segunda-feira, 29 de novembro de 2021

 Na última sexta-feira dia 26, o Ginásio Diocesano foi palco para produtores de leite do território

Pecuaristas, lideranças, secretários e secretárias de agricultura, representantes do SENAR, SEBRAE, entre outras entidades compareceram no lançamento do PRODETER- Programa de Desenvolvimento Territorial, com a apresentação do plano de ação da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira do território de indenidade do Piemonte Norte do Itapicuru.
O evento, que foi organizado pelo BNB/CAR, escritório do território, tem com Coordenador Hermógenes Almeida, que na abertura do evento, ao cumprimentar os presentes, ratificou as ausências de Josias Gomes SDR e Wilson da CAR, pelo fato de o Governador tê-los convocados para outra agenda de última hora. Ressaltamos a presença do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Senhor do Bonfim, Paulo Terra Nova, que em sua fala representou o Prefeito Laércio Júnior que também não pôde estar presente.
O coordenador Hermógenes destacou a importância dessa cadeia produtiva para economia do Territorial, e fez referência a dois laticínios já construídos pelo Governo do Estado que agora entram neste planejamento para viabilizar seus funcionamentos.
A senhora Núbia Medeiros, uma das representantes do BNB, apresentou a equipe do Banco do Nordeste, que é o Banco co-financiador de projetos nesta área.
Ali também foi espaço para ouvir experiências de criadores, o senhor Valdecy representou os criadores e fez uma belíssima exposição das suas atividades, indo desde o manejos, alimentação genética e marcado. Já dona Rosa falou em nome das produtoras e contou a sua experiência e resistência, dizendo que todo o seu projeto surgiu depois que a grande seca dizimou seu rebanho restando lhes algumas vaquinhas magras e fracas, a partir daí, ela e seu esposo viram a necessidade de mudança no projeto de vacas de leite. Concluiu sendo aplaudida por sua experiência e entusiasmo.
A senhora Marivânia, assentada pela Reforma Agrária e representante do CETA, esteve presente com outros membros do assentamento Nova Canaã, e aproveitou para fazer um apelo aos presentes diante de um conflito de terra que existe no interior de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, foi feita uma degustação de produtos derivados do leite e produzido pelos produtores presentes (melhor momento), além de o evento ter contado com a animação de sanfoneiros, musica típica dos camponeses.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário