quarta-feira, 23 de março de 2022

Projeto Bioágua Contempla Comunidade De São João No município De Antônio Gonçalves

 A comunidade de São João é uma localidade de povos negros, de muita resistência comunitária e fica em uma área de sequeiro com poucas terras, já que os latifúndios – nas suas maiorias improdutivos – circundam a forte comunidade. Dali pode-se destacar lideranças negras e femininas, a exemplo do saudoso companheiro Zé Rosa Sol e a pequena grande Dona Angélica, animadora de comunidade e suas companheiras. Destaca-se também uma juventude bem organizada e consciente.

 Com estas características, a localidade vem sendo atendida pelo projeto PRO-SEMIÁRIDO, que tem levado vários investimentos e tecnologias. Nesta quarta-feira (23), o coordenador deste projeto, o senhor Eduardo, esteve na comunidade acompanhado da jovem Silene, para a implantação de uma tecnologia que consiste no reaproveitamento de água de uso doméstico, a chamada água (cinza), que depois de tratada é usada em canteiros de plantação, visando o resgate das sementes crioulas dentro da comunidade. A estrutura é composta por captação de água das residências, uma caixa de acúmulo de gorduras, uma caixa grande para decantação, um biofiltro, uma caixa de distribuição e uma rede de canos que, por gravidade, leva água até o canteiro irrigado por cotejamento.

 O coordenador Eduardo enfatizou a importância das sementes crioulas, os costumes dos povos tradicionais e as experiências de troca de sementes, destacando o papel do líder da comunidade de Jiboia, senhor Manuel. Também agradeceu o diretor da Escola Família Agrícola Vandson pela parceria com os projetos que atendem as comunidades.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário