sexta-feira, 1 de outubro de 2021

 Morte Do Padre Miguel: 26 Anos Completam Hoje Sem Este Grande Líder Popular

Pe. Miguel Gamarra morreu no dia 26 de setembro de 1995. A causa da morte, segundo declarou a Igreja à época depois de autópsia teria sido um infarto fulminante.
Lembre o caso; O padre estava num conflito com as autoridades políticas do município e até do Estado, que inclusive o Governador a época era Paulo Solto, e o motivo das constantes brigas com as autoridades era que o mesmo se preocupava por demais com as comunidades ribeirinhas do rio aipim.
O religioso argumentava que não era justo fazer a barragem, matar o rio e as comunidades que durante a vida toda tivessem que pagar pela água depois. Neste mesmo contexto ele defendia a água do Rio São Francisco, tanto que chegou a realizar um ato que parou a BR-407 em Senhor do Bonfim.
Intimação e suspeita de envenenamento: Quando ele morreu surgiu boatos na cidade em que o mesmo estava intimado para depor na polícia acusado de mobilizar populares contra a construção da barragem, outros rumores também tomaram conta dos sentimentos da população de que, o religioso poderia ter sido envenenado, por agentes do estado.
A morte; Na noite anterior ele teria participado de uma confraternização restrita com membros do clero católico em Campo Formoso e segundo informações lá ele teria tomado apenas uma xícara de chá, coisa que, para ele era hábito.
A profecia; O rio aipim desapareceu, a barragem chegou a secar, muitos políticos que o perseguiam morreram e outros derrocaram politicamente a exemplo do governador Paulo Solto que não obteve mais sucesso em sua vida política e o Deputado Estadual Paulo Braga que desapareceu do cenário também.
O translado; O corpo seguiu para Salvador e lá as autoridades baianas não liberaram para que seguisse viagem para seu pais de origem o Paraguai, sendo enterrado praticamente como indigente em um cemitério da capital.





Um comentário:

  1. Que lembrança de um grande herói né defensor do povo ribeirinho do aimpim. Sinto bastante pela falta dessa grande liderança nreliososa que fora (Pé Miguel) um se humano tão simples, humilde e acima de tudo, muito humanos e sensível as causas sociais. Tive o grande privilégio em um ano antes a sua morte, ter realizado um dos sacramento da igreja o Crismo, por está grade pessoa. Que Deus o proteja e o coloque em um bom lugar. ( Prof. Juraci do Caldeirão do Mulato.)

    ResponderExcluir