segunda-feira, 30 de outubro de 2017



Primeiro Seminário De Agricultura E Meio Ambiente Em Antônio Gonçalves: Uma Verdadeira Celebração Da Vida No Campo E Suas Belezas Da Mãe Natureza


Com casa lotada, agricultores e agricultoras de diversos pontos do município, além de uma grande participação de professores e estudantes que se misturavam as experiências dos rurais como se fosse um dia de campo e felicidade de viver na roça.
Com a formação da mesa, podemos sentir a demonstração de como todo o governo municipal esta empenhado em desenvolver a Agricultura. Pois, estiveram presentes os vereadores Jurandy, Vuzinha, Genivalda e o Presidente da Câmara Nego Mano, e também a Vice-prefeita Genialda. Os Secretários Amarildo da Administração, Simone Saúde, Maria Aparecida “cida” Assistência Social, Rogério da Agricultura e Meio Ambiente, entre outras autoridades.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) no Recanto Marcelo Candia, os participantes lotaram o espaço para acompanhar a pauta do dia, voltada para Palestras, Exposição, e ao anúncio oficial dos projetos sancionados pelo prefeito municipal, que criou o Fundo Municipal da Agricultura e o Dia do Produtor Rural.

Logo na abertura com a formação da mesa e a fala do Secretário Rogério, o senhor Amarildo secretário de Administração foi chamado para fazer o uso da palavra representando o prefeito Roberto que por motivo superior não pode comparecer ao evento. Amarildo disse que “investir na agricultura é uma grande satisfação do prefeito e sua equipe”.

Conheça aqui, os nomes dos palestrantes que contribuíram para o grande sucesso deste brilhante evento; Primeira Palestra: Tema, Desenvolvimento com Sustentabilidade, palestrante Isaac Damasceno Pequeno – Analista em Desenvolvimento Regional – CODEVASF. Segunda Palestra, tema: Convivência com o Semiárido, Palestrante Kryssia Gislanny Pinheiro Melo – Engenheira Agrônoma do Instituto Regional da pequena agropecuária.

1ª Oficina: Técnica para Transição do cultivo orgânico de hortaliças: Com postagens e defensivos naturais, mobilizador: Jorge Antônio Bernardo Pereira.
2ª Oficina: Base para a produção de leite a pasto tendo a palma como principal reserva estratégica de forragens, mobilizador: Paulo Rafael de Freitas – Técnico Bahiater.
3ª Oficina: Noções básicas de produção de mudas e suas aplicações, mobilizador: Kelly Estephany Almeida de Lima – Engenheira Ambiental.
4ª Oficina: Apresentação e demonstração de tecnologias associadas à convivência com a seca, mobilizador: Professor Cosme da Silva – Engenheiro Agrônomo/Professor IF Baiano.

Outra contribuição importante foi a exibição de um filme Documentário abordando assuntos relacionados ao campo, produzido pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
O Professor Rogério, agora Secretário de Agricultura e um apaixonado pelo tema agrário, expôs em sua ala o seguinte conteúdo estatístico, assim enriquecendo mais o dia.

“A importância estratégica que tem o campo em nosso país, e, consequentemente no   município de Antônio Gonçalves, não deve e não pode ser ignorado pelas políticas públicas. Vejamos alguns exemplos de contribuições econômica  e social gerada pela  agricultura familiar:
1.       70% dos alimentos que nós brasileiros consumimos  são produzido por agricultores familiares, vem da agricultura familiar. Vejamos alguns dados  interessantes do que é produzido pela agricultura familiar : 87% de mandioca, 46% do café, 21% do trigo, 70% do feijão, 30% de bovinos, 59% de carne suína,  58% de leite,  50% de carne de aves,  46% de milho, 34% da produção de arroz, etc. Você guerreiros e guerreiras do campo,  literalmente põem nossa mesa. Sem vocês não há segurança alimentar;
2.       Utiliza apenas 80,25 dos  329, 94 milhões de hectare de terra (24% do total);
3.       Constitui base econômica de 90% dos municípios brasileiros;
4.       Regula e reduz o preço dos alimentos ( controle da inflação); 
5.       12, 32 milhões dos 16, 57 milhões de  emprego  gerado no campo, pertencem  a agricultura familiar (80% dos empregos gerado no campo);
6.       Responde por  mais 54,37 dos mais de 147, 32 bilhões  do valor produzindo ( 38%);
7.       Responde por mais  35%  do PIB  da agropecuária brasileira e mais de   do   10% do PIB nacional;
8.       Tem participação na balança de exportações;
9.       Está ligada a 40% da população economicamente ativa do país;
10.   Segundo pesquisas 2015, em 2015, a agricultura  familiar era responsável  por 80% da produção mundial  de alimentos do mundo e por 90% das propriedades agrícolas;
11.   Segundo a ONU, a agricultura familiar preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta.
12.   Na agricultura familiar a preocupação com o meio ambiente é maior porque além é da própria plantação que as famílias produtoras tiram seu sustento e, muitas vezes, sua única renda.
É por tudo isso e por muito mais, que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acredita que “meio ambiente e agricultura sustentável são inseparáveis da qualidade de vida que tanto buscamos.” Por isso, não mediremos esforços para que possamos potencializar todas as nossas cadeias produtivas (avicultura, suinocultura, horticultura, pecuária de produção de leite, apicultura, caprinocultura, piscicultura, fruticultura, enfim, lavouras temporárias e permanentes, etc.), valorizando nosso capital humano, natural e a viabilidade econômica.”
Por Juju Mangabeira DRT 6341

Nenhum comentário:

Postar um comentário