domingo, 20 de maio de 2018

A parceria SENAR - SEBRAE - Sindicato do Produtor Rural de Campo Formoso e Secretaria de Agricultura de Antônio Gonçalves está dando mais frutos.
O campo é mesmo um paraíso assim como foi Éden. Os rios Tigre e Eufrates ficam na Mesopotâmia, o lugar onde se acredita que a civilização começou. Se tudo teve origem no campo, por que não investirmos no nosso berço da geração de riquezas para a humanidade? É por isto que a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Antônio Gonçalves e seus e parceiros vem investindo e acreditando, prova são os bons frutos já colhidos em tão pouco tempo.
Continuo reafirmando os diversos potenciais que tem o município de Antônio Gonçalves, se aliarmos a inteligência e as experiências da nossa gente, a tecnologias, planejamento, a biotecnologia, agroindústria, apoio técnico e investimentos na agropecuária de precisão, por exemplo, seria possível multiplicar as experiências de técnica da fertilização in vitro (FIV) e o cultivo de embriões bovinos e, consequentemente, avançarmos nos aspectos quantitativos e qualitativos da produção de leite e seus derivados. Gerando renda, empregos e cidadania.
Foi com este intuito que na última sexta-feira 18 de maio de 2018, aconteceu a primeira distribuição de embriões na sede da Secretaria com a presença de Valdemir do Sebrae, Rogério Secretário de Agricultura e os Produtores de Leite que estão recebendo capacitação na cadeia produtiva de leite e assinaram contratos para implantação do Programa de Melhoramento Genético através da implantação de embriões provenientes de FIV - Fertilização In Vitro.
Cada produtor que aderir ao Programa tem direito a até 10 prenhezes oriundas de doadoras das melhores propriedades leiteiras do Brasil. O Sebrae contrata uma empresa especializada em reprodução de bovinos que tem parceria com as melhores fazendas de leite, onde coleta os oócitos das doadoras, leva para o laboratório e fertiliza com sêmen de touros provados de alta genética para produção de leite.
O custo de cada prenhez está orçado em aproximadamente R$ 1.400,00 sendo que o Sebrae assume 70% e o produtor 30% desse custo. Os Produtores de Leite de Antônio Gonçalves contrataram 85 prenhezes, beneficiando 11 propriedades, sendo que os trabalhos de sincronização de cio e implante dos embriões deverão ter início já no mês de junho com previsão de nascimento dos produtos para o mês de março de 2019.
Como essa tecnologia trabalha com sêmen sexado de fêmea, teremos a possibilidade de nascimento de pelo menos 72 bezerras, uma vez quê a possibilidade de nascimento de fêmeas é de aproximadamente 85%. A raça disponível para esse trabalho é a Girolando, uma raça criada no Brasil através do cruzamento de uma raça europeia, que é a mais leiteira do planeta, a raça Holandesa com a Zebuina mais leiteira quê é a raça Gir de origem Indiana.
O resultado desse cruzamento formou a raça Girolando aproveitando a produtividade leiteira do holandês e a rusticidade do Gir que nos diversos graus de sangue nos dão as varias opções de acordo com a propriedade de cada Produtor.
Os graus de sangue mais utilizados são o 1/2 sangue, o 1/4 de sangue holandês, 3/4 de holandês, o 5/8 de holandês e o 7/8 de holandês, sendo que quanto maior o grau de sangue europeu mais produtivo é o animal e quanto maior o grau de sangue Indiano mais rústico.
Contém créditos de; Paulo Roberto Técnicos e produtor rural, Rogério Alexandre Professo formado em Geografia - Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Juju Mangabeira comunicador DRT 6341 e Assessor na Secretaria, na Prefeitura de Antonio Gonçalves.
Foto de animal meramente ilustrativa.
A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Rogerio Souza Alexandre, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

Um comentário:

  1. Parabéns!
    Pela iniciativa, parceria e engajamento de todos por um objetivo comum.
    Melhorar o nosso rebanho...
    Que os gestores da Região do Piemonte Norte do Itapicuru, em especial Caldeirāo Grande, acorde
    Para essa realidade!
    Jamil Salles

    ResponderExcluir