domingo, 16 de setembro de 2018

CULTURA: Antônio Gonçalves Faz Homenagem A Olegário Um Camponês Historiador
Com poesia, homenagens, falas de recordações sobre suas histórias e até direito a biografia. Foi assim a justa homenagem que aconteceu neste sábado dia 15 de setembro de 2018 na Fazenda Mangabeira, no Município de Antônio Gonçalves, quando moradores, familiares, amigos e lideranças políticas reuniram-se para inaugurar um centro comunitário que recebeu o nome do saudoso Olegário Juvêncio dos Reis, um agricultor historiador e apaixonado por livro.
Olegário além de lavrador nas terras da Mangabeira, também desenvolvia outro ofício com muita maestria o de cabeleireiro. O centro fica no antigo prédio escolar que havia sido desativado e agora foi recuperado para este fim com o apoio do prefeito Roberto, Vereador Jurandy, Juju Mangabeira e Jaime Rodrigues do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Presentes no ato de inauguração; Amarildo Cardoso Secretário de Administração, Rogério Alexandre Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Doracy Carvalho Secretária de Educação, Bruno técnico agrícola, senhor Amilton, Paulo Henrique entre outros. Uma moradora da comunidade, senhora Celeste Pinto poetisa, leu uma linda poesia sobre o senhor Olegário, emocionando assim todos.
Já o vereador Jurandy agradeceu a família e chamou o saudoso de ‘’Dr. Olegário pelo seu tamanho em conhecimento’’. Concluiu o vereador, fazendo também uma referência ao senhor Luiz Pereira de Souza, ex-Prefeito que foi o responsável pela construção do prédio onde hoje se tornou o centro comunitário Olegário Juvêncio dos Reis.
O Secretário de Agricultura Rogério se colocou a disposição da comunidade para a criação da associação e acompanhamento a outros projetos. Já Doracy disse está muito feliz pelo momento, ela também disponibilizou mobiliários para o centro.
O Secretário Amarildo pediu mais união da comunidade para que a força coletiva leve benefícios para todos, afirmou. A líder comunitária Djanira falou em nome da comunidade e reivindicou do prefeito as seguintes pautas; Melhoria no sistema de água através de um poço artesiano, reforma de uma casa de farinha e a tão sonhada melhoria da estrada vicinal da comunidade a sede do município.
Fala do Prefeito: Após ouvir as homenagens o gestor também fez várias referências ao homenageado e finalizou agradecendo aos amigos, moradores e familiares, além de firmar compromisso com os moradores diante das pautas reivindicadas. A professora e filha Izabel Reis leu uma curta biografia de seu pai o homenageado.
Veja na integra .
Biografia de Olegário Juvêncio dos Reis
Olegário Juvêncio dos Reis (06-03-1924) (14-11-2016). Foi um barbeiro e historiador.
Nasceu em Mangabeira, povoado da Cidade de Antonio Gonçalves, no ano de 1924.
Seu pai, Juvêncio Pereira dos Reis, e sua mãe, Rita Pereira dos Reis, foram para o Sul da Bahia fugindo da seca que castigava a região, no ano de 1932, levando junto, seus 4 irmãos, e deixaram Olegário, aos cuidados do seu tio, Pedro Izidorio dos Reis.
No ano de 1938, seu pai, com muita saudade de seu filho, que tinha deixado no interior da Bahia, resolveu buscá-lo. Mas faleceu um dia antes.
Assim, estava Olegário aos 14 anos, órfão de pai, continuou morando com seu tio na Mangabeira.
Aos 17 anos, Olegário viajou até Ilhéus, para morar com sua mãe e seus irmãos. Sua mãe já se encontrava casada com outro, e dessa união tiveram mais 3 filhas. Nessa mesma época, ele aprendeu a profissão de barbeiro.
Ao retornar a sua terra Natal, ficou conhecido como: Olegário barbeiro. Trabalhando em Bananeiras, Campo Formoso e Antonio Gonçalves.
Foi quando conheceu sua esposa, Jaime Alves dos Reis, que morava na Cidade de Campo Formoso. Casaram, e foram morar em Mangabeira, onde nasceram seus 4 primeiros filhos.
Sua esposa, pensando em uma vida melhor para seus filhos, resolveu ir morar na Cidade. Chegando lá, tiveram mais 7 filhos, totalizando 11 ao todo. Sendo que faleceu 2 pequenos e 2 já adultos.
Dezembro de 2011, sua esposa faleceu aos 79 anos, ficando Olegário viúvo.
Mesmo cansado, continuou sua rotina até sua roça em Mangabeira todos os dias, e final de semana exercia sua profissão como barbeiro. Trabalhava, contando suas histórias com toda paciência, até os 90 anos de idade.
Homem sábio, conhecedor da História do Brasil e da Geografia em geral, nunca frequentou a escola, mesmo assim, aprendeu a ler e escrever. Amava o que fazia, e transmitia seu conhecimento de tudo que aprendeu e vivenciou, através de suas histórias.
Em novembro, de 2016, aos 92 anos, Olegário veio a falecer, deixando o maior legado para seus filhos, a honestidade.
15/09/2018 está sendo homenageado com o Centro Comunitário de Mangabeira.
A imagem pode conter: 23 pessoas, incluindo Edemilson Claro, Maria Aparecida, Robson Araújo, Ana Izabel Alves e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 30 pessoas, incluindo Juju Mangabeira, Maria Aparecida, Robson Araújo, Ana Izabel Alves, Doraci Carvalho Carvalho e Amarildo Cardoso, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Rosimeire Reis e Ana Izabel Alves, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Juju Mangabeira, Rosimeire Reis e Ana Izabel Alves, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e pessoas no palco
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Amarildo Cardoso e Rogerio Souza Alexandre, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Rogerio Souza Alexandre, Ana Izabel Alves e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Amarildo Cardoso, Ana Izabel Alves e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho e Rogerio Souza Alexandre, área interna
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho e Ana Izabel Alves, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 6 pessoas
A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Ana Izabel Alves, Robson Araújo e Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Rogerio Souza Alexandre, Juju Mangabeira e Robson Araújo, pessoas sorrindo, área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, close-up
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Ana Izabel Alves, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Doraci Carvalho Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: Ana Izabel Alves, Doraci Carvalho Carvalho e Maria Aparecida, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Um comentário:

  1. Muito lindo tudo isso que você fez.parabéns pelo seu esforço e dedicação.

    ResponderExcluir