segunda-feira, 27 de junho de 2022

 Feira Da Agricultura Familiar Em Senhor do Bonfim: Tomara Que Venha Logo O Outro São João Pois Já Estou com Saudade De Tudo

Os festejos juninos como todos sabem vêm de muito longe, como dizia minha vovó: "Dos tempos velhos". O fato é que antes mesmo da era cristã, os povos antigos já festavam (festa pagã) as colheitas e as farturas vindas do campo com o advento das chuvas, terra e sementes, claro com as mãos dos homens e das mulheres camponesas. Depois é que cristianismo católico introduziu as figuras dos santos, tendo como principal a de São João Batista, querendo assim aproximar as pessoas do contexto do cristianismo.

Porém, um fato inusitado que se espalhou pelo festejos no Brasil foi a figura do caipira, assim descrito por Monteiro Lobato, em seu acervo (Urupés), onde o camponês desprezado pelo poder público é tornado no estereótipo Jeca Tatu...Dentes podres, maltrapilho, morando em casebre, analfabeto e por vezes até arruaceiro depois de uns goles nas quadrilhas juninas.

O renomado escritor brasileiro teve sua obra sendo invertida literamente no todo do São João de Bonfim, em especial na 14° Feira da Agricultura Familiar promovida pelo SINTRAF, composta por gente do campo, emponderados e felizes, de sorrisos autênticos e defensores de seus espaços camponeses com suas culturas e raízes.

A Feira certamente não tem só o intuito empreendedor (importante), mas também mostrar para os turistas a qualidade de vida e suas conquistas de políticas públicas adquiridas pelas lutas coletivas.

 Artesamento, comida, frutas, mel, legumes, licor, músicas e muita competência foram encontrados no evento. Tomara que já venha o outro São João para vermos muito mais coisas, de certo o meu escritor Monteiro Lobato lá do céu juntamente com o nosso bonfinense Tito Rocha, que se despediu de nós, devem estar felizes pela qualidade de vida do nosso povo bonfinense.

Viva a Agricultura, viva Tito Rocha, Viva Monteiro lobato.

Por Juju Mangabeira























Nenhum comentário:

Postar um comentário