sábado, 23 de novembro de 2019

EXCLUSIVO: Dr. Orlindo Recebe A Equipe Do Programa A Voz Do Campo E Do Blog Do Juju Mangabeira E Fala Sobre Próstata
Na tarde deste sábado (23), nossa equipe esteve na residência do mádico Dr. Orlindo Carvalho onde o mesmo nos concedeu uma longa entrevista referente ao tema alusivo ao Novembro Azul que alerta os homens para o exame de próstata.
Repórteres: Ana Késia e Juju Mangabeira, as matérias serão veiculadas pelas redes sociais, em especial FACEBOOK e Blog do Juju Mangabeira, bem como no programa A Voz do Campo pela rádio Rainha FM, 97,3. Aguardem em breve um vídeo-documentário que a nossa equipe está elaborando onde traz mais detalhes.
O QUE É A PRÓSTATA?
“A próstata é uma glândula que tem o tamanho de uma noz, e se localiza abaixo da bexiga, envolvendo a uretra masculina. Ao longo da vida do homem, a próstata pode sofrer processos inflamatórios agudos ou crônicos e, a partir de determinada idade, transformações de sua estrutura. A principal função da próstata é produzir a secreção prostática, que compõe uma parte do sêmen, servindo de alimento e transporte para os espermatozoides".

CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata representa a quarta causa de morte por câncer, no Brasil. Além disso, a taxa de mortalidade por essa doença vem aumentando nos últimos anos. Mas o mais importante, é que essa doença pode ser diagnosticada precocemente e, caso seja tratada nessa fase, o paciente tem alta chance de cura. Com o avançar da idade a próstata sofre transformações, de modo que se acredita que aproximadamente 75% dos homens com 50 anos ou mais apresentem algum tipo de alteração. Essa porcentagem sobe para 95%, quando avaliamos homens com idade superior a 80 anos.

FATORES QUE AUMENTAM O
RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA
Existem vários fatores que podem afetar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, alguns deles ainda controversos. Os principais são:
Idade: assim como em vários outros tipos de câncer, a idade é um fator de risco importante. Tanto a ocorrência de câncer de próstata quanto a mortalidade por essa doença aumentam após os 50 anos.
História familiar: história de pai ou irmão com câncer de próstata, principalmente em idade inferior a 60 anos, aumenta muito o risco (em 3 a 10 vezes).
Dieta: ainda não está totalmente definido o papel da dieta, mas acredita-se que o alto consumo de calorias, de carne vermelha, gorduras e leite aumente o risco desse câncer. Por outro lado, o consumo de frutas, vegetais ricos em carotenos (tomate, cenoura) e leguminosas (feijão, soja, ervilha) seria um fator de proteção contra o câncer. Outros possíveis protetores seriam as vitaminas A, D e E e minerais como o selênio.
Consumo excessivo de álcool.
Tabagismo.
Vasectomia: ainda não está estabelecido definitivamente.
Obs: vale ressaltar que se sabe muito pouco sobre a maioria desses fatores.

SINTOMAS
O primeiro sintoma, comumente, é a dificuldade para urinar. Porém, devemos lembrar que esse sintoma pode ser causado por qualquer doença da próstata
e não significa, necessariamente, câncer. A compressão da uretra é progressiva, levando ao agravamento gradual dos sintomas, podendo chegar à obstrução total em estágios bastante avançados da doença.
O conjunto de sintomas associados às doenças da próstata é conjuntamente denominado de "sintomas de prostatismo", sendo os seguintes:
• Atraso para começar a urinar, ou seja, o paciente tem o desejo de urinar, mas o jato demora a começar a sair;
• Necessidade que o paciente tem de fazer esforço para terminar de urinar;
• O tempo necessário para urinar fica aumentado;
• O jato miccional vem entrecortado, ou seja, em pequenos jatos com intervalos de tempo entre eles;
• A bexiga fica palpável no abdome;
• Gotejamento no final da micção.

Nosso muito obrigado ao médico DR. Orlindo pela atenção.
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Orlindo Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas em pé, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário