sábado, 23 de julho de 2022

Sextou com correria: Este era o grito que se ouvia na última sexta-feira em Ponto Novo quando centenas de pessoas e lideranças em mais um ato caloroso recebeu o chefe do executivo baiano Rui Costa

Acompanhe aqui os bastidores; Ponto Novo se juntou em peso para agradecer ao governador pelo seu empenho de desenvolvimento para nossa região e também para manifestar apoio ao seu projeto político, que tem LULA como pré-candidato a presidente da república, e na Bahia Jerônimo, ambos do seu partido PT e que conta com uma ampla base aliada. Foi tudo correria!


































quinta-feira, 21 de julho de 2022

 Antônio Gonçalves: Prefeito Dudu visita Grota da Gia onde está sendo desenvolvido o Projeto Piloto para a Cultura do Café no município

 Na tarde desta última quarta-feira (20), o agricultor senhor Adalvo da Grota da Gia recebeu a visita do prefeito Dudu, que estava acompanhado do vereador Dito da Barraca e de Ticuaria. Na oportunidade o gestor visitou um plantio piloto de mudas de café. Estas mudas foram plantadas no mês de novembro e estão sendo observadas pelo grupo que esta gerenciando o Projeto de implantação de cem mil mudas de café no município. Segundo agricultor Adalvo esta variedade apresentou bom desempenho ao ponto que já estar iniciando a sua primeira floração.

 O chefe do executivo municipal nos afirmou que o agrônomo Jarbas está cuidando do viveiro de onde as mudas saíram prontas para os agricultores, e que o município já conta com parceria com o SENAR, onde o mesmo já está formando turmas de agricultores para os cursos de produção de café.

 Na Grota da Gia e em todo o município, as culturas de frutas são muito difundidas com destaque para banana, manga, jaca abacaxi, etc. Por esta razão já está sendo construída uma agro-indústria na Grota da Gia, bem como um projeto de melhoramento e seleção do abacaxi na localidade do Novo Maranhão, seleção, assistência técnica dada pelo projeto Pró-semiárido nas comunidades das grotas, e que conta com a parceria do Governo do Estado e o acompanhamento da equipe da Secretaria de Agricultura do município coordenada pelo Secretário Franciel Cardoso.









domingo, 10 de julho de 2022

Conferência em Antônio Gonçalves aconteceu no Colégio 05 de Julho na última quinta-feira (07), e discutiu regularização urbana.

Em breve a Prefeitura Municipal poderá emitir títulos de propriedade (escritura pública de imóveis no perímetro urbano), já que segundo preposto do Governo da Bahia, decreto do Governador já foi assinado passado esta prerrogativa para o âmbito dos municípios.







Parcerias entre SEBRAE, Prefeitura e associação de quilombolas leva espetáculo para comunidade de Bananeira dos Pretos.

Na última quinta-feira (07) a localidade de Bananeiras dos Pretos recebeu um belo espetáculo teatral (Um monólogo formato psicodrama), onde o ator Manuel Matos através da arte encenada, cantada, recitada e palestrada, mostrou o cotidiano das comunidades rurais de diversas regiões do Brasil, mas que tem muita coisas em comum.
No enredo, o artista envolve a comunidade (plateia), na motivação do seu trabalho, que tem como objetivo valorizar suas manifestações culturais e chamar atenção para a vida em modelo de associativismo e cooperativismo. Na oportunidade o secretário de agricultura Franciel Cardoso, esteve presente.
Já a jovem Ângela que é estudante da Escola Família Agrícola, fez uma fala ao final do espetáculo, para em nome da comunidade agradecer pelo evento e disse: "É uma ótima oportunidade para nós aqui, pois um trabalho com este ajuda a comunidade a se reforçar e a se organizar melhor". Concluiu.






Lagoa Grande na região das grotas recebeu equipe do projeto das 100 mil mudas de café.

A Prefeitura de Antonio Gonçalves vem trabalhado um projeto com recurso próprio com objetivo de restabelecer a cultura do café no município, que no passado já foi muito forte. O prefeito Dudu contratou um agrônomo que, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura está acompanhando a produção de 100 mil mudas de café que serão entregues aos agricultores.
A prefeitura firmou parcerias com o SENAR, onde três turmas de trinta pessoas receberão gratuitamente um curso sobre esta lavoura e suas particularidades durante dois anos.
Nesta sexta-feira dia 08, o Secretário Franciel Cardoso e sua equipe visitaram as localidades Lagoão Grande e Novo Maranhão, onde apresentarão o projeto que foi recebido com muito entusiasmo pelo moradores. A equipe está percorrendo todo o município, e as pessoas interessados deveram procurar a Secretaria e Agricultura.