segunda-feira, 29 de novembro de 2021

 Na última sexta-feira dia 26, o Ginásio Diocesano foi palco para produtores de leite do território

Pecuaristas, lideranças, secretários e secretárias de agricultura, representantes do SENAR, SEBRAE, entre outras entidades compareceram no lançamento do PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial, com a apresentação do plano de ação da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira do território de indenidade do Piemonte Norte do Itapicuru.
O evento, que foi organizado pelo BNB/CAR, escritório do território, tem com Coordenador Hermógenes Almeida, que na abertura do evento, ao cumprimentar os presentes, ratificou as ausências de Josias Gomes SDR e Wilson da CAR, pelo fato de o Governador tê-los convocados para outra agenda de última hora. Ressaltamos a presença do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Senhor do Bonfim, Paulo Terra Nova, que em sua fala representou o Prefeito Laércio Júnior que também não pôde estar presente.
O coordenador Hermógenes destacou a importância dessa cadeia produtiva para economia do Territorial, e fez referência a dois laticínios já construídos pelo Governo do Estado que agora entram neste planejamento para viabilizar seus funcionamentos.
A senhora Núbia Medeiros, uma das representantes do BNB, apresentou a equipe do Banco do Nordeste, que é o Banco co-financiador de projetos nesta área.
Ali também foi espaço para ouvir experiências de criadores, o senhor Valdecy representou os criadores e fez uma belíssima exposição das suas atividades, indo desde o manejos, alimentação genética e marcado. Já dona Rosa falou em nome das produtoras e contou a sua experiência e resistência, dizendo que todo o seu projeto surgiu depois que a grande seca dizimou seu rebanho restando lhes algumas vaquinhas magras e fracas, a partir daí, ela e seu esposo viram a necessidade de mudança no projeto de vacas de leite. Concluiu sendo aplaudida por sua experiência e entusiasmo.
A senhora Marivânia, assentada pela Reforma Agrária e representante do CETA, esteve presente com outros membros do assentamento Nova Canaã, e aproveitou para fazer um apelo aos presentes diante de um conflito de terra que existe no interior de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, foi feita uma degustação de produtos derivados do leite e produzido pelos produtores presentes (melhor momento), além de o evento ter contado com a animação de sanfoneiros, musica típica dos camponeses.





















terça-feira, 23 de novembro de 2021

Com campanha em alta, Lúcio Sá faz articulação para trazer Procon para Campo Formoso e região

O candidato à presidência da OAB-CF, Lúcio Sá e membros da sua chapa, tiveram uma reunião virtual com o superintendente estadual do Procon, Thiago Venâncio. O tema principal do encontro foi a possibilidade de implantação de uma unidade do Procon em Campo Formoso, para atender a população da região.

Lúcio elogiou o superintendente pela celeridade em atendê-los e total atenção ao pedido. ‘’Dr. Thiago Venâncio se mostrou bastante otimista com a possibilidade de instalação de um instrumento tão importante como o Procon, para atender a população de Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Pindobaçu e região’’, comentou Lúcio Sá.

Ainda participaram da reunião os membros da chapa De Mãos dadas pela Advocacia: Carla Patrícia, Daniel Bruno e Dra. Adriana – Diretora de Atendimento do Procon-Ba.





sexta-feira, 19 de novembro de 2021

 LÚCIO SÁ, CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, ARTICULA DOAÇÃO DE TERRENO PARA SEDE PRÓPRIA DA OAB-CF

O candidato Lúcio Sá, que concorre pela primeira vez a presidência da OAB-CF, tem como uma das suas bandeiras retirar a Subseção da inércia, por este motivo, mesmo ainda candidato, ele já articula com a Prefeitura e Câmara de Campo Formoso, a doação de um terreno para construção da sede própria da subseção. 

Em reuniões com o Prefeito Elmo Nascimento e Presidente da Câmara, Vasconde Gomes, Lúcio entregou um ofício onde detalha a importância da ação. ‘’Agradeço aos dois chefes dos poderes executivo e legislativo que se colocaram a total disposição em realizar a doação de um terreno. Isso mostra que estamos dispostos a trabalhar duro, com a ajuda de todos para fazermos uma subseção grande, protagonista e plural’’, comentou Lúcio.       

Lúcio afirma que é preciso ter renovação, alternância de poder, pois é a base da democracia, para construir uma nova subseção. O candidato ainda agradeceu a ajuda dos membros da chapa ‘’De Mãos Dadas pela Advocacia’’, apoiadores e amigos. 

‘’No dia 24 de novembro, peço aos advogados e advogadas de Campo Formoso, Antônio Gonçalves e Pindobaçu que votem 1234. E votem 52, Ana Patrícia e Tourinho para OAB-BA’’, finalizou.






domingo, 31 de outubro de 2021

 Mais uma conquista do nosso Mandato 

Na tarde do dia 29 de outubro de 2021, o Vereador do Sindicato, esteve   participando da ordem de serviço realizado pelo o Governo Municipal   para dá continuidade na obra do sistema de abastecimento de água das comunidades de: Teiú, Pedro de Souza, Lagoa do Pexei e Várzea doa Porcos do município de Senhor do Bonfim.

Este projeto teve toda a articulação de nosso Mandato em parceria com gestor municipal  na  época, o Sr. Prefeito Carlos Brasileiro, a Secretaria  Damiana Duarte e  equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SEDAF) e também não posso esquecer do parceria  do Governo da Bahia,  por meio da Embasa, a FUNASA, a concedente do edital deste projeto.

Tenho certeza que com este sistema de abastecimento de água funcionando, proporcionará estás famílias a qualidade de vida e o desenvolvimento hídrico, socioeconômico da região e do município, onde estaremos tirando da vida  cotidiana das famílias a lata de água na cabeça e a indústria da seca, que é o carro pipa.

E com fé em Deus, em breve as nossas comunidades terão água nas torneiras nas residências das famílias beneficiárias. Pois, água é fonte de  vida. E afirmo nosso Mandato continuará  firme na luta almejando sempre  o  desenvolvimento hídrico, socioeconômico, ambiental e cultural do nosso povo bonfinense.Afirmou o Vereador Rê do Sindicato.

Ascom 






segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, quarenta anos de História e Evangelização

O dia alto da celebração foi este domingo, quando uma multidão de fiéis vindo de várias partes da diocese celebraram os quarenta anos de paróquia.
Lembre os padres que passaram por aqui; Pe. Paulo, Pe. Narciso, Pe. Orestes, Pe. Jose Nilton, Pe. Miguel, Frei Romualdo, Pe. Fausto, Pe. Irany Jose, Pe. Luiz Carlos, Pe. Antonio Tomarri, Pe. João Francisco, Pe. Sergio Ricardo, Pe. Valério Fasano, Pe. Joel Valentin, Pe. Alberto Dionísio, Pe. Edvaldo Francisco, Pe. Jarbas Gonçalves, Pe. CleYton Alves, Pe. Wheider Gerlan, Pe. Jucimario. Agora ; Pe. Luan.
Os trabalhos pastorais ao longo deste tempo além dos padres, contou também com a presença de várias freiras e centenas de leigos e leigas comprometidos na obra da Igreja.






 A jaca aqui foi levantada e apreciada na posição de uma taça de copa do mundo.

A aparição desta deliciosa fruta aconteceu em eu evento da Agricultura Familiar em Senhor do Bonfim, quando o Vereador Rê, a primeira dama, Taciane Granja, Roseval Leite FETRAF, Damiana Duarte, e muitos agricultores e agricultoras em um momento dinâmico levantaram a nossa jaca na condição de uma taça.
Afinal a nossa jaca é realmente um ouro de doçura e sabor inconfundível, basta provar os frutos da mangabeira.






quarta-feira, 20 de outubro de 2021

 TURISMO NO TERRITÓRIO


O Circuito Agro Eco-turístico e Cultural do Piemonte da Chapada Norte foi idealizado em dezembro de 2018, com o intuito de diversificar e prolongar o turismo regional que até então era apenas Junino. Nesse sentido, uma família da Fazenda Mangabeira, município de Antônio Gonçalves, inspirada nos Circuitos Agro Eco turísticos da região serrana do Espírito Santo, batizou o Circuito, local apenas, como Circuito Mangabeira. Posteriormente, realizou-se uma reunião na Biblioteca Pe. Miguel Gamara na sede do município de Antônio Gonçalves, com participação de aproximadamente 40 pessoas, tendo como convidados o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e representantes de Antônio Gonçalves, Pindobaçu e Campo Formoso.

Na ocasião, foi feita uma apresentação da proposta pelos idealizadores e de imediato surgiu à ideia de ampliação do Circuito, que passou a se chamar Circuito Agro Eco turístico e Cultural do Pico da Redenção (ponto geográfico com maior altimetria região). Nesse roteiro de 18 km que iria da Serra da Fumaça em Pindobaçu a Campo Formoso, passando por Lutanda/Grota Ferreira/Riachão/Bananeira/Mangabeira/BA 220, à época das primeiras reuniões, já haviam sido identificadas seis Cachoeiras, Balneários, uma Barragem no Rio Aipim, Serras, Trilhas, Pico da Redenção, três Engenhos de Cana de Açúcar, Queijarias Artesanais, Cultivo de Uvas, Comunidades remanescentes Quilombolas e potencial para cultivos de Café e Cacau, bem como as Unidades de beneficiamento e consumo desses produtos, a exemplo de Chocolateira, Cafeteria, Laticínio, Vinícola, além de Campings, Pousadas e Hotéis, Haras, Frotas de Quadriciclos, Bicicletas, Jeeps, Cervejarias Artesanais etc.

No decorrer do ano de 2019 o grupo foi recebido pelo Secretário Estadual de Turismo Fausto Franco, que atendeu a solicitação de encaminhar Técnicos em Turismo para mapear as potencialidades turísticas do circuito e da região. Na visita dos Técnicos, pessoas do Departamento de Turismo de Senhor do Bonfim fizeram acompanhamento nos demais municípios e a partir desse momento o Circuito foi mais uma vez ampliado, passando a ser chamado pelo nome atual: Circuito Agro Eco turístico e Cultural do PIEMONTE da Chapada Norte.

