sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Programa A Voz Do Campo Na Comunidade Da São João em Antonio Gonçalves - Bahia.

Uma terra de líderes do povo; Zé Rosa Sol, Dona Angélica, Jú e tantos outros que fazem história de luta e organização. Agora são eles; os jovens que resistiram ao êxodo rural, a seca, a falta de terra, e muitos outros descasos sociais. Porém, como ser perseverante vale apena, eis que uma nova oportunidade surge, e os jovens abraçaram.
Da janela, a jovem agricultora solta seu sorriso de felicidade olhando para sua horta orgânica nos fundos do quintal. Já seu companheiro, orgulhoso, nos mostra as plantas de cajá, morango, e uma infinidade hortaliças. Em outro ponto o jovem, negro, e agricultor com o seu olhar fitado para um pé de mamão desabafa: "Vi que o nosso ouro está aqui, só nos faltava oportunidade e, agora com as novas tecnologias e conhecimentos que estamos recebendo do pessoal do Pró-Semiárido as coisas mudaram". Concluiu.
E olhem que a frase da Agricultura Familiar; "as mãos que alimentam a nação", está absolutamente correta, basta ver a qualidade destes tomates cereja orgânico nas mãos do líder jovem agricultor. Observe que a comunidade está tão feliz com estas ações que as nossas lentes registram um verdadeiro jardim no telhado de uma velha casa de farinha, são plantas nativas e trepadeiras, que desabrocharam as suas flores certamente em sinal de felicidades dos moradores e moradoras e suas conquistas. Façanha da natureza...
O santo milagre desta verdadeira revolução alimentar e de produção; Como viram acima, tudo teve início com a luta dos velhos líderes, depois a posição da juventude em acreditar, e por último a chegada de políticas públicas que lhes garantiram tecnologias, como as cisternas calçadão construídas pela CACTUS, os investimentos do programa do Governo da Bahia o Pro-Semiárido que é o financiador de todos este projetos, inclusive dos técnicos que acompanham a comunidade.
Da produção e medicamentos; Ali nada de agrotóxico, tudo orgânico e alternativo. Um dos jovens fabricou e instalou uma bomba rosário que capta água da cisterna para regar as plantas, outro fez uma engenhoca com uma dorna e alguns canos que levam água até sua horta. Vale a pena conhecer e valorizar, uma experiência rica e sustentável bem perto da gente. Além de um povo hospitaleiro e acolhedor, esta é a comunidade São João.
Nota: No próximo sábado acompanhe o Programa A Voz do Campo pela Rádio Rainha FM 97.3, a partir da 7h da manhã e confira várias entrevistas com os jovens agricultores.















Nenhum comentário:

Postar um comentário