terça-feira, 10 de janeiro de 2017



Moradores da Localidade Rancho do Padre Município de Campo Formoso Mantém Cultura De Reisado.

 Aconteceu com muito brilho cultural na última sexta-feira, 06 de Janeiro, dia de comemoração de Santos Reis, uma grande manifestação festiva e cultural na comunidade de Rancho do Padre no Município de Campo Formoso. Um grupo de pessoas trajando chapéus com fitas e levando violão, pandeiro, e outros instrumentos, realizou na comunidade uma bela noite de reisado.

 O senhor Nonato um dos mais velhos da localidade, informou a nossa equipe, que aquela festa acontece muito antes dele nascer e começou com instrumentos de lata e pandeiros. Ainda segundo Seu Donato, o reisado na comunidade “é um momento de muita alegria para todos”. Concluiu cheio de alegria depois de ter recebido o grupo em sua residência.

 Já para alguns, a festa folclórica é vista como algo religioso, já que canta e retrata um pouco a vinda de Jesus, mas que serve também para abençoar as casas por onde o grupo passa.
No cortejo cultural, muitos seguidores vão aumentando o número de pessoas a partir da primeira casa onde inicia a cantoria, e daí em diante todos acompanham, cantando e sambando em todas as casas da comunidade. 

 Ainda durante o caminho festivo, os membros recebem donativos, dinheiro, presentes e bebidas. Ao fim do evento, as arrecadações são contabilizadas por uma equipe de frente e serve para ajudar em pequenas despesas como frete de veículos e outros, já que a participação dos animadores se dá tudo de maneira gratuita e voluntária.

Nota:

 Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.[1]Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.












Nenhum comentário:

Postar um comentário