quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Antônio Gonçalves: Dia de Campo Promovido Pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Encanta Visitantes Ao Conhecer Novas Técnicas Agrícolas e Agropecuárias Desenvolvidas Em Propriedade Modelo

Uma propriedade rural localizada na Fazenda Mangabeira vem chamando a atenção de agricultores, pecuaristas e estudantes. Estamos falando da Fazenda do senhor Paulo Roberto, aonde um novo conceito de Agricultura e Pecuária vêm mostrando e revolucionando o seguimento.

Por esta razão, o secretário da pasta no município, Rogério, organizou a visita de campo com o objetivo de mostrar a sua equipe na prática as novas tendências, e servir de incentivo para o grupo, já que o secretário está buscando novos horizontes para o município. O grupo foi formado por; Rogério Secretário de Agricultura, Amarildo Cardoso Secretário de Administração, Toninho Diretor de Meio, Ticiana Sabino Mobilizadora Social de Projetos, Natanael, João Barosa, Ilca, Adilson, Leandro, Paulo Roberto, Vanderson e Juju Mangabeira.

A Propriedade: A construção de um estábulo, com o uso de materiais como ferro, cimento, zinco e cabo de aço, já mostra na chegada uma nova forma, mais econômica, eficaz e de melhor estrutura, além da preservação das matas, pois nesta construção o uso de madeira é quase zero.

“Produzir tecnologias e genética é o nosso desafio”. Esta foi à frase que o senhor Paulo usou para definir seu projeto, que envolve modernidade e sustentabilidade. Lá está sendo desenvolvida uma experiência pioneira, que é a reprodução bovina através do chamado processo de fertilização in vitro, que consiste no melhoramento genético para um plantel de gado leiteiro. Para a realização deste serviço, a fazenda conta com um jovem Médico Veterinário responsável pelo desenvolvimento das técnicas.

As cercas e pastagens são dentro do princípio do chamando Piquete Rotacional, e com cerca elétrica, que além de economizar no uso de estacas da madeira, também é usado apenas dois fios de arame liso. O Piquete Rotacional também ajuda na melhor formação da pastagem, além de ajudar no controle de pragas e verminoses, já que o rebanho fica apenas um dia em cada piquete.
Irrigação por gotejamento e Sistema Hídrico; A propriedade também desenvolve um plantio de maracujá, onde através de um sistema misto de irrigação, a água é bombeada de um poço artesiano até um tanque construído com geo-membranas e a partir deste posto, a água é levada até as plantas por gravidade. Nessa produção a fazenda emprega 15 trabalhadores e ainda serve como laboratório para alunos do IF Baiano de Senhor do Bonfim.

Logística de escoação; O proprietário revelou que toda semana um caminhão faz o transporte de cargas de maracujás e também já foram colhidas muitas cargas de melancia e criação. Agora, o grupo se prepara para o transporte de leite, mas vem enfrentando dificuldades com alguns trechos da estrada que dá acesso a propriedade.

O Secretário de Administração, senhor Amarido Cardoso, ouviu as demandas dos produtores e se comprometeu junto ao Prefeito Roberto, que também é um amante do desenvolvimento do município, encaminhar uma demanda no sentido do melhoramento da estrada, para assim valorizar e incentivar a produção que vem desenvolvendo o município.

Ao final dos trabalhos, foi servido um belo almoço embaixo de frondosas árvores de Jaqueiras e Mangueiras, com direito a muitos casos caipiras e recitais feitos pelo poeta Adilson e seu Paulo, que revelou seu outro lado de artista popular.


Por fim, Rogério agradeceu ao proprietário e disse “Não tenho dúvidas, que esta sua experiência vai enriquecer e muito o nosso compromisso com a Agricultura em nosso município”. Concluiu.


























Por Juju Mangabeira DRT 6341

Nenhum comentário:

Postar um comentário