 Em 2020, o grupo se reuniu no SEBRAE de Sr. do Bonfim, com participação de representantes do setor de turismo das Prefeituras Municipais, do setor Privado e com a inserção de representantes de instituições de cunho intermunicipal, como o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru, o Colegiado Territorial do TIPNI, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e do SEBRAE. Na ocasião, foi decidido traçar um roteiro principal pelas estradas vicinais e trilhas já existentes na região serrana. Essa estrada passou a ser chamada de Espinha Dorsal do Circuito, que vai da Serra da Fumaça em Pindobaçu a Serra dos Morgados em Jaguarari, passando pelas Serras dos Municípios de Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, abraçando a quase totalidade do território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru.

Nessa reunião, o SEBRAE colocou à disposição do Circuito o portfólio de produtos do órgão ligado à Gestão do Turismo. O Consórcio Público se comprometeu, após levantamento a ser realizado por cada Município, a elaborar uma planilha com custos para tornar essa Espinha Dorsal transitável durante os 12 meses do ano, o que induzirá ao Turismo Rural, ao Turismo de Base comunitária, e o escoamento da produção Agrícola da região serrana, bem como enfrentar a ausência históricos das populações locais e colaborar para a promoção de dignidade das populações que habitam essas comunidades. Nos levantamentos prelimiranres feitos e entregues ao Consórcio Público TIPNI, a planilha apresentava um investimento aproximado de 6,5 milhões de reais, sendo entregue nas mãos do Governador Rui Costa, que encaminhou a Secretária Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) para análise.

Já nesse ano de 2021, o grupo se reuniu novamente na Agência do Sebrae Senhor do Bonfim, e tivemos a grata informação, por do Consórcio Público TIPNI, que a SEINFRA está solicitando o Projeto da Estrada que será a Espinha Dorsal do Circuito. Para elaborar o projeto de estrada com valor real, é indispensável topografia, cortes e cálculos, ou seja, um projeto básico para execução da obra. Desse modo, foi orçado que para a realização destes estudos técnicos (topografia/cálculos/projeto) haverá o custo aproximado de 900 reais por Quilometro (Km), a ser custeado por cada Município, que terá seu território cortado e beneficiado pela Espinha Dorsal do Circuito Agro Ecoturístico e Cultural do PIEMONTE da Chapada Norte, em Contrato de Parceria com o Consórcio Público. Nesse sentido, cada Prefeitura custeará a quilometragem que passar por seu Município.

O Consórcio Público já elaborou o Contrato de Parceria, que foi entregue aos representantes municipais do Turismo para tomada de assinatura dos respectivos Prefeitos, informando que até essa data apenas os Prefeito de Pindobaçu, Dr. David Menezes, Laércio Júnior de Senhor do Bonfim Djalma Amorim Cardoso de Antônio Gonçalves demonstraram em interesse, os demais aguardamos posição. É válido ressaltar que uma obra desta envergadura trará impactos socioeconômicos positivos duradouros, possibilitando o desenvolvimento do Turismo Territorial, gerando emprego e renda para dezenas de pessoas, além de garantir a tráfego e a segurança para todas as cadeias produtivas do entorno e colaborar para a geração de dignidade para as populações locais que sofrem com a ausência, sazonais, de condições de deslocamento. A médio e longo prazo a efetivação da Espinha Dorsal do Circuito se demonstra vetor significante de desenvolvimento territorial para diversos segmentos econômicos, alguns com valor agregado alto, como o Turismo.

 Por fim, o Custo Benefício excelente para cada município diretamente impactado com impactos benéficos duradouros. O que compete a cada Município não é a execução da obra, nem a realização dos levantamentos para o projeto básico, trata-se apenas do investimento baixíssimo para garantir mais estradas para o Território, a serem executadas pelo Governo do Estado.

Considera-se que essa região, desde suas origens até os dias atuais, serve de visitação constante aos mais diversos pontos de seus santuários ecológicos como as serras, cachoeiras, trilhas naturais, montes, além das manifestações religiosas, a exemplo do festejo às almas penadas de Bananeira de Santa Efigênia, na sexta-feira santa, bem como as bandas de calumbis e as famosas festas de cavalgada. Tudo isso já acontece de maneira involuntária e sem apoio logístico e institucional, e não obstante por todo esse potencial é que vimos à necessidade de uma organização em conjunto com toda sociedade e o poder público. 

Diante do exposto, solicitamos de todos os segmentos da Sociedade, a exemplo: das Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores, entidades da Sociedade Civil, Associações Comerciais de Produtores Rurais, Sindicatos, Universidades, Imprensa Falada, Escrita, Televisiva e Virtual todo apoio no intuito de melhor desenvolver o Turismo Regional. Esse, além de gerador de emprego e renda, é principalmente disseminador e educador na área de preservação ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Esse Grupo de Trabalho solicita também fazer parte do Colegiado de Desenvolvimento Territorial - CODETER do Território de Identidade PIEMONTE Norte do Itapicuru.