quarta-feira, 27 de abril de 2022

ITIÚBA: CECÍLIA PARTICIPA DE EVENTO COM CAMPONESES ASSENTADOS DA REFORAM AGRÁRIA

 O assentamento Licuri Torto, no município de Itiúba na região sisaleira, foi palco de muita discussão no entorno da conjuntura atual. É que camponeses dos territórios do Piemonte Norte e do Sisal estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (26), sobre a coordenação do CETA, movimento de acampados e assentados pela Reforma Agrária na Bahia e ainda com representação da CPT.

 O município de Itiúba é referência quando a questão é Reforma Agrária, pois ali existem vários assentamentos promissores, e uma centena de lideranças politizadas e fortes na luta pela terra. Não atoa que o município teve várias gestões capitaneadas por partidos de esquerda e sua base aliada.

 Quem esteve presente foi Drª Cecília Petrina, uma das principais referências pela luta junto as comunidade rurais na Bahia, e especialmente Itiúba, quando esteve à frente do município enquanto gestora, ela contribuiu e muito com o desenvolvimento das localidades rurais, levando dignidade para o campo. Perguntamos a Cecília o que tanto os camponeses discutiram, ao passo que a Drª nos informou: “Foi um momento em que os trabalhadores e trabalhadoras do campo avaliaram e analisaram as lutas pela terra, diagnosticou de conjuntura, comportamento eleitoral, e culminou com um planejamento de projetos para Reforma Agrária e a construção de um momento novo que traga esperanças para o povo do Brasil, da Bahia e de Itiúba”.

  Drª Cecília hoje faz parte da assessoriade políticas agrárias do Governo da Bahia. Cabe ressaltar que quem esteve acompanhando Cecília foi o seu assessor Tadeu Medrado, que nos afirmou que os trabalhadores e trabalhadoras de Itiúba e região estão muito entusiasmados para o novo enfretamento político.


                                    
























Nenhum comentário:

Postar um comentário