PT” em sua edição 2021. Nesse momento importante, participaram do referido encontro territorial os dirigentes partidários dos municípios de Andorinha, Jaguarari, Campo Formoso, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.                                                                            
 
Na parte inicial do encontro foi destacado sobre a importância da nossa militância no enfrentamento à crise política, econômica, social e sanitária que o Brasil vem enfrentando com uma gestão federal desastrosa, com indícios fortes de corrupção na questão da saúde com efeito genocida, trazendo impactos diretos nas vidas das famílias brasileiras com a perca de entes queridos, e que se agravou ainda mais, principalmente nesse período da disseminação da pandemia da Covid19. Foi ressaltado que dentro do foco e objetivo do encontro a proposta foi de possibilitar uma maior aproximação das bases partidárias, abrir diálogo com os dirigentes municipais e acolher demandas políticas de cada cidade do TIPNI.
 
O momento e ambiente político proporcionado foi pensado na busca organizacional da aproximação maior dos diretórios e suas respectivas representações e participantes do encontro, para dialogar sobre a conjuntura política nacional, estadual, e também territorial, criando assim sincronismo político, quando na oportunidade das exposições, ideias e propostas, absorvendo efetivamente o sentimento coletivo onde buscou uma reflexão da situação difícil atual vivida pela sociedade no país, objetivando fortalecer a nossa visão macropolítica, apresentação de demandas políticas, bem como, vislumbrar a projeção da estratégia política futura no Estado, em conjunto com todos os municípios do TIPNI.
 
O encontro promoveu o debate, dentro da conjuntura política nacional e estadual atual, onde ressalta que quase vinte milhões de pessoas estão passando fome, e, temos um país com situação crescente de mais de quinze milhões de desempregados, conforme os indicadores sociais. As políticas públicas de vários segmentos públicos do plano executivo nacional sendo extintas e esquecidas, onde provoca e traz caos social em serviços públicos, e que, o partido tem sua posição definida de plano de reestruturação da nação, que será sempre o partido do povo brasileiro, que defende o povo brasileiro.
 
Foi reafirmado o nosso compromisso político com o retorno do companheiro Lula enquanto Presidente da República do Brasil e do companheiro, Jaques Wagner enquanto Governador da Bahia em 2022, para dá continuidade ao processo de desenvolvimento do País e do Estado, em seguimento a excelente gestão do nosso governador Rui Costa, promover mudanças necessárias na gestão pública objetivando resgatar direitos e conquistas perdidos ao longo desse desgoverno federal. Em âmbito territorial, seguindo a estratégia do PT estadual/BA, enquanto alternativa política foi reafirmado a pré-candidatura ao pleito para deputado estadual, sendo apresentado o nome de Yon Fontes, presidente atual da legenda no município de Jaguarari, grande liderança e forte articulador junto aos movimentos sociais do Piemonte Norte do Itapicuru, enquanto alternativa política, com grandes perspectivas de estabelecimento de diálogos em demais segmentos políticos de composição de estratégia Inter-territorial.
 
No final, foram reafirmados os nossos compromissos de militância petista e as nossas bandeiras de lutas em defesa do povo baiano e brasileiro, por uma vida mais digna e mais humana, na luta pelo resgate dos direitos e conquistas perdidos; em defesa da saúde e educação pública de qualidade; em defesa do emprego, renda, lazer e cultura para todos, em defesa da democracia e pelo fortalecimento da nossa liberdade social enquanto cidadãos e cidadãs da nossa imensa Bahia e do nosso gigantesco Brasil.
Ascom PT Jaguarari/BA

Registros





quarta-feira, 28 de julho de 2021

“Niltão Ós Meninos” recebe homenagem da Assembleia Legislativa da Bahia

Uma Moção de Pesar pelo falecimento de Nilton Pereira Francisco, mais conhecido como “Ós Meninos”, foi apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia pelo Deputado Estadual Jacó (PT).

A sugestão foi de Benito Brasileiro e dos Vereadores Lúcia Cerqueira e Hermógenes Almeida, ambos do PT de Senhor do Bonfim.

Niltão, funcionário aposentado da Coelba, foi militante político e uma pessoa muito engajada nas lutas populares e de classe. Morador da Grande Gamboa, ele faleceu no último dia 29 de junho, em sua residência.


Fonte: Blog do Eloilton Jajuhy



quinta-feira, 22 de julho de 2021

EXCLUSIVO: A 13ª Feira da Agricultura Familiar aconteceu com sucesso no seu 1º dia do evento

Convidados especiais formaram a mesa para abrilhantar a festa da Agricultura Familiar; Carlos Brasileiro ex-prefeito, Rê do Sindicato vereador, Sergio Brito Deputado Federal, Laércio Jr. Prefeito, Rosival leite Coordenador da FETRAF, Genilza Conceição coordenadora do SINTRAF, Damiana Duarte representante da CAAF, Dr. Wilson dias Diretor-presidente da CAR, Norma Leite Coordenadora do Colegiado do CODETER /TIPINI/UNEB, Professor Alécio Santos Diretor Geral do IF Baiano campos Senhor do Bonfim, Suzana Alice Diretora da UNEB Campos VII Senhor do Bonfim.
Além desses que formaram a massa, compareceram também as seguintes autoridades; Eliseu Rios Vice-prefeito, Paulo Terra Nova Secretário de Agropecuária, Jaula Secretário de cultura, Ana Rodrigues Secretária de desenvolvimento econômico, Joselito Ribeiro Secretário de Administração.
Houve também palestra virtual sociocultural de valorização da Agricultura Familiar, e, além do tema em pauta, os presentes puderam discorrer sobre vários assuntos, como por exemplo; o ex. Perfeito Carlos Brasileiro em sua intervenção sugeriu ao atual Prefeito Laércio Júnior que reveja a volta da Secretaria da Agricultura Familiar, já o Deputado Federal Sérgio Brito falou das várias emendas destinadas por seu mandato para Senhor do Bonfim, e Roseval Leite destacou a importância da Agricultura Familiar e agradeceu pela moção de aplauso recebida pela Câmera de Vereadores, através de indicação do vereador Rê, em reconhecimento aos serviços prestados ao povo de Bonfim.
Já o atual Prefeito fez uma espécie de balanço de sua gestão, com pontos voltados para a agricultura e alfinetou a gestão passada, lembrando de pontos negativos encontrados na Prefeitura. Outras autoridades que também se pronunciaram. O show cultural emocionou os presentes e internautas, pois por ali passaram; Dag Guizo e Wagner Rosa, Jaula, Dudu Negreiro, Banda de pífano de Itiúba, Roda do Palmeira, Quadrilha do Cazumba I, Ciganas do Quicé, e o Sanfoneiro Henrique do acordeom.
A equipe do programa A Voz do Campo foi responsável pela mediação do evento, que teve a cobertura dos repórteres, Nonato, Silvoney e Felipe Reis na cobertura fotográfica. O evento continua nesta sexta-feira.



















(Mais fotos no Facebook: Juju Mangabeira).

quarta-feira, 21 de julho de 2021

 Núcleo de Estudos em Agroecologia e Convivência com o Seminário - NEACS 

Iniciativa promove o planejamento dos técnicos e faz parte da rotina dos extensionistas do IDESA, no âmbito do projeto do PRÓ-SEMIÁRIDO, com intuito de corroborar com o processo formativo e de atualização dos mesmos, com intuito de promover mediação com os agricultores (as).

Estudo do Indicador de Transição Agroecológica Manejo da Água - Temática Gestão e Manejo de água. Atividade da manhã da equipe do IDESA/Pró- Semiárido, apresentado pela técnica de campo Rivalda Moura.

A região do Nordeste é considerada uma das mais vulneráveis ás variações climáticas devido a irregularidade das chuvas, deficiência hídrica, baixa capacidade de adaptação e pobreza  da população. Os Agricultores familiares são ainda mais  vulneráveis, pois além de serem dependentes de recursos naturais, sofrem impactos na produção Agrícola causadas dela deficiência hídrica.O sistema Agrícola mais vulnerável é aquele q possui a menor resiliência econômica, ambiental e social.






 Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, gestão de resíduos sólidos, geração de emprego e renda, essas são algumas das vantagens da implantação de uma cooperativa de reciclagem. Para buscar conhecer essa experiência e analisar a viabilidade da criação desse tipo de empreendimento no município de Antônio Gonçalves, o Vereador Rodrigo (PCdoB) visitou a sede da Cooperativa Recicla Jacobina, acompanhado do advogado Lúcio Sá e do Diretor de Comunicação de Jacobina, Matheus Carvalho, que articulou a visita institucional.

Durante o encontro foi possível conhecer a estrutura, o funcionamento e os bons resultados gerados pela Cooperativa Recicla Jacobina, considerada referência na região. Para o Vereador Rodrigo "temos que buscar os bons exemplos e as experiências exitosas. Pretendemos levar esse projeto para Antônio Gonçalves e estamos realizando todos os estudos para subsidiá-lo". Já, Lúcio Sá, assevera que "a cooperativa de reciclagem pode gerar diversos postos de trabalho e renda para população, resgatando a dignidade das pessoas e suprindo uma das principais demandas sociais do Município de Antônio Gonçalves, que é o emprego".





domingo, 11 de julho de 2021

POLÍTICA: Antônio Gonçalves Recebe Superintendente Da CODEVASF Anselmo Bispo E O Deputado Cajado Para Assinatura De Ordem De Serviço

Na anhã deste domingo (11), em evento que aconteceu no auditório do Colégio 5 de julho, o Prefeito Djalma Cardoso Neto reuniu Secretários, Vereadores, Lideranças e o povo em geral para recepcionarem as seguintes autoridades; Anselmo Bispos Superintendente da CODEVASF e o Deputado Federal Cajado.

 O ato teve como objetivo a assinatura de ordem de serviço para a realização de obras de pavimentação na sede e interior do município. Na mesa, além de autoridades como a Vice-prefeita Irene Vieira, o próprio Prefeito, o Presidente da Câmera, o vereador Sérgio, Anselmo Bispo, Deputado Cajado, Antero Pereira representante da empresa executora das obras, o Prefeito de Pindobaçu Dr. Davi e também o senhor Luiz Gonzaga Amorim, “anfitrião de honra”.

 O representante da CODEVASF falou a nossa reportagem, onde fez um breve relato das ações da empresa pública e ainda se colocou à disposição de lideranças comunitárias e políticas para demandas de pleitos junto ao seu gabinete. Disse “Temos caixa d’água, kits-irrigação, pleitos para poços artesianos, limpezas de aguadas, entre outras”. Concluiu.

 De acordo com Anselmo, estas demandas podem ser enviadas diretamente ao seu gabinete e/ou via mandato de algum Deputado. Na oportunidade, a equipe da Secretaria de Agricultura fez entrega de várias demandas. As obras são frutos de uma emenda parlamentar do Deputado Cajado, no valor de aproximadamente um milhão de reais (1.000.000). Também na oportunidade a Vice-prefeita cobrou do parlamentar a pavimentação asfáltica da estrada de Brejão da Grota.