sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Primavera E As Flores: Que Antonio Gonçalves É A Cidade Das Árvores Todos Já Sabem, Agora Também É Das Rosas.

A localidade de Grota da Gia, a menos de três km da sede do município vem sendo destaque pela suas belezas naturais e a produção orgânica de hortaliças e frutas, além de ser uma das associações mais organizadas. Agora o destaque é plantação de rosas.
Na manhã desta sexta-feira, 25, nossa reportagem visitou o plantio de flores e vimos de perto como o campo é mesmo rico em oportunidades, ali a professora Neusa Gomes, agora aposentada e agricultura, lidera o plantio das diversas rosas, que formam uma espécie de agricultura, pois entre as bananeiras, os coqueiros, as mangueiras, as hortaliças e outras lavoras lá estão elas exuberantes e demonstrando que realmente a primavera naquela fazenda é diferenciada.
São muitas as espécies e são comercializadas para cidades da região e sob-encomenda para eventos. Neusa demonstra muito domínio no trato das flores e diz ter estudado, viajado e pesquisado muito, e que os investimentos são pelo esforço da própria família. A produtora de rosas reclama da falta de reconhecimento e incentivo para melhorar a comercialização.
Construiu uma espécie de depósito com refrigeração, onde as rosas são guardadas depois de colhidas e ficam até a comercialização. Em uma estufa simples e com material reciclado, a equipe desenvolve o plantio em caqueiro, inclusive em miniaturas.
Tudo de maneira sustentável, inclusive as nascentes preservadas, onde brotam várias minas, e assim é mantido vários mananciais de água-doce no vale da grota da gia.
Ainda com informação do senhor Adalvo, líder comunitário, a associação foi contemplada com um kit de irrigação, com o edital 15 da SDR/CAR e mantém uma boa parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais e a secretaria de agricultura. Concluiu.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